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“O efeito escala é por si só potenciador de mais e melhor negócio”, Pedro Monteiro, Rino

26 Maio, 2017

Pedro Monteiro, Director de Negócio da rede de oficinas RINO, assegura que as redes estão a crescer mas que existe ainda muito caminho a trilhar e que o conceito RINO mantém a identidade das oficinas que a ele aderirem.

Como evoluíram as redes nos últimos anos e porquê?
Temos notado um crescimento gradual deste fenómeno de “rede”. O consumidor reconhece qualidade na operação, eficácia, rapidez e profissionalismo no serviço, sendo que dessa forma credibiliza todo o projeto. Os clientes têm por norma o habito de manter a viatura na concessão durante o tempo de garantia e findo este procuram soluções no mercado que lhe reportem o mesmo serviço com um binómio preço/qualidade mais vantajoso.

Para onde caminham as redes no futuro?
Considero que o mercado Português ainda tem muito por onde crescer. Só com capacidade organizativa, estruturada e focada na rentabilidade com serviço de excelência, será possível ao mercado de pós-venda subsistir no futuro. O acesso a informação por parte do cliente final é muito maior do que no passado (internet, redes sociais etc.), fazendo com que o mercado evolua. A modernização de estruturas, constante atualização de conhecimentos (formação), acompanhamento diferenciado serão fatores determinantes. O efeito escala é por si só potenciador de mais e melhor negócio e as redes irão obviamente reportar essa qualidade.

Qual o principal aspeto diferenciar da vossa rede face à concorrência?
É um conceito nacional, aplicado ao mercado nacional, com todas as vantagens que daí advêm. Cada caso é um caso, temos a capacidade de moldar o produto Rino às características de cada individuo. Com a Rino Master a oficina não perde a sua identidade, a sua matriz. Vê maximizados os pontos fortes e complementa a sua oferta.

Como se está a preparar a rede para os desafios do marketing digital/novas formas de relacionamento com os clientes finais?
É uma área core para 2017. Estabelecemos recentemente uma parceria com um dos maiores players de comunicação digital nacional. Toda a politica de CRM/Marketing está alicerçada no digital. Estamos a este nível a desenvolver ferramentas e metodologias de trabalho que irão potenciar, sem qualquer duvida o negocio dos nosso franchisados.

A rede trabalha com empresas e clientes profissionais? Qual o share?
Sim, trabalha. Diria que nesta fase o peso seja de 60% para empresas, 40% particulares.

A rede tem um interlocutor único e especializado para este tipo de clientes?
Sim. A Rino Master dispõe de um departamento dedicado ao acompanhamento de clientes empresariais.

A rede garante níveis de serviço contratados (SLA)?
Obviamente. Existem serviços garantidos para com o Master e da mesma forma para com o cliente empresarial. Todos os protocolos estabelecidos têm por base uma serie de condições prestadas ao nosso cliente, garantidos contratualmente.

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