Ver todas

Back

DOSSIER Marcas do Aftermarket: “Estamos numa encruzilhada para o aftermarket”, Ricard Albi, Sogefi

8 Novembro, 2019

Ricard Albi, Sogefi IAM Sales Director South Europe, analisa o aftermarket e revela a estratégia da marca para acompanhar todas as evoluções do setor.

Quais são os principais desafios que as marcas do aftermarket enfrentam para o futuro?

Estamos numa encruzilhada para o aftermarket. Um ponto de viragem na história, porque o mercado está em tumulto entre a concentração de players, mudanças no consumo do cliente e o surgimento de novos modelos de negócio. A Europa ainda é dinâmica, com boas perspetivas de crescimento.

Como se estão a preparar para a eletrificação do automóvel?

Se olharmos para a frota de veículos híbridos a gasolina, podemos dizer que a Purflux e a Fram cobrem 90% do parque. A gama de produtos da Purflux e Fram cobre, com 19 referências, uma frota de 202 mil veículos. A Sogefi está a trabalhar no desenvolvimento de novos produtos de refrigeração e filtragem e em tecnologias mais avançadas para produtos existentes. A Sogefi é um dos maiores fornecedores de coletores de admissão de ar, uma área em crescimento, pois os fabricantes precisam deles, à medida que o uso de turbocompressores cresce nos motores a gasolina. A Sogefi também está a desenvolver novos sistemas de refrigeração para híbridos de 48 volts.

Que efeitos a eletrificação do automóvel poderá ter no futuro do aftermarket e nas empresas do aftermarket?

O declínio do diesel será um desafio, mas o crescimento dos veículos híbridos, de bateria elétrica e de célula de combustível oferecem oportunidades.

O futuro do aftermarket passará pela cada vez maior concentração da atividade em grandes grupos?

O mercado está a mover-se nessa direção. Somente os principais fornecedores capazes de satisfazer tais organizações podem manter-se nestes grupos. A Sogefi foi escolhida como parceiro estratégico dos principais distribuidores e grupos de compras europeus, como resultado do investimento em programas de satisfação do cliente, no forte portfólio de marcas com sólida reputação no mercado e na rede logística que atende clientes IAM.

Como avaliam o crescimento de empresas como a TEMOT, ATR, GROUPAUTO, NEXUS, GLOBAL ONE, etc?

O aftermarket representa um valor chave para todos os principais participantes do setor – e potencial para vários novos players. Assim, os participantes da cadeia de valor estão a expandir ou a defender as suas posições, através de aquisições ou parcerias.

Que ferramentas digitais, em termos de acompanhamento técnico, a vossa empresa tem desenvolvido paras as oficinas?

A transformação digital da indústria automóvel no aftermarket muda a relação cliente/fornecedor. A capacidade de criar serviços à medida, com base nas necessidades dos motoristas e veículos, irá proporcionar novos espaços para crescimento. A Sogefi participa na evolução digital do mercado com a sua nova conectividade: aplicações para dispositivos iOS e Android (marca Purflux, Fram), Cabin3Tech + site dedicado para a nova tecnologia IAM, sites responsivos de marca, canal You Tube: oferece uma gama completa de vídeos de instruções de montagem, auxiliando os técnicos na substituição dos filtros. Os vídeos mostram todas as etapas para remover o filtro usado e montar o novo filtro – www.youtube.com/c/SogefiAutomotive

O que é que uma oficina independente poderá esperar no futuro de uma empresa como a vossa?

A Sogefi oferece: cobertura de todas as marcas para os maiores fabricantes europeus, americanos e asiáticos, um portfólio de marcas com sólida reputação no mercado: Purflux, Fram, CoopersFiaam e uma oferta dedicada aos pesados, com o Sogefi Pro; uma rede logística que atende clientes IAM em todos os países europeus; inovação para o IAM com o lançamento da nova gama de filtros de cabine Cabin3tech +; evolução digital do IAM, com um canal de comunicação direto para clientes profissionais e utilizadores finais, com os aplicativos lançados recentemente para tablets e smartphones e o canal do YouTube.

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 44, de maio de 2019. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE