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Distriacustica: O som do profissionalismo

17 Março, 2020
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A Distriacustica é uma das mais profissionais e dinâmicas empresas nacionais que se dedicam ao setor do Car Audio em Portugal. O know-how desta empresa é um do seus principais trunfos, que está ao dispor de todos os parceiros de negócio.

TEXTO PAULO HOMEM

O fim do tunning, tal como era conhecido em Portugal há mais de uma década, não foi necessariamente o fim de algumas empresas que se dedicavam ao Car Audio de uma forma geral. A Distriacustica é um excelente exemplo disso, pela forma profissional como se posicionou neste setor tão especifico, onde o conhecimento técnico assume uma dimensão importante neste mercado, sendo um dos fatores de sucesso da empresa.

Vitor Silva começou no ramo como instalador de sistemas Car Audio, atividade onde esteve mais de 10 anos, para em 2006 fundar a Distriacustica, com o objetivo de fornecer e orientar as empresas e os profissionais do setor no que diz respeito a produtos (sistemas de áudio, vídeo, sensores, adaptadores e acessórios diversos para Car Audio) e serviços técnicos e de pós-venda.

“Numa fase inicial, ainda tínhamos a instalação, mas desde 2008 que nos dedicamos exclusivamente à parte comercial e ao acompanhamento técnico aos nossos clientes.

Mesmo assim, se hoje temos o volume de vendas que temos, deve-se em muito ao acompanhamento técnico diário que fazemos ao nosso cliente”, começa por referir Vitor Silva.

A enorme evolução verificada nos sistemas áudio dos modernos veículos automóveis foi também muito importante para a evolução da Distriacustica. “As instalações que fazíamos há 15 anos atrás, corresponde ao que muitos automóveis trazem hoje de série. Quer dizer que atualmente existe a necessidade de técnicos preparados para trabalhar com estes novos sistemas do automóvel, o que nos tem levado a apostar noutras áreas, como é o caso da formação”, explica Vitor Silva.

Nas instalações da Distriacustica, muito próximas de Leiria, a empresa tem, para além do seu armazém e serviços administrativos, técnicos e comerciais, uma sala de formação teórica e prática onde recebe muitos profissionais. “Só a parte comercial, hoje em dia, já não funciona sem a componente técnica e de formação. Aliás, a massificação do produto Car Audio, nomeadamente nos grandes centros comerciais, fez baixar o preço e por isso deixou de ser tão interessante a componente comercial”, revela o gerente da Distriacustica.

FOCAL

Do ponto de vista do produto a Distriacustica é representante exclusiva da marca Focal (desde 2009) tanto em Portugal como em Espanha. “Trata-se de um marca de topo, que tem várias linhas de produto, que servem tanto o profissional como clientes menos exigentes. Nós estamos a trabalhar toda a linha de Car Audio da Focal”, revela o gerente da Distriacustica.

Contudo, com a crescente exigência tecnológica dos modernos sistemas de som dos automóveis, em que os auto rádios já fazem o diagnóstico aos altifalantes (sistema ativos), levou a Distriacustica a procurar uma marca que estivesse preparada para estes novos desafios, passando dessa forma a representar os produtos da Audio Tec Fischer (que possui três marcas) em Portugal e também já em Espanha. Para além destas marcas de Audio com que trabalha, a Distriacustica possui um outro segmento de produto que são os acessórios (adaptadores, fichas, interfaces, frentes, cabos, etc.) que permitem, por exemplo, trocar o auto rádio de origem mantendo ao máximo as características iniciais (incluindo o design original do tablier). “Nesta área dos acessórios trabalhamos com diversos fabricantes, mas estamos a desenvolver um projeto que passa por colocar uma marca própria neste tipo de produto, pois sentimos que o mercado nos começa a pedir isso atendendo a que colocamos todo o nosso know-how técnico naquilo que vendemos”, explica Vitor Silva.

Uma das grandes lacunas que existia neste mercado dizia respeito à dispersão da informação face aos modelos de automóveis em que certos componentes e acessórios poderiam ser montados. Para colmatar esse problema, a Distriacustica desenvolveu um site onde é possível escolher os acessórios disponíveis em função da marca, modelo e ano do veículo. “Através deste site vamos permitir que os instaladores, profissionais do setor, tenham acesso a informação técnica, que atualmente estamos a fornecer constantemente aos nossos clientes via telefone” refere o mesmo responsável, que alerta que instalar um autorrádio num automóvel moderno pode trazer sérios problemas para o instalador se não se tomarem algumas cuidados que dependem precisamente da formação para serem colmatados.

