Ver todas

Back

“Em 2025, planeamos campanhas de promoção e incentivos personalizadas para os nossos distribuidores”, Eduardo Martí, UFI Filters

16 Janeiro, 2025

Eduardo Martí, da UFI Filters, fabricante de filtros auto, que comercializa as marcas UFI e Sofima no aftermarket Português, faz um balanço sobre a atividade da empresa em 2024, e revela alguns planos para 2025.

Quais foram os principais desafios enfrentados pelas vossas operações em 2024? Como os superaram?

Certamente, e resumindo bastante, como Grupo UFI a nível global enfrentámos três grandes desafios em 2024: Combate à contrafacção dos nossos produtos: Desde 1972, a UFI Filters tem-se empenhado na proteção dos seus produtos através do registo das marcas comerciais – UFI Filters e SOFIMA Filter – e das suas próprias patentes nos principais mercados mundiais. Até à data, a UFI registou mais de 280 títulos, entre patentes e modelos de utilidade. Este é o ponto de partida que permite à UFI colaborar com a CONVEY, uma das principais empresas italianas de Inteligência e Proteção de Direitos de Propriedade Intelectual na Internet, em atividades abrangentes de monitorização e proteção nas principais plataformas de comércio, sites e redes sociais a nível internacional. Além disso, a vigilância aduaneira foi intensificada, com formações específicas realizadas nas agências aduaneiras mais críticas, particularmente em produtos com maior incidência de falsificação. A monitorização contínua dos principais mercados online a nível mundial tem dado resultados significativos. Desde 2018, foram bloqueadas mais de 2,5 milhões de transações fraudulentas, evitando um potencial prejuízo de 5,4 milhões de euros, e eliminados mais de 10.000 anúncios comerciais ilícitos. O combate à contrafacção não se limita ao âmbito online. Nos últimos anos, a UFI Filters também levou a cabo investigações intensivas, especialmente na Turquia, resultando em várias inspeções e apreensões de produtos falsificados pelas autoridades locais, com o consequente início de processos criminais contra os responsáveis de empresas envolvidas na produção e comercialização de produtos automóveis contrafeitos. Estas ações permitiram à UFI Filters travar inúmeras atividades ilícitas e impedir que grandes quantidades de mercadorias falsificadas chegassem ao mercado. O compromisso do Grupo vai mais além, direcionando especial atenção aos retalhistas, distribuidores e a qualquer entidade que importe, exporte, venda ou comercialize produtos das marcas UFI e SOFIMA, com o objetivo de identificar e processar quem tenta inserir-se no mercado promovendo mercadorias falsificadas como se fossem originais; Logística global e aumento dos custos de matérias-primas e energia: A situação geopolítica atual impacta diretamente os custos energéticos, das matérias-primas e dos transportes, além de complicar a logística. Existe uma grande pressão na cadeia de abastecimento que afecta e pode continuar a afectar o fornecimento ao sector de pós-venda. Para enfrentar o aumento dos custos, realizámos um esforço interno significativo para absorver uma parte substancial dos aumentos provocados pela inflação, escassez e deslocalização das fontes de abastecimento habituais; 3. Sustentabilidade ambiental como prioridade-chave:
O Grupo UFI adotou várias medidas para reduzir a pegada de carbono e promover a ecoeficiência nas operações. Em particular, está comprometido com atividades de eficiência energética, incluindo análise e otimização de processos industriais, e implementação de soluções tecnologicamente avançadas nas unidades de produção com maior impacto no consumo energético. Este esforço resultou numa redução de 9,24% nas emissões de gases de efeito estufa de âmbito 1 entre 2022 e 2023. Adicionalmente, a proporção de resíduos reciclados subiu de 67% em 2021 para 75,2% em 2023, promovendo uma cultura empresarial de responsabilidade e sustentabilidade a longo prazo.

Como evoluiu o vosso negócio no mercado português em 2024?

O ano de 2024 foi muito positivo para nós em Portugal, com um crescimento acima da média do mercado. A estratégia para o mercado português manteve-se consistente nos últimos cinco anos: crescimento contínuo, trabalhando de forma próxima e sustentável com os nossos distribuidores, e respeitando profundamente a cadeia de distribuição. Para nós, é essencial que os nossos distribuidores nos vejam como parceiros tecnológicos em filtragem, e não apenas como fornecedores. Portugal é um mercado dinâmico, com uma cultura forte de marcas premium presentes no equipamento original (OE). Contudo, tal como em Espanha, o parque automóvel tem uma idade média elevada, acima da média europeia. Apesar de representar uma ameaça a curto prazo, este processo de renovação será uma oportunidade a médio prazo, dado que a UFI Filters é atualmente um fornecedor OE de referência para os principais fabricantes mundiais. Os produtos UFI Filters são reconhecidos pela sua qualidade, fruto de mais de 50 anos de experiência. O facto de sermos o fornecedor de sistemas de filtragem para nove em cada dez equipas de Fórmula 1 reforça o nosso compromisso com a inovação e excelência tecnológica.

Que tendências no pós-venda acredita que moldarão a atividade da vossa empresa em 2025?

A concentração da distribuição, com a evolução natural dos grandes grupos de compra internacionais (ITG). Margens de lucro sob pressão, com tendência a deteriorar-se ligeiramente. Logística global e cadeia de abastecimento continuam sob pressão devido à instabilidade geopolítica.

Que estratégias estão a planear para enfrentar os desafios e oportunidades do mercado?

Em 2025, planeamos campanhas de promoção e incentivos personalizadas para os nossos distribuidores. Continuaremos a fornecer materiais de marketing e formação técnico-comercial adaptados às necessidades de cada parceiro, reforçando a nossa posição como líderes em tecnologia de filtragem no mercado português.

PALAVRAS-CHAVE