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Os amortecedores são o foco do mês na Diesel Technic

Todos os meses a Diesel Technic publica um “Product Portrait”, um retrato de cada produto, dedicado a uma família de produtos da marca DT Spare Parts, sendo este mês dedicado aos amortecedores.

Assim, a Diesel Tecnhnic avança com algumas dicas para os profissionais das oficinas, para melhor trabalharem com este tipo de componentes:

  • Utilize apenas amortecedores adequados ao seu veículo (de acordo com as especificações do fabricante);
  • Substitua sempre os amortecedores em pares – ou seja, em ambas as extremidades do respectivo eixo;
  • Certifique-se de que os eixos, montagens do amortecedor, barras estabilizadoras e os componentes do chassi em questão não estejam danificados. Se necessário, efetue trabalhos de reparação e alinhamento dos eixos (por exemplo, após acidentes) antes de substituir os amortecedores. Note: Suspensões gastas levam a um desgaste prematuro ou falha dos amortecedores;
  • Verifique se os amortecedores estão intactos. Não faça modificações nos amortecedores. Não abra ou aqueça os amortecedores em nenhuma circunstância. Durante a montagem, observe a disposição correta das peças para junta de pino/junta de apoio. A haste do pistão do amortecedor não deve ser danificada durante a montagem. Use apenas a ferramenta designada para opor-se à haste do pistão. No caso de uma junta de pino, proteja da massa as partes de borracha durante a montagem. Lubrifique levemente os parafusos de fixação para uma junta de apoio durante a montagem;
  • Certifique-se de que os amortecedores não sejam montados sob pressão. É imprescindível verificar se os pontos de fixação estão alinhados. Por favor, note: Um sensor de fim de curso (endstop) defeituoso ou ausente para a mola do veículo pode resultar em sobrecarga e, portanto, causar danos aos amortecedores. Não aperte os parafusos dos amortecedores até que o veículo esteja apoiado sobre as rodas. Observe os torques de aperto indicados para amortecedores com junta de pino ou junta de apoio. Não use chave de fenda de impacto para a montagem. Se o seu caminhão estiver equipado com sistema de suspensão autonivelante, certifique-se de que ele esteja bem ajustado após a montagem dos novos amortecedores;
  • Evite carregamento excessivo unilateral ou irregular do veículo e observe a pressão correta dos pneus. Evite stress excessivo devido a condições extremas da estrada. Evite o contato dos amortecedores com subcobertura, tinta, suprimentos (por exemplo, óleo, combustível etc.) ou cera de conservação. Os suportes do amortecedor, direção e componentes do chassis também devem ser verificados durante as rotinas de manutenção regulares. Por favor, note: Amortecedores com fugas devem ser substituídos, pois são um componente relevante para a segurança;
  • Após um acidente, os amortecedores devem ser substituídos por princípio. Nunca avalie os amortecedores depois de dirigir em condições de chuva. Em caso de dúvida, limpe o amortecedor e examine-o novamente após alguns dias. A sujidade da estrada que fica no amortecedor pode ser facilmente confundida com uma fuga. Depósitos de névoa de óleo podem ser visíveis em amortecedores secos. Com um tempo crescente de operação, pode tornar-se aparente em aprox. 1/3 do tubo do reservatório. Não se deve considerá-los fugas. Desfaça-se dos amortecedores velhos/defeituosos de forma adequada – de preferência numa oficina especializada.

Para mais informações, veja o vídeo:

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