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Electro-Loulé: Preparada para o futuro

5 Janeiro, 2022

Não é a idade que dita a modernidade de uma oficina, mas sim aquilo que ela é capaz de fazer de modo a preparar-se para os desafios do futuro. Apesar dos quase 40 anos, a Electro-Loulé está a trilhar o caminho que todas as oficinas independentes deviam seguir.

Na Electro-Loulé está a assistir-se à transição geracional. José Fernandes, sócio-gerente, leva décadas de serviço na área automóvel (começou a trabalhar aos 11 anos como eletricista)
tendo depois desenvolvido a sua atividade em nome individual. Mais tarde surge o nome Electro-Loulé, que revelava a especialização da casa na área da eletricidade automóvel (ligeiros e pesados), que ainda hoje mantém. Porém, com a construção das atuais instalações (há cerca
de 20 anos) na zona industrial de Loulé, vieram também os serviços de mecânica (e outros) igualmente para ligeiros e pesados (incluindo os tacógrafos), até porque os clientes assim o pediam. Atualmente a empresa apenas só não faz o serviço de pneus nem de colisão (que efetua com parceiros locais), mas de resto a oferta de serviços técnicos é diversificada e muito orientada para o parque circulante.

Apesar de ter imagem da rede CheckStar desde que está nas atuais instalações, a verdade é que atualmente a Electro-Loulé não está verdadeiramente associada a nenhum conceito de rede, embora José Fernandes considere que isso foi importante numa fase da empresa. Patrícia Fernandes, Técnica de Manutenção da Electro-Loulé e filha de José Fernandes, refere que “não estamos ligados a nenhum conceito de rede oficial, mas recorremos aos nossos parceiros, como a Create e a Krautli, entre outros, que nos garantem o acesso à informação técnica de uma forma muito facilitada e que nos é muito útil para a nossa atividade diária”.

FORMAÇÃO A SÉRIO
Explicando que não é fácil o acesso à formação na região em que a oficina se encontra, Patrícia Fernandes explica que mesmo assim isso é um desígnio para a Electro-Loulé, que segue um rigoroso plano formativo. “Os nossos técnicos têm formação técnica mensalmente, ministrada por um professor da Universidade do Algarve, em diversas áreas técnicas em função das nossas necessidades, que assim completa a formação que recebemos com a ANECRA, RPL Clima e outras entidades, como por exemplo a Eni, que nos trouxe formação sobre lubrificantes”, afirma a responsável da oficina.

Porém, como as necessidades formativas são grandes, a Electro-Loulé potenciou ainda um acordo com a Car Academy e com a Rosete (neste caso na área dos Tacógrafos), permitindo assim à empresa ter várias fontes de formação. “Para nós a formação é muito importante e queremos ter a equipa técnica, ao todo somos 16 pessoas, sempre atualizada e por isso é que temos formações mensais. É também uma forma de os motivar”, explica Patrícia Fernandes. O mais curioso é que algumas dessas formações dinamizadas pela Electro-Loulé (que tem um espaço próprio de formação nas suas instalações) são abertas a outras oficinas, afirmando a Patrícia Fernandes que as mesmas estão sempre preenchidas, fruto das necessidades formativas que existem na região. Para além deste excelente projeto de formação, pouco comum de ver em tantas oficinas independentes por esse país fora, a Eletro-Loulé apostou em simultâneo noutras áreas muito importantes que concorrem todas elas para a melhoria da qualidade do serviço ao cliente e o aumento da transparência dos serviços que efetua e da relação de confiança que pretende manter continuamente com os
seus clientes.

PLATAFORMA
Um desses projetos internos, foi o desenvolvimento de uma plataforma tecnológica que tem por base uma check-list feita aos automóveis que entram na oficina, onde são feitas fotografias e vídeos do mesmo (sobretudo às incidências de chapa de mecânica). Essa informação é introduzida numa plataforma informática, onde é gerado um link que é enviado ao cliente, com tudo explicado e com o orçamento de intervenções a efetuar que eventualmente não estavam programadas.

“Esta plataforma foi desenvolvida por nós. O objetivo é a transparência total para o cliente e estamos de facto a fazer um bom trabalho”, refere José Fernandes, reconhecendo que este é um projeto que se deve à iniciativa de modernização da oficina das suas filhas Patrícia Fernandes e Joana Fernandes.

Mesmo sendo um projeto com quatro meses de aplicação, Patrícia Fernandes refere que a utilização desta forma já potenciou serviço adicional e a sua implementação tem trazido excelentes resultados para a Electro-Loulé. “O cliente recebe um link sempre com as atualizações de serviço e vai acompanhando o ponto da situação com o serviço que está a ser feito ao carro. Os clientes têm revelado que gostam de receber esta informação” explica Patrícia Fernandes.

Com esta plataforma, que detém toda a informação do histórico da viatura e do cliente, a empresa passa a trabalhar de uma forma mais profissional e estruturada a fidelização do cliente, como é uma forma de o cliente estar informado do real estado da sua viatura. “As vantagens são muitas, quer para nós, quer para o cliente e desta forma somos totalmente transparentes na relação que queremos manter com o cliente”, assume Patrícia Fernandes.

Com esta forma de trabalhar e de entender o negócio oficinal, a Electro-Loulé tem dado passos firmes na consolidação da sua atividade, preparando-se assim para o futuro.

Electro-Loulé
Joana Fernandes
Patrícia Fernandes
José Fernandes
289 463 703
geral@electroloule.pt
www.electroloule.pt

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 69 de junho de 2021. Consulte aqui a edição.

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