A Diesel Technics, com a marca DT Spare Parts, explica o funcionamento e importância de um alternador num veículo pesado.
O alternador dá a potência necessária para o sistema elétrico do veículo para todas as condições de funcionamento que ocorrem durante a condução.
Isto também assegura que a bateria de início, como um sistema de armazenamento de energia, esteja sempre suficientemente carregada. A limitação de carga do alternador deve ser ajustada às condições de operação prática do veículo, de forma que a energia mínima gerada é no mínimo igual àquela que todos os “clientes” podem usar ao mesmo tempo.
O alternador inicialmente gera uma corrente alternada, que pode ser primeiramente convertido em corrente direta de forma a ser armazenada como energia elétrica.
Os induzidos são feitos de aço magnetizável de alta qualidade com espaços estreitos entre o rotor e o estator, assegurando máximo desempenho. O rotor é balanceado para alcançar um funcionamento silencioso e baixo desgaste dos rolamentos de esfera.
Os reguladores de tensão são equipados com escovas de carbono de qualidade. Estas garantes uma operação duradoura, livre de problemas.
O material do retificador é altamente resistente à temperatura. O isolamento é projetado para temperaturas de até 240 °C.
O estator é feito de aço magnetizável especial e bobinas calculadas com precisão que são cobertas por isolante resistente a temperatura, não condutor de eletricidade.
A retificação da corrente alternada por meio de diodos retificadores à prova de picos garante operação a longo prazo, mesmo com potência máxima e altas flutuações de voltagem no sistema elétrico do veículo.
Os geradores DT Spare Parts contêm rolamentos de qualidade da Europa e do Japão para garantir uma longa vida de serviço.
Dicas & truques:
Verifique que os contatos do controlador estejam bons antes da instalação.
Também é importante que todos os componentes para montagem estejam livres de contaminantes. Ao selecionar a polia da correia, verifique ela se encaixa tanto na correia quanto no eixo pretendido.
Construção de um alternador:
- Rolamento de esferas
- Impulsor do ventilador
- Estator com bobina
- Rotor com bobina
- Retificador
- Regulador de tensão