Os lubrificantes AD estão de regresso ao mercado, através da forte dinamização da marca no mercado português. Flávio Menino, da Autozitânia, fala das novidades dos lubrificantes AD e do suporte que a empresa pode proporcionar às oficinas.
Qual foi a mais recente novidade de produto que introduziram, ao nível dos lubrificantes? Ou, que novidades irão lançar, no futuro próximo, ao nível dos lubrificantes?
A nível dos lubrificantes AD, as novidades mais recentes estão relacionadas com óleos de motor especificamente concebidos para permitir uma economia de combustível, assim como lubrificantes que contribuem para uma diminuição na emissão de emissões de CO2 para a atmosfera. Estes dois fatores são cada vez mais importantes e valorizados pelos condutores, pelo que no futuro a tendência poderá passar pela aposta neste tipo de lubrificantes.
No contexto de quebra de redução dos consumos e numa quebra do mercado de lubrificantes no aftermarket, de que forma têm trabalhado a animação de vendas (diretamente ou com os distribuidores) para potenciarem as vendas às oficinas?
São várias as formas que temos utilizado para dinamizar a promoção e as vendas dos Lubrificantes AD, nomeadamente através de eventos, ações de promoção, campanhas promocionais e formações. Recentemente organizámos o evento 1º Encontro Nacional de Oficinas AD, que contou com a presença os Parceiros AD e as suas oficinas, e que juntou cerca de 600 participantes. Neste evento realizámos a promoção da marca AD, com destaque para os Lubrificantes AD. Organizámos também ações de promoção que percorreram o país de norte a sul, que nomeamos Road Show AD e que decorreu em simultâneo com o nosso concurso AD Challenge, que foi muito bem acolhido pelos seus participantes. Utilizamos também campanhas promocionais para a venda dos lubrificantes AD, assim como a realização de formações junto dos nossos Parceiros AD.
O acompanhamento técnico às oficinas é muito importante: que meios humanos, materiais e digitais disponibilizam às oficinas para lhes prestar acompanhamento técnico?
Disponibilizamos vários meios e suportes de acompanhamento técnico para as oficinas, sejam eles meios humanos, materiais ou digitais. Relativamente aos meios humanos, temos toda a equipa do Grup Eina em Portugal, sempre disponível para ajudar e acompanhar as oficinas, no esclarecimento de dúvidas e assessoria técnica. Disponibilizamos meios digitais que permitem às oficinas obter toda a informação sobre todos os lubrificantes AD, como o software AD360, e esclarecimento de dúvidas e aconselhamento técnico através do serviço AD Service, que é uma ferramenta indispensável para as oficinas a nível técnico. Além destes meios, também disponibilizamos o serviço AD Formação às oficinas dos nossos Parceiros AD, que lhes dá acesso a formação presencial com elevada vertente prática, e o Campus AD, plataforma de formação online, disponível 24 horas por dia durante todos os dias do ano.
Depois da pandemia e agora com a guerra na Ucrânia, qual o impacto que têm no negócio de lubrificantes para o aftermaket?
O impacto é elevado e é sentido principalmente através do aumento dos preços, e em alguns casos específicos com pontuais faltas de matéria-prima para produção. O aumento dos preços é causado pelo elevado crescimento dos custos em várias áreas que influenciam o preço final, como os custos referentes às matérias-primas, à energia e aos transportes, apenas para referir alguns exemplos que impactam diretamente no custo e preço dos produtos.