Carlos Corzo, Key Account Manager Portugal da Varta, explica à PÓS-VENDA de que forma a nova realidade do mercado irá afetar o negócio da empresa e de que forma esta se está a adaptar.
Quais são os principais desafios que as marcas do aftermarket enfrentam para o futuro?
Nos próximos 10 anos, as mudanças no aftermarket serão impulsionadas por tecnologias mais complexas. O Start-Stop provou ser muito popular entre os consumidores. A procura de baterias start-stop novas e de pós-venda pode aumentar de 25 milhões em 2016 para 65 milhões em 2020. Para continuarmos a responder às necessidades, consideramos uma prioridade investir em atualizar a nossa capacidade técnica, e faremos isso nos próximos anos.
Como se estão a preparar para a eletrificação do automóvel?
Como os carros estão a ficar mais complexos e sabemos que 50% dos IAM WS ainda não estão preparados para fazer serviço de baterias em sistemas complexos, estamos a trabalhar para fornecer aos nossos clientes informações detalhadas para ajudar em todo o processo de encontrar uma bateria Test-Test-Sell-Fit. O “VARTA Partner Portal” ajuda as oficinas a instalar baterias em veículos com tecnologia mais complexa, com instruções de instalação, localização da bateria, formação e informações sobre a identificação de problemas. Os testes e a substituição de baterias estão a ficar mais difíceis e os mecânicos enfrentam muito mais complexidade no serviço. No caso de uma bateria “Lead Acid Battery”, o tempo de serviço aumentou até 60 minutos porque as baterias estão instaladas por baixo dos assentos ou em locais de difícil acesso. Esse é um grande desafio para o qual as oficinas ainda não estão preparadas.
Que ferramentas digitais, em termos de acompanhamento técnico, a vossa empresa tem desenvolvido paras as oficinas?
O VARTA Partner Portal é um serviço online que permite que cada funcionário troque uma bateria o mais rápido possível e de forma precisa, economizando tempo e custos. O portal dá acesso gratuito e ilimitado a instruções, incluindo fotos, tanto para baterias start-stop, como para baterias tradicionais. Estas instruções fornecem todas as informações necessárias para remover e instalar baterias profissionalmente.
O que é que uma oficina independente poderá esperar no futuro de uma empresa como a vossa?
Não devemos esquecer o papel que os nossos distribuidores desempenham na nossa estratégia. Não entregam apenas as baterias às oficinas, mas um pacote completo. Fornecemos os produtos e concentramo-nos nos serviços que fornecemos à oficina, o que inclui também formação, apoio de marketing, visitas às nossas fábricas em Espanha e o profissionalismo da nossa rede de distribuição em Portugal.
Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 44, de maio de 2019. Consulte aqui a edição.