Ver todas

Back

Dimas Performance: Especialização em filtros de partículas

10 Novembro, 2023
460 Visualizações

Mesmo que a sua exposição através das redes sociais possa indicar que a empresa faz muitos outros serviços, a verdade é que na Dimas Performance a especialização é a resolução de problemas com os filtros de partículas.

Desde os 4 anos de idade que Diogo Dimas convive com a mecânica automóvel por via do seu avô. Portanto, desde tenra idade ganhou o “bicho” pela mecânica e pelas invenções mecânicas. Pelo meio do seu percurso profissional licenciou-se em design, área onde chegou a trabalhar, mas era na mecânica que tinha a sua vocação, embora diga que o seu curso de design o ajudou muito naquilo que seguiu a 2012 e que tem tudo a ver com a transformação (Swap – alteração do motor de um automóvel) e personalização automóvel. Curiosamente, esta importante componente da sua vida, sinalizada através de uma forte paixão aos Ford Sierra, levou ao desenvolvimento de muitos projetos, um deles uma proposta para trabalhar com filtros de partículas, já depois de deixar para trás o design. “Como tenho uma grande consciência ambiental, levei por diante o conhecimento sobre filtros de partículas até porque ouvia muita gente a falar em retirar esse componente quando dá problemas. A verdade é que normalmente só há problemas com os filtros de partículas se existe algum outro problema de mecânica associado”, assegura o engenhoso Diogo Dimas.

Através do apoio da Euroclean Porto, Diogo Dimas desenvolveu a sua própria forma de diagnosticar e de solucionar os problemas dos filtros de partículas, sempre com o objetivo de “fazer um serviço em que o cliente não tenha que regressar à oficina com esse mesmo problema no filtro de partículas”. Por isso, muitas vezes, na Dimas Performance são feitos todos os serviços de mecânica associados a qualquer questão ajusante que tenha a ver com o filtro de partículas. “Como disse, em muitas casos, o problema do filtro entupido deve-se a muitos outros problemas. A mera limpeza do filtro não resolve muitas vezes o problema e o cliente acaba por regressar… o que não é bom, nem desejo que isso aconteça”.

Na Dimas Performance cada filtro de partículas é um caso para ser avaliado de forma individual e só depois do diagnóstico correto do que levou à avaria com o filtro de partículas é que se parte para a sua resolução. “Nunca damos como solução a remoção dos filtros de partículas. Já chegamos a resolver problemas em diversos automóveis com filtros de partículas sem fazer qualquer intervenção nos filtros. Alguns clientes que nos contatam, que fizeram a remoção do filtro de partículas, relataram que o problema que tinham no carro se mantem”, refere Diogo Dimas que deixa ainda a ideia que “em mais de 90% dos filtros de partículas eliminados eles estão bons!!! Aliás, já fiz alguns serviços em que reponho o filtro de partículas que tinha sido eliminado”. Nos casos em que o problema é mesmo do filtro de partículas, o responsável da Dimas Performance assegura que só em apenas 10% não se consegue fazer a sua limpeza.

“Na grande maioria dos casos o filtro de partículas é limpo e fica a funcionar nas condições originais, como se fosse novo”, admite o mesmo responsável. Sempre que não exista solução para o filtro de partículas, na Dimas Performance podem ser sugeridas diversas hipóteses, sempre com o foco na qualidade do mesmo. Poderá ser de aftermarket, desde que o miolo tenha características semelhantes ao original, como pode ser reconstruído com um novo miolo com essas mesmas características. “Se o filtro não estiver partido ou se não tiver óleo, normalmente consegue-se limpar”, explica Diogo Dimas. Neste momento todos os filtros de partículas sujeitos a limpeza são efetuados de acordo com um processo de excelência, através de um parceiro de negócio, que segundo o gerente da Dimas Performance utiliza um método de limpeza e controlo da limpeza muito eficaz. Por último, sendo que muitos dos seus clientes são particulares, para as oficinas a Dimas Performance tem packs especiais de serviços relacionados com os filtros de partículas, com condições atrativas.

Clube Dimas Performance Para além da resolução dos problemas dos filtros de partículas, a Dimas Perfomance tem ainda uma série de outras atividades, algumas delas por vocação do seu proprietário, como seja a realização de linhas de escape em INOX. Para além disso, Diogo Dimas tem ainda um programa de acompanhamento constante, denominado Clube Dimas Performance, que tem o objetivo de te dar dicas, ideias e orientação sobre diversos temas no mundo da personalização e manutenção automóvel. Neste programa qualquer pessoa pode ter acesso a conteúdos e informação diária bem como diversos bónus e descontos. Este clube está apenas disponível a subscritores. No seu canal de YouTube, pode também aceder a centenas de conteúdos relacionados com filtros de partículas, mas também com muitos outros temas sobre personalização automóvel e ainda muitas histórias sobre a paixão dos Ford Sierra e dos Swap´s.

DIMAS PERFORMACE
Pombal
Diogo Dimas
910 536 617
dimasperformance@gmail.com

Artigo publicado na REVISTA PÓS-VENDA 90, de março de 2023. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE