Apesar de ter pouco mais de 10 anos, a ELPS é dos retalhistas de peças com mais experiência e conhecimento do negócio das peças, tendo um modelo que aposta forte na distribuição.
Inicialmente associada a uma das maiores redes de retalho a nível nacional, a verdade é que a ELPS caminha hoje de forma isolada no mercado.
O constante crescimento da empresa nos últimos anos, segundo Patrícia Silva, responsável da ELPS, revela que a aposta foi certeira e o momento é até de pensar no futuro. “Temos planos futuros para mudar de instalações, até porque o espaço atual já se torna curto para a nossa atividade e temos o material dividido por outros armazéns”, começa por afirmar Patrícia Silva, realçando que será o próximo grande passo da ELPS.
Sendo o movimento em balcão uma cons- tante nesta empresa, a ELPS tem, contudo, na distribuição, uma das suas fortes apostas. Ao todo são seis as carrinhas que fazem a distribuição “em toda a ilha, sendo uma aposta nossa, atendendo a que temos apenas um balcão no Funchal. É uma forma de nos poder- mos diferenciar. Apesar disso, a maioria das vendas são feitas em balcão”. Com rotas definidas, que permitem duas entregas por dia em qualquer ponto da Madeira, Patrícia Silva considera que os clientes valorizam muito esse serviço e que o reconhecem na ELPS.
Tendo como fornecedoras as mais importantes empresas grossistas nacionais, a ELPS aposta muito na qualidade das peças e das suas representações, que “com o passar dos anos nos têm dado muitos frutos. Atualmente o cliente prefere pagar um pouco mais pela peça, mas sabe que ela tem uma maior duração”, explica a mesma responsável da ELPS, acrescentando que “outra nossa aposta tem sido, acima de tudo, na variedade do stock.
Satisfazer o cliente é uma prioridade para que ele nos continue a comprar, o que nos exige um esforço muito grande em matéria de stock”. A aposta tem sido nas peças de maior rotação na área da mecânica, tendo a ELPS como projeto de futuro a aposta nas peças de chapa. Através da Autozitânia, a ELPS representa a marca de lubrificantes Meguin, tendo desenvolvido com uma oficina independente local o conceito Meguin Service Center, existindo neste momento mais oficinas interessadas em desenvolver esse conceito.
Apesar de considerar que a entrada de novos concorrentes nada traz de novo ao negócio das peças na Madeira, Patrícia Silva diz que o que importa à ELPS é o cliente, argumentando que “é para ele que trabalhamos e orientamos todos os nossos esforços no sentido de satis- fazer as suas necessidades”.
Para além das peças, faz parte do serviço da ELPS às oficinas o acesso à formação. “Sentimos muito essa necessidade do mercado e aproveitamos todas as oportunidades que temos para proporcionar formação às oficinas. Tentamos incentivar sempre que os nossos clientes obtenham formação” assegura Patrícia Silva, mesmo reconhecendo que muitos mecânicos não a aproveitam convenientemente.
Atenta à evolução do negócio, a responsável da empresa diz que a venda ao balcão ao consumidor final tem vindo a crescer cada vez mais, havendo oficinas recetivas a que o cliente já leve as peças.
ELPS
Eduardo Silva
291 776 380
elpspecasauto@hotmail.com
facebook.com/elps-270116063028733/
:: LEIA AQUI MAIS ARTIGOS SOBRE AS EMPRESAS NA MADEIRA ::
- Descarregue o PDF completo do artigo –> [download id=”12805″ template=”ELPS”]