De acordo com a AERVI, Associação Espanhola de Pós-Venda de Veículos Pesados, a distribuição do setor dos pesados em Espanha encerrou 2022 com um crescimento de 7,4%.
Além disso, 88% dos concessionários relataram crescimento, enquanto 11% permaneceram na mesma e um 1% isolado diminuiu a sua atividade. O estudo também analisou o crescimento nos últimos quatro meses de 2022, que terminou com um crescimento de 6,4%. Um número que reflecte um certo abrandamento no período em comparação com o imediatamente anterior, que fechou com +8%. A AERVI indica que a previsão de crescimento em 2023 é de de 8,4%.
Miguel Ángel Cuerno, presidente da AERVI, afirmou: “embora 2022 tenha terminado com números positivos, o efeito inflacionário e o aumento dos custos influenciaram os resultados globais do ano. Por outro lado, as estimativas para 2023 prevêem um ano dinâmico. Sem esquecer, evidentemente, que temos uma série de desafios (custos, margens, fidelidade dos clientes, digitalização, vendas on-line…) e preocupações (inflação, cobranças, oferta, instabilidade, incerteza, falta de profissionais…) que estarão muito presentes e que teremos de trabalhar com previdência”.