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“É nestas alturas de crise que o mercado faz a sua própria triagem”, Sadhna Monteiro Bleicher, LIQUI MOLY

A LIQUI MOLY alias a sua capacidade técnica à formação, mas também foca a sua atenção nos distribuidores e numa constante presença no mercado com fortes ações marketing e de ativação da marca. Sadhna Monteiro Bleicher, do marketing da LIQUI MOLY, diz que tudo isto marca a diferença, sobretudo neste momento de crise no mercado.

Qual foi a mais recente novidade de produto que introduziram, ao nível dos lubrificantes? Ou, que novidades irão lançar, no futuro próximo, ao nível dos lubrificantes?
A Liqui Moly trabalha constantemente em articulação com os construtores automóveis e o nosso laboratório de lubrificantes, na Alemanha, garante sempre o óleo correto para cada aplicação, de forma muito rápida assim que um novo motor ou uma nova especificação é lançada no mercado. Isso faz com que a oferta da LIQUI MOLY esteja em constante evolução, seja com um novo óleo ou com a introdução de novas normas em óleos já existentes. Por exemplo, o Top Tec 4200 New Generation ganhou recentemente novas normas da Mercedes e também da Opel, o que faz deste um lubrificante ainda mais completo. Mas para necessidades mais específicas do mercado, entre mais recentes lubrificantes lançados pela LIQUI MOLY contam-se óleos mais fluidos como: Top Tec 6400 0W-20, especialmente desenvolvido para as exigências da Renault. Excelente para motores com o sistema start/stop, garante uma performance máxima com um baixo consumo de combustível. Cumpre as normas ACEA C5, Renault RN17 FE; Top Tec 4210 0W-30, o novo Top Tec 4210 foi desenvolvido especialmente para veículos das marcas Audi, Porsche e do Grupo Volkswagen no geral. Trata-se de um óleo para motores antifricção Hightech baseado em tecnologia sintética, que assegura o desempenho máximo, o consumo reduzido de combustível e lubrificação ideal em todas as condições de funcionamento. Reduz o atrito entre os componentes móveis do motor e reduz o desgaste, além de ter sido desenvolvido para alargar o tempo de vida útil máximo do filtro de partículas. Cumpre as normas ACEA C3, Porsche C30, VW 504 00 e VW 507 00, mas também a BMW Longlife-04, MB-Approval 229.51 e MB-Approval 229.52; Top Tec 6600 0W-20, este novo óleo premium é muito completo e cumpre as normas ACEA C5 e C6, mas foi especialmente desenvolvido para as exigências das marcas BMW, Mercedes-Benz e Opel cumprindo, entre outras, as normas BMW Longlife-17 FE+, MB-Approval 229.71 e MB-Approval 229.72, ao mesmo tempo que cumpre já a nova norma Opel OV 040 1547 – A20 e Jaguar / Land Rover STJLR.03.5006. Entre as recomendações contam-se também normas Chrysler, Fiat e Ford. No que diz respeito a viscosidades ainda mais fluídas, a LIQUI MOLY tem já no mercado o Special Tec AA 0W-16, que cumpre as normas API SP, ILSAC GF-6B e as especificações Honda, Lexus, Suzuki e Toyota, com uma aplicação também muito direcionada para veículos híbridos. Ainda dentro do campo dos lubrificantes, destaque para o lançamento muito recente do novo óleo para caixas de velocidades Top Tec Gear EV 510, que cumpre os rigorosos requisitos da Tesla. A designação EV (Electric Vehicle) identifica o óleo como um produto da LIQUI MOLY desenvolvido exclusivamente para veículos elétricos. A LIQUI MOLY tem uma gama completa de todo o tipo de lubrificantes para todo o tipo de veículos.

No contexto de quebra de redução dos consumos e numa quebra do mercado de lubrificantes no aftermarket, de que forma têm trabalhado a animação de vendas (diretamente ou com os distribuidores) para potenciarem as vendas às oficinas?
A LIQUI MOLY trabalha muito do lado do sell-out de toda a nossa rede de distribuição, mas a isso alia também um aspeto que ganhou ainda mais importância nos últimos anos: o stock disponível no nosso armazém em Portugal. As fortes atividades de marketing, que temos reforçado em Portugal, mas também a visibilidade internacional através do patrocínio das principais competições, com motores e sem motores, são uma alavanca fantástica de promoção das vendas dos nossos parceiros. A procura pela marca continua a crescer e a LIQUI MOLY tem a vantagem de ser um fornecedor global ao nível dos produtos químicos. A capacidade de inovar e de lançar rapidamente novos produtos que o mercado necessita coloca-nos também como um parceiro com um peso importante junto dos nossos parceiros. A equipa comercial, técnica e de marketing da LIQUI MOLY procura constantemente a melhor forma de animar as vendas em todos os patamares de distribuição. O plano de desenvolvimento da LIQUI MOLY em Portugal incluía já o reforço da equipa, mas resolvemos reforçar ainda mais para que os clientes sintam no terreno o reforço do nosso apoio e possam ter soluções à medida dentro de uma conjuntura que se tornou um pouco mais desafiante.

O acompanhamento técnico às oficinas é muito importante: que meios humanos, materiais e digitais disponibilizam às oficinas para lhes prestar acompanhamento técnico (sempre que ela necessite)?
O nosso conceito LIQUI MOLY Academy tem reforçado a presença no mercado e a formação continua a ser um dos pilares da LIQUI MOLY, seja para uma sala com 100 pessoas ou para uma oficina com 2 funcionários. O nosso responsável técnico está sempre disponível para responder e em português. Temos diversas soluções de formação técnica e comercial, com distintos módulos, que se adaptam às necessidades de cada cliente. Temos também o nosso showroom em Lisboa com sala de formação onde temos as condições ideais para as nossas formações. Além deste acompanhamento constante por parte da nossa equipa, um ponto importante é a disponibilização de conteúdos técnicos e de informação de produto que publicamos regularmente nos meios de comunicação do setor. No caso da Revista Pós-Venda, são já 63 as Liqui Moly Tips publicadas em cada edição impressa da revista. Do lado da digitalização uma ferramenta que é fundamental no que diz respeito a lubrificantes é o nosso Guia de Óleos, onde é sempre possível ver qual o óleo certo para cada veículo, seja no computador ou na aplicação móvel gratuita.

Depois da pandemia e agora com a guerra na Ucrânia, qual o impacto que têm no negócio de lubrificantes para o aftermaket?
O impacto não tem a ver com os lubrificantes de forma específica, mas com o mundo que nos rodeia. Naturalmente isso afeta também este negócio e a face mais visível é o aumento dos preços das matérias-primas que afeta todas as marcas. Ainda assim, a LIQUI MOLY Iberia continua a crescer e a conquistar o seu espaço num mercado onde estes acontecimentos inesperados trouxeram uma maior procura pelos produtos de qualidade e por marcas com capacidade de desenvolver produtos de topo, que garantem fiabilidade, stock e um apoio constante no mercado. É nestas alturas de crises, sejam elas quais forem, que o mercado faz a sua própria triagem.

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