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Dropstock ajuda a encontrar a peça que não encontra

10 Novembro, 2016
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O Dropstock é uma plataforma online de peças, tendo a particularidade de incluir apenas as peças que estão há muito tempo paradas nos stocks, também conhecidas por monos.

Quantas vezes já precisou de uma determinada peça que não encontra em lado nenhum mas que afinal determinado operador possui mas já tinha dado como stock morto.

O Dropstock surgiu com a ideia de dar um encaminhamento ao stock morto, tornando-o mais visível a todos aqueles que procuram uma peça original para determinado veículo, mas que nunca tinham encontrado até agora.

Guilherme Abreu, responsável pelo projeto Dropstock, é um profissional da área automóvel, com um longo percurso ao nível dos concessionários que sempre lidou de perto com esse problema do stock morto. “Em toda a minha vida profissional sempre ouvi os responsáveis de peças queixarem-se dos monos e do problema que era tê-los dentro de portas, com os inerentes custos associados”, começa por afirmar Guilherme Abreu, explicando que “comecei a pensar nessa situação dos monos e de que forma poderia encontrar uma solução. Foi assim que surgiu a ideia de avançar com o Dropstock”.

A primeira caraterística do Dropstock é que o stock que está disponível nesta plataforma é de apenas peças de origem. O responsável por esta plataforma, que é muito recente, tem vindo a fazer um trabalho de angariação junto dos concessionários automóveis, pelo que ainda existe muito trabalho a explorar.

Neste momento a plataforma tem disponíveis peças de cerca de 13 marcas de automóveis, algumas ainda com poucas referências mas outras, como é o caso da Renault, com um stock já bastante considerável.

“Temos um pouco menos de 32.000 referências, o que ainda não é suficiente, mas lentamente à medida que vamos sendo conhecidos temos vindo a introduzir cada vez mais referências de peças” afirma o mesmo responsável, dizendo que “não há limite para o número de referências que possam vir a estar na plataforma. O ideal era que tivesse já um ou dois milhões de referências”.

Qualquer concessionário poderá carregar os seus monos nesta plataforma, mas o primeiro carregamento de dados é sempre feito pela Dropstock, por um questão processual e como forma de controlar o acesso dos operadores a este mesma plataforma.

Para aderir a esta plataforma, basta a qualquer operador preencher os seus dados diretamente na mesma, seguindo depois algumas formalidades simples para que possa ser fornecedor de stock morto.

“Para o concessionário as vantagens desta plataforma são enormes, pois permite-lhes aumentar vendas com o stock morto, disponibilizar artigos que não têm saída e oferecer um serviço a outros clientes que não tinham” refere Guilherme Abreu.

Qualquer pessoa poderá adquirir peças no Dropstock. Logo na página inicial da plataforma qualquer pessoa pode colocar a referência original da peça que deseja e, se a mesma estiver disponível, poderá adquiri-la.

Obviamente que a Dropstock não tem qualquer stock físico, pois ele está disponível no concessionário que lá colocou a informação, intermediando apenas a transação, pela qual cobrará um percentagem.

“O site está aberto a todo o tipo de clientes que pretendam comprar uma peça que não encontram noutro lado mas que encontraram no Dropstock”, refere Guilherme Abreu, explicando que “obviamente que o cliente profissional e as oficinas em particular são o alvo preferencial desta plataforma, pois aqui podem encontrar peças difíceis de encontrar”.

Logicamente que tendo esta plataforma stock morto dos concessionários, existem alguns problemas mais complicados de contornar. “Nem sempre a listagem de peças obsoletas que recebemos está atualizada o que leva a que a informação que esteja na página indique que a peça está disponível quando na realidade pode nem existir” reconhece Guilherme Abreu.

O desenvolvimento futuro desta plataforma passa muito pelo que vier a ser a adesão de mais concessionários a esta plataforma e por sua vez mais marcas de peças, que assim permitirão que a mesma possa evoluir e potenciar mais negócio.

“Todos têm a ganhar com esta plataforma, pois quanto mais peças tiver mais compradores terá e mais visível se tornará, o que ajudará os concessionários a aumentarem vendas e reduzirem os seus monos”, conclui Guilherme Abreu.

Mais informações em www.dropstock.pt

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