Revista Pós-Venda
FormaçãoNotíciasEBI realiza dois cursos para dupla Certificação de Competência Técnica
oficina

EBI realiza dois cursos para dupla Certificação de Competência Técnica

por

Nos dias 29 de Setembro e 24 de Novembro realizaram-se, nas instalações do Instituto Superior Técnico, os dois últimos cursos de formação profissional de 2018 para as empresas que se candidataram ao processo de Certificação de Competência Técnica via referencial Europeu específico para o setor Automóvel EBI/461 MV-BER.

Este é um dos dois passo necessários para se obter a dupla Certificação de Competência Técnica da oficina e dos mecânicos, para poderem oferecer aos clientes um serviço em todo igual a de um Concessionário Oficial da marca, com todos os privilégios antes exclusivos das redes oficiais das marcas de fabricantes de automóveis.

Isto é possível graças ao Regulamento Europeu que regula o setor e ao processo de dupla certificação que protege a Oficina e o consumidor final. A certificação profissional de Competência Técnica permite a livre concorrência entre Reparadores Independentes Certificados e os Reparadores Autorizados das marcas em condições controladas e legalmente sustentadas.

O curso contou com a participação das empresas Eurotransmissão (Braga), Kampypower (Aveiro), NSCAR (Algarve-Tavira), Auto Teste (Lisboa-Algés), LSW (Loures), Abilio Duarte (Loures), Cacem Motor (Sabugal-Sintra), Auto Visto (Aveiro), Auto Kuatrus (Seixal), S&B Motors (Braga), Benecar (Leiria) e HM Motors (Sines), que concorreram à obtenção das especializações de MAMP – Mecânico Automóvel de Manutenção Preconizada ou RAMP – Rececionista Automóvel de Manutenção Preconizada. Todos os formandos que obtiverem nota positiva terão reconhecida oficialmente a sua especialização na profissão que exercem, sendo esta qualificação lançada nas Cadernetas Profissionais respetivas.

Durante a sessão de formação foram abordadas várias temáticas relacionadas com a legislação europeia aplicada ao sector automóvel e o processo de certificação em si, cujos focos principais foram:

  • Perceção da realidade atual do sector oficinal – Análise e interpretação de vários dados estatísticos;
  • Check-in / Receção Ativa Digital – Nas suas diferentes etapas;
  • Certificado Digital de Manutenção ou Reparação – Requisitos, explicação do processo, vantagens para o Cliente Final e validação do Certificado;
  • Implementação do processo de Picking e Pre-Picking;
  • Software SiGMA – Sistema Integrado de Gestão de Manutenção Automóvel;
  • Como atribuir a uma viatura um Livro de Manutenção Digital;
  • PERMA – Portal Europeu de Registo de Manutenção Automóvel.

Foi também dado a conhecer aos formandos o Kit de Receção Ativa Digital composto pela Check-in Box (utilizada na primeira etapa de Check-in para registo), Real Time Data Management Board (quadro de gestão visual de acordo com técnicas utilizadas na metodologia Kaisen Lean) e Base fotográfica (material dedicado à realização do processo de Picking).

Durante os “coffee-breaks” deu-se a possibilidade dos membros das Oficinas envolvidas no processo realizarem Networking entre si, tal como também partilha de conhecimentos técnicos. No fim do curso de formação houve lugar a uma sessão de esclarecimentos de dúvidas e posterior realização de Exame, com a presença do Examinador Nacional do Sistema.

As empresas estão agora aptas para a realização de Intervenções Certificadas de Reparação e/ou Manutenção, ao abrigo do referencial específico EBI/461 MV-BER, garantindo as seguintes vantagens competitivas:

  • Meios técnicos e Humanos Certificados;
  • Qualificação profissional acreditada;
  • Garantia da Qualidade das peças;
  • Processos e procedimentos de fábrica;
  • Não incorre em risco de perda de garantia da viatura;
  • Uso de sistema antifraude, seguro, transparente e indelével de registo e certificação de Intervenções;
  • Histórico digital completo de Manutenção da viatura acessível via QR code;
  • Atribuição de Número Europeu de Reparador Independente;
  • Formação específica certificada incluída no Regime Nacional obrigatório de formação Anual.
Nº de visitas: 79 ~ Visto Hoje: 1

Deixe uma resposta

Contactos

Rua do Sol, 8-A, Vila Fria, 2740-166 Porto Salvo

+351 21 806 89 49

geral@posvenda.pt

siga-nos

Voltar para Topo
Shares
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com