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DOSSIER Marcas do Aftermarket: “O negócio das peças irá mudar”, ZF Aftermarket

27 Agosto, 2019

A ZF Aftermarket dispõe de uma oferta vasta de peças para o mercado independente de pós-venda. No dossier de marcas do aftermarket, publicado na Revista Pós-Venda n.º 44, a empresa dá a sua opinião sobre o estado atual e futuro deste setor.

Quais são os principais desafios que as marcas do aftermarket enfrentam para o futuro?
A eletrificação, digitalização e condução autónoma colocam novos desafios ao pós-venda. No setor da tecnologia, a qualidade do equipamento original e as primeiras marcas vão continuar a liderar e tendem a expandir a sua posição. O pós-venda tem de lutar com os fabricantes dos veículos. A situação é diferente no setor de commodity; o desenvolvimento de marcas próprias será um tema relevante para as gamas de produto de elevada rotação e que podem ser produzidas com baixo investimento. Vemos uma coexistência e, portanto, uma concorrência adicional. Não basta fornecer apenas o componente, é preciso oferecer uma abordagem completa para uma solução.

Como se estão a preparar para a eletrificação do automóvel?
O grupo já oferece uma ampla variedade de soluções de transmissão híbrida e puramente elétrica na produção em série. Vemos o grande potencial na penetração crescente do mercado das transmissões híbridas avançadas. Podemos fornecer esses produtos e o conhecimento técnico, em primeira mão, ao pós-venda. A tecnologia de alta tensão cria muitas dúvidas nas oficinas e, por isso, estamos a lançar formações em alta tensão.

Que efeitos a eletrificação do automóvel poderá ter no futuro do aftermarket e
nas empresas do aftermarket?
O negócio das peças irá mudar. Os veículos elétricos são menos suscetíveis à reparação, mas também necessitam de peças. Por outro lado, a complexidade dos veículos está a aumentar. O aumento dos veículos híbridos irá desencadear uma maior necessidade de manutenção. A importância do know-how técnico aumentará. O desenvolvimento tecnológico oferece um potencial de crescimento para as oficinas, se estas se prepararem para isso.

O futuro do aftermarket passará pela cada vez maior concentração da atividade em grandes grupos?
A situação atual do mercado é moldada por desafios. A consolidação no setor do comércio de peças na Europa continua e está a evoluir. Mas apesar da consolidação no setor da pós-venda automóvel, o mercado ainda oferece um potencial de crescimento atrativo.

Como avaliam o crescimento de empresas como a TEMOT, ATR, GROUPAUTO, NEXUS, GLOBAL ONE, etc.?
Estas fusões e aquisições irão abastecer tanto a harmonização europeia dos preços de compra grossista como a tendência para as marcas próprias, pelo menos nas do setor commodities. Para os fornecedores, as expectativas em relação aos preços, tempos de resposta e capacidade de entrega também estão a aumentar. O tamanho e a presença global estão a tornar-se cada vez mais importantes. Além disso, no setor online irão surgir novos intervenientes.

Que ferramentas digitais, em termos de acompanhamento técnico, a vossa empresa tem desenvolvido paras as oficinas?
A plataforma ZF Openmatics, que opera de forma independente dos fabricantes de veículos, constrói a base para um ecossistema digital inteligente. O serviço de telemática aberto oferece às oficinas e frotistas várias soluções para interligar de forma inteligente veículos e realizar diagnósticos baseados em dados. O ZF Smart Service é uma aplicação que permite aos mecânicos realizarem diagnósticos e serviços básicos de manutenção, usando dispositivos móveis. Com o ZF Car Connect, a ZF Aftermarket oferece aos operadores de frotas mistas um novo nível de serviço digital e permite-lhes alinhar de forma otimizada as suas frotas. A unidade de bordo Vivaldi recolhe e transfere os dados necessários.

O que é que uma oficina independente poderá esperar no futuro de uma empresa como a vossa?
Digitalização, condução autónoma, conceitos de sistemas de acionamento alternativos. A mudança das expectativas dos clientes também apresenta grandes desafios. As oficinas independentes já devem estar hoje orientadas para o futuro. Com a complexidade dos automóveis, a importância do know-how técnico também irá aumentar. Com os nossos cursos de formação e as crescentes ofertas digitais, os nossos parceiros recebem o melhor know-how técnico.

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 44, de maio de 2019. Consulte aqui a edição.

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