“Hoje em dia existe solução para transformar o Car Audio em qualquer carro, mas a venda para o cliente final terá que ser feita mais pelo ponto de vista técnico e da solução em si. É muito nisso que nós apostamos”, afirma Vitor Silva, que ao longo desta reportagem contou muitos exemplos e situações das dificuldades existentes no dia a dia, tanto na venda como no serviço de instalação.

Já que alterar um sistema de som num automóvel implica intervir na parte eletrónica do automóvel, o gerente da Distriacustica reconhece que os interfaces disponíveis para cada carro resolvem o problema da compatibilidade com o novo autorrádio, mas sugere que a utilização de um equipamento de diagnóstico começa a ser importante para o instalador que quer prestar um bom serviço: “depois de uma instalação poderá um cabo ficar DESTAQUEmal conectado ou acontecer um qualquer problema, que poderá ser facilmente resolvido com um equipamento de diagnóstico. Começa a ser recomendável a quem está nesta atividade a utilização do equipamento de diagnóstico”.

Do ponto de vista do pós-venda, Vitor Silva refere que o material que vende está coberto pela garantia, embora raramente existam problemas com o mesmo: “normalmente os problemas que surgem têm que ver mais com a dificuldade técnica e complexidade dos sistemas originais” . A experiência que temos nesta área permite-nos trabalhar com fornecedores que nos garantem qualidade e por isso é que queremos colocar a nossa marca nos acessórios que vendemos”. De qualquer forma, todos os novos acessórios que a empresa pretende introduzir no mercado são previamente testados e só serão comercializados se cumprirem os parâmetros de qualidade exigidos pela própria Distriacustica.

REDE

No entender do responsável da Distriacustica, existe uma clara falta de empresas em Portugal que tenham o foco nesta área do Car Audio, segurança auto (GPS), etc. “Não temos dúvidas que 15 a 20 casas no país, que trabalhassem nesta área com rigor e profissionalismo, iriam ter trabalho, atendendo às solicitações que existem no mercado”, diz Vitor Silva informando que a Distriacustica tem vindo a tentar fazer isso gratuitamente, com a sua rede atual de clientes.
Mesmo assim, a Distriacustica, por via da representação da Focal, está a desenvolver o projeto de Elite Installer, que permite a estes especialistas ter acesso exclusivo à gama Elite da Focal e as outras condições técnicas. Neste momento já existem três casas a trabalhar dentro deste projeto, que a empresa de Leiria espera desenvolver ainda mais para outros parceiros que “entendam este desafio como uma proteção que a Focal lhes está a dar como forma de se diferenciarem pela qualidade, face à exigência que o cliente final pede no serviço de instalação”, refere Vitor Silva, assumindo que a criação de uma rede de instaladores já era um projeto antigo da Distriacustica, que agora se concretiza por via da relação com a Focal.

MERCADO

Avaliando que o mercado Car Audio se irá profissionalizar cada vez mais, até por via do incremento tecnológico do automóvel, Vitor Silva diz que os instaladores terão que seguir cada vez mais essa via, pois não faltam oportunidades de negócio “precisamente para quem quer ter foco neste setor. Repito que há a necessidade de um serviço profissional de instalação por existirem oportunidades neste nicho de mercado”, afirma. Outro dado curioso é que mais de 90% dos veículos novos trazem sistemas standard de som, o que gera cada vez mais oportunidades para os instaladores.

Segundo este responsável, por via dessa profissionalização e da tecnologia, a Distriacustica está tornar-se cada vez mais numa empresa de “soluções de instalação”. É por isso, que nas newsletters semanais que a empresa envia para os instaladores praticamente não se fala de produtos e de novidades de produto, mas sim sobre dicas e pormenores técnicos úteis para quem está neste negócio.

Refira-se que a Distriacustica está cada vez mais a entrar no mercado espanhol, daí a presença da empresa na Motortec, atendendo até que representa em exclusivo as marcas Focal e Audio Tec Fischer no mercado ibérico.

Distriacustica
Leiria
Vitor Silva
244 724 600
geral@distriacustica.pt
www.distriacustica.pt

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 45, de abril de 2019. Consulte aqui a edição.

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