A Brembo alargou a sua gama de sistemas de travagem com a introdução de discos e pastilhas de travão em Carbon Ceramic Material (CCM). Estes produtos estão presentes no mercado como equipamento original desde o início dos anos 2000, mas os exclusivos discos e respetivas pastilhas passam agora a estar disponíveis no Aftermarket.
A principal vantagem do CCM é a redução de 50% no peso face aos discos em ferro fundido. Esta redução no peso não suspenso do veículo contribui de forma significativa para uma dinâmica excecional em estrada.
Outro aspeto essencial do Carbon Ceramic Material desenvolvido pela Brembo é a garantia, em todas as condições, de um elevado coeficiente de atrito, que se mantém estável durante a travagem a qualquer velocidade e em todas as condições climatéricas. Isto permite ao condutor otimizar a pressão exercida no pedal, aumentando a segurança e a confiança na condução.
As diferenças térmicas a que o disco é sujeito durante desacelerações prolongadas e intensas não afetam o coeficiente de atrito do material compósito cerâmico, que permanece praticamente constante — algo difícil de alcançar com discos convencionais em ferro fundido.
Além disso, a elevadíssima resistência à deformação das unidades Brembo CCM em temperaturas elevadas garante um acoplamento perfeitamente plano com as pastilhas de travão, especialmente concebidas para este tipo de aplicação e que estarão brevemente disponíveis. Esta importante qualidade não é comum nos discos em ferro fundido, que tendem a deformar-se quando repetidamente sujeitos a grandes esforços térmicos.
Outro ponto relevante: a superfície dos discos Brembo CCM não sofre corrosão, mesmo em contacto com água ou soluções salinas utilizadas em algumas estradas durante o inverno. Esta característica assegura uma resistência ao desgaste que permite aos discos Brembo CCM uma longevidade aproximada de 150.000 km em utilização rodoviária e 2.000 km em utilização extrema em pista (ex.: Ferrari Challenge).
Comparativamente a um disco em ferro fundido, um disco Brembo CCM aquece rapidamente durante a travagem, mas arrefece com igual rapidez após o esforço. Esta característica permite ciclos repetidos de travagem a elevado desempenho sem comprometer de forma significativa o atrito.
A Brembo lançou o projeto CCM em 1998 e, após quatro anos de investigação e testes, os discos CCM foram utilizados pela primeira vez num automóvel de estrada no Ferrari Enzo. A experiência da Brembo no desenvolvimento de discos em carbono CCR para a Fórmula 1 foi decisiva na criação de tecnologia de produção específica para discos de travão em Carbon Ceramic Material.









