A Diesel Technic disponibiliza ao aftermarket válvulas de travão da marca DT Spare Parts, e, num novo vídeo, o Parts Specialist Niklas salienta a sua relevância nos sistemas pneumáticos de travagem dos veículos pesados.
No mais recente vídeo PS Tips, o Parts Specialist Niklas explica o funcionamento das principais válvulas de travão utilizadas nestes sistemas, destacando o seu papel para assegurar uma travagem segura, precisa e fiável.
A marca lembra que as válvulas de travão são componentes essenciais do sistema de travagem pneumático, sendo responsáveis pelo controlo do ar comprimido aplicado aos travões. De acordo com a Diesel Technic, estão disponíveis mais de 200 válvulas de travão no Partner Portal da empresa, compatíveis com marcas como DAF, Iveco, MAN, Mercedes-Benz, Renault, Scania e Volvo. A gama inclui válvulas de travão de mão, de controlo de reboque e de travão de pé, assim como conjuntos completos com pedais, extensões pneumáticas e kits de reparação. “Se quiser garantir a segurança dos travões, aqui encontrará a solução adequada”, afirma Niklas.
De acordo com a Diesel Technic, os sistemas pneumáticos de travagem são amplamente utilizados em veículos pesados devido às vantagens que apresentam face aos sistemas hidráulicos. Um compressor integrado fornece ar comprimido de forma contínua, que é armazenado em reservatórios sob pressão e funciona como reserva de energia, permitindo uma elevada força de atuação durante a travagem. O pedal é utilizado para aplicar aos travões toda a pressão armazenada. “Pequenas fugas no sistema são compensadas automaticamente e são menos prejudiciais para o ambiente do que nos sistemas hidráulicos. Além disso, não é necessário esvaziar os pneus para ligar um reboque”, explica o Parts Specialist.
A válvula do travão de pé assume um papel central no sistema pneumático de travagem, dispondo de várias ligações para entradas e saídas de pressão que permitem um controlo rigoroso da força de travagem. Para além das funções pneumáticas, a válvula desempenha também funções elétricas, possibilitando a leitura do curso do pedal através de um osciloscópio e a medição da tensão de saída correspondente com um multímetro. O sistema desactiva ainda o regulador de velocidade durante a travagem e activa o circuito das luzes de travão.
A válvula do travão de mão é testada em laboratório com uma pressão de entrada de 10 bar, encontrando-se inicialmente na posição de accionamento, com os acumuladores de mola libertos. “Quando se acciona o travão de mão e este é colocado na posição de estacionamento, a pressão desce para zero e os acumuladores de mola reduzem a velocidade do veículo”, indica Niklas. Existe ainda uma posição de teste adicional que permite destravar o reboque para verificar a capacidade de retenção do veículo tractor, sendo necessário que o travão de estacionamento seja capaz de imobilizar todo o conjunto.
Veja o vídeo:










