Revista Pós-Venda
AmbienteNotíciasPesadosEcofap – Serviço ecológico

Ecofap – Serviço ecológico

por

A Ecofap é uma marca da Memoderiva uma empresa de Leiria que se dedica à limpeza e regeneração de filtros de partículas, segundo um método ecológico, económico e eficaz.

TEXTO PAULO HOMEM

A marca ecofap tem cerca de um ano. Após a avaliação do que existia no mercado ao nível da limpeza e regeneração de filtros de partículas, a empresa decidiu investir numa nova tecnologia em Portugal, que na altura era pioneira no nosso país, iniciando este serviço, direcionado a operadores que fazem manutenção de veículos ligeiros e de pesados.

“Vimos que existia mercado para este negócio da limpeza dos filtros de partículas até porque não havia alternativa aquilo que vínhamos apresentar ao mercado”, esclarece Francisco Miguel, gerente da Memoderiva e responsável pelo lançamento da ecofap, que explica “que o sistema que introduzimos em Portugal é inovador. Funciona através do método evasivo, é totalmente ecológico e não danifica qualquer parte do filtro de partículas, nem exterior nem interior”.

Este equipamento (que a ecofap também comercializa e representa para Portugal) limpa os filtros de partículas com água e impulso de ar sobre pressão, usando ainda um liquido de limpeza ecológico. Um filtro remove durante o processo de limpeza a sujidade que estava no próprio filtro.

No entender do responsável da ecofap, outra das grandes vantagens deste processo de limpeza está na forma como o mesmo garante a sua eficácia, isto é, antes do filtro ser limpo é feita uma pré-análise de contrapressão e após a limpeza é gerado outro relatório sobre o estado de limpeza do filtro. “Estes mesmos dados são entregues e podem ser analisados pelo nosso cliente, o que lhe permite ver o estado em que estava o filtro antes da limpeza e como ficou após a limpeza”, refere Francisco Miguel, dizendo ainda que “este processo faz também a regeneração ao filtro de partículas, não sendo necessário que o cliente o faça após a aplicação no automóvel”.

Outra grande vantagem da solução preconizada pela ecofap é a rapidez do processo de limpeza. Um filtro de um veículo ligeiro demora sensivelmente 45 minutos a ser limpo, permitindo à empresa dispor de um serviço de recolha, limpeza e entrega ao cliente (oficinas) que na maioria dos casos nunca excede as 24 horas. “O nosso foco é 100% o cliente profissional, para o qual a rapidez de serviço é importante, para também ele entregar rapidamente o carro ao seu cliente”, explica o mesmo responsável.

Todos os filtros que chegam à ecofap são verificados previamente através de um endoscópio que permite saber como está o interior do filtro e verificar se poderá ser limpo. “No caso de não poder ser limpo, temos um parceiro que reconstrói o filtro, ou então optamos por um novo. Apresentamos sempre uma solução para a oficina e depois será ela a escolher a que entender”, revela o gerente da empresa.

Garantia

Para que o serviço da ecofap fosse o mais completo possível, de modo também a evitar futuros problemas, após a limpeza do filtro de partículas e a sua montagem no automóvel, a empresa de Leiria junta uma folha de recomendação para que na altura de montagem deste componente seja efetuada a verificação de um conjunto de outros componentes (sensores de temperatura, válvula EGR, sonda lambda, turbo, etc) que interagem com o próprio filtro de partículas. Sobre o serviço que presta a ecofap dá um ano de garantia ou 100.000 quilómetros (250 mil quilómetros nos casos dos pesados). “Se os procedimentos que sugerirmos aos clientes para fazerem antes da montagem de um filtro de partículas limpo forem de facto efetuados, não teremos qualquer problema com as garantias“, argumenta Francisco Miguel, dizendo ainda que “muitas vezes obrigamos que o catalisador também venha para ser limpo, pois não fazia sentido limpar o filtro de partículas deixando o catalisador sujo”.

Face aos tradicionais métodos de limpeza de filtros de partículas, nomeadamente a utilização das máquinas de ultrassons, habitualmente usada para outras funções de limpeza (como a limpeza de peças), o gerente da Memoderiva diz que não é sequer comparável, pois “o equipamento que usamos foi desenvolvido especificamente para a limpeza dos filtros de partículas, enquanto os equipamentos de ultrassons não têm eficácia na limpeza deste componente”.

Sobre os produtos de limpeza de filtros de partículas, muito vulgares no mercado, Francisco Miguel considera que “muitos deles são eficazes quando se aplicam regularmente na manutenção do filtro ao longo do tempo, mas já não são eficazes para quando o filtro está muito obstruído”.

Para terminar, refira-se que a ecofap vai abrir também instalações na zona de Torres Vedras (final de setembro), numa lógica de serviço à região da grande Lisboa, expandindo dessa forma os serviços para mais clientes.

Memoderiva – Ecofap
Leiria
Francisco Miguel
916 610 098
geral@ecofap.pt
ecofap.memoderiva.pt

Nº de visitas: 56 ~ Visto Hoje: 1
Tags:

Deixe uma resposta

Contactos

Rua do Sol, 8-A, Vila Fria, 2740-166 Porto Salvo

+351 21 806 89 49

geral@posvenda.pt

siga-nos

Voltar para Topo
Shares
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com