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“Em 2019 temos planos para continuar a crescer com os nossos distribuidores”, Sadhna Monteiro, LIQUI MOLY

22 Janeiro, 2019
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Sadhna Monteiro, Diretora de Marketing e Desenvolvimento de Negócio da LIQUI MOLY Iberia, fez para a PÓS-VENDA o balanço da atividade em 2018 e perspetiva um ano de 2019 ainda melhor, mais dinâmico e de crescimento em Portugal.

Qual o balanço que fazem da vossa atividade em 2018?
O ano de 2018 voltou a ser de crescimento para a LIQUI MOLY em Portugal. Trabalhámos de forma muito próxima aos nossos distribuidores, onde temos muita margem ainda para crescer. Mantemos a nossa distribuição muito estável. Apostámos muito no marketing e também em ferramentas que facilitem o trabalho dos nossos distribuidores e o sell-out dos nossos produtos.

Qual foi o facto mais marcante da vossa atividade em 2018?
Em 2018, pela primeira vez, teve lugar a Conferência Ibérica e Sul Americana da LIQUI MOLY, que decorreu em Cascais. Foi um evento único e que juntou os nossos distribuidores e parceiros numa importante jornada de trabalho mas também de convívio, networking e troca de ideias num cenário fantástico: a Marina de Cascais, que se transformou, durante cerca de uma semana, na Marina LIQUI MOLY. Nessa mesma ocasião teve lugar um importante passo para continuarmos a crescer no mercado ibérico: a duplicação do nosso armazém, bem como a transformação por completo das instalações, com um completo showroom e sala de formação, onde já recebemos os primeiros clientes e onde se respira o espírito LIQUI MOLY.

Qual foi na sua opinião o facto mais marcante do vosso setor em termos gerais?
A concentração de empresas e o crescimento de grandes grupos é uma realidade que está a chegar cada vez com mais força a Portugal. No caso da LIQUI MOLY Iberia, ao estar no mercado português e espanhol, é interessante analisar a entrada de grupos espanhóis em Portugal e vice-versa. É uma tendência à qual Portugal ainda estava alheio mas que chegou ao nosso país, alastrando uma tendência internacional que vai crescer ao longo do próximo ano. Isso requer análise de mercado, porque surgem sempre oportunidades, mas sobretudo porque queremos continuar a apoiar os nossos distribuidores nos seus objetivos de crescimento e rentabilidade.

Quais são as perspectivas para 2019? Vai haver novos investimentos?
Em 2019 temos planos para continuar a crescer com os nossos distribuidores, com novos produtos, introdução de novas referências e dinamização de alguns produtos menos conhecidos, devido à extensa gama que temos. Mas será também um ano em que vamos reforçar a nossa aposta na venda de lubrificantes e na rentabilização do negócio das oficinas e dos pontos de venda, sempre através da rede de distribuição tradicional com os nossos distribuidores. Temos programas para as oficinas como o Car Performance Plan, onde vamos reforçar a nossa aposta, já que as oficinas que já estão a aplicar este programa entendem o potencial de rentabilidade adicional do seu negócio do dia-a-dia, sem qualquer investimento adicional, seja financeiro ou em recursos humanos. Além disso, garantem um melhor serviço aos seus clientes. Mas vamos também reforçar a nossa comunicação digital, onde já temos presença nas principais plataformas, mas onde vamos trabalhar novos conceitos de comunicação, ao mesmo tempo que mantemos a nossa aposta nos meios de comunicação mais tradicionais. Iremos também continuar a investir num melhor serviço aos nossos clientes e começámos já com uma nova ampliação do armazém e com um serviço logístico mais eficaz. Mantemos ainda a aposta na decoração de diferentes espaços, alguns deles inovadores, como recentemente no Kartódromo do Montijo, agora powered by LIQUI MOLY. Esperamos também reforçar a nossa presença em segmentos como as motos, marine, veículos pesados, indústria, agricultura, jardim e bicicletas. O nosso plano de formação a clientes será também reforçado este ano, numa clara aposta na LIQUI MOLY Academy com a intervenção contínua de formadores que vêm da nossa sede, na Alemanha.

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