Um dos mais recentes grossistas de pneus presentes no mercado português, o Grupo Total Neumáticos, assume através do seu diretor comercial para Portugal e Espanha, Jacobo Ruiz, que o vasto stock que a empresa dispõe será uma mais valia para atender ao mercado em 2022.
O custo médio dos pneus de ligeiros (e pesados) vai continuar a aumentar em 2022?
Inevitavelmente durante o ano 2022, iremos assistir a um aumento do custo médio tanto dos pneus de ligeiros como dos pneus de pesados, são vários os fatores que intervêm neste incremento de preços (matérias primas, transportes, petróleo, etc.)
Que efeitos tal situação (do aumento do custo dos pneus) poderá trazer para o mercado?
Este incremento de preços não é exclusivo do setor onde atuamos, de uma forma geral, toda a economia está refém deste “galopar” de preços, inevitavelmente o consumidor final passará a colocar mais atenção na aquisição dos pneus, o equilíbrio entre (preço de compra, segurança do produto, durabilidade do mesmo) serão fatores determinantes para efetuar a compra.
Face às dificuldades com os transportes (sobretudo marítimos), poderá haver escassez de oferta de pneus em 2022?
O ano que agora termina, foi claramente marcado pelas dificuldades de obtenção de pneus e sem qualquer sombra de duvida que ainda em 2022, será bastante difícil restaurar a “Supply Chain”, pelo que se irá continuar a assistir a uma enorme escassez de produto, no caso concreto da GTN, temos o enorme apoio em particular da Casa Mãe “VDB”, mas também dos vários “Hub´s Logisticos” que dispomos em toda a Península Ibérica devemos salientar (armazém central em Madrid, Hub Barcelona, Hub Sevilha e Hub Lisboa), que nos permite uma maior proximidade dos nossos clientes.
Em que segmento de mercado (desde o ligeiro ao pesado, passando pelo industrial e agrícola) poderá existir maiores dificuldades?
Estamos convictos que a escassez de material será transversal, nenhum segmento irá passar melhor em detrimento de outro segmento, as fabricas existem, estão a produzir, nem todas na sua capacidade máxima, na certeza porém que a normalização da “Supply Chain”, tarda sempre bastante tempo e é claramente de tempo que necessitamos.
Quais são os maiores desafios para os grossistas de pneus em 2022 (e já agora as oportunidades)?
No nosso ponto de vista são vários os desafios que nos são colocados, no entanto estes mesmos desafios são encarados por nós como grandes oportunidades, gostaríamos de destacar:
– Disponibilidade, sem produto não há venda possível.
– Stock, sem continuidade de fornecimento de produto, não somos opção.
– Proximidade aos clientes, é necessário “estar nos e com os clientes”.
– O vasto stock que dispomos enquanto grupo, (mais de 5 Milhões de pneus) irá permitir atravessar o ano de 2022, com “relativa tranquilidade” em relação a outros grossistas;
– Marcas disponíveis, são mais de 40 aquelas que disponibilizamos aos nossos clientes