Os dois diretores-gerais Ernst Prost e Günter Hiermaier celebram o seu 30.º aniversário como colaboradores da Liqui Moly.
Há 30 anos, Ernst Prost e Günter Hiermaier juntaram-se ao especialista alemão em óleos e aditivos. “Servir a mesma empresa durante 30 anos é obra”, afirmou o diretor-geral, Ernst Prost (63 anos). “Havia sempre coisas para fazer na nossa empresa. Por isso, o tempo passou a correr.” O também diretor-geral, Günter Hiermaier (56 anos), acrescenta: “Estou muito entusiasmado com os próximos anos de sucesso no nosso grupo empresarial.”
Esta dupla já se conhecia antes da Liqui Moly. Na altura, Hiermaier era aprendiz de Prost. Em 1990, mudaram os dois para a Liqui Moly: Prost como diretor de marketing e vendas e Hiermaier como diretor de vendas do comércio especializado para o mercado alemão. Na altura, viviam-se os últimos momentos da República Democrática Alemã antes da reunificação da Alemanha. E a própria Liqui Moly era apenas uma pequena empresa do setor.
Foi então que Prost e Hiermaier decidiram arregaçar as mangas e meter as mãos na massa, mas não só: Prost foi comprando sucessivamente a empresa aos proprietários anteriores. Desde então, o mundo mudou, assim como a Liqui Moly. A pequena empresa transformou-se numa marca mundial e o volume de negócios evoluiu de 55 milhões de euros para 569 milhões de euros. Entretanto, a Liqui Moly está presente em mais de 150 países e desenvolveu novas áreas de negócios como as motos, a náutica e a indústria, para além da sua atividade original no setor automóvel. Hoje em dia, aquela que em tempos foi uma empresa modesta pode ser vista nas competições de Fórmula 1 e de MotoGP. Além disso, para os leitores de várias revistas automóveis, a Liqui Moly é considerada a melhor marca de lubrificantes há vários anos consecutivos.
Em 2018, Prost vendeu a Liqui Moly ao grupo Würth para assegurar o futuro da empresa após a sua aposentação, mas manteve-se a bordo como diretor-geral. Simultaneamente, Hiermaier também foi nomeado diretor-geral.
30 anos de antiguidade na empresa – Prost e Hiermaier não foram os primeiros a atingir essa meta na Liqui Moly. Tradicionalmente, a empresa regista uma variação de pessoal reduzida. Uma antiguidade na empresa de 20 anos não é rara e já houve casos de 25 e 30 anos. O recorde é de 49 anos.
“É realmente impressionante a rapidez com que o tempo passa quando trabalhamos com tantos colegas fantásticos e que se empenham todos os dias para construir algo em conjunto”, afirma Günter Hiermaier. E também Ernst Prost está longe de estar aborrecido ou de ter uma vida monótona: “Ainda gosto muito disto.”