Rocio Fernandez Palomar, Marketing Manager Iberia da Clarios, revela algumas novidades das baterias Varta para 2025, e faz um balanço da atividade da empresa em 2024.
Quais foram os principais desafios que enfrentaram na vossa operação durante o ano de 2024? De que forma os superaram?
O ano de 2024 ficou marcado pelo crescimento esperado das baterias para veículos Start-Stop. Neste sentido, tivemos de fazer face a uma procura crescente por parte de todos os canais de distribuição, tendo conseguido manter uma quota de mercado muito significativa no mercado português graças à colaboração de todos os nossos clientes diretos. Na Clarios, estamos preparados para este crescimento graças ao investimento de mais de 200 milhões de euros nas nossas fábricas europeias que produzem tecnologias EFB e AGM, e adaptámos os nossos centros de distribuição por toda a Europa.
Como evoluiu o vosso negócio no mercado português em 2024?
Este ano voltamos a crescer no mercado português face ao ano anterior. O nosso crescimento é sustentado e alinhado com os objetivos que a empresa estabelece para cada ano. Nos próximos anos não esperamos um crescimento exponencial, mas sim algum volume adicional, especialmente com a nossa marca VARTA, onde estamos a colocar todo o nosso foco. A principal mudança que vai acontecer, e que já estamos a assistir, é o aumento da procura de baterias Start-Stop, como já referi anteriormente. Algumas destas referências já ocupam posições no mix de vendas acima das baterias húmidas convencionais e acreditamos que até 2030 aproximadamente metade das nossas vendas serão provenientes destas novas tecnologias.
Quais as tendências no aftermarket que irão determinar a atividade da vossa empresa em 2025 (digitalização, eletrificação, sustentabilidade, falta de mão-de-obra,…)?
A eletrificação está presente, mas não está a crescer como antes. Para nós, na Clarios, a eletrificação é mais um passo em frente. Não nos baseamos numa tecnologia específica, analisamos as necessidades das primeiras equipas e, com base nelas, fornecemos as melhores soluções em cada caso. Do ponto de vista tecnológico, confiamos em poder oferecer suporte aos nossos clientes IAM com as melhores opções de baterias para satisfazer as necessidades cada vez mais exigentes do nosso mercado. Isto é evidenciado pelos nossos investimentos na tecnologia de iões de sódio, que estamos a desenvolver atualmente. A sustentabilidade é outro pilar fundamental para a Clarios. O nosso objetivo é fabricar as melhores baterias do mercado com o menor impacto ambiental possível. Para tal, utilizamos as melhores tecnologias atualmente disponíveis e produzimos eficientemente mais de 150 milhões de baterias em todo o mundo. Como líderes de mercado, estamos empenhados em reciclar todas as baterias que colocamos no mercado e, de facto, em conjunto com os restantes produtores, conseguimos isso. A bateria de chumbo-ácido é um dos produtos mais reciclados, com taxas de recuperação próximas dos 100% na Europa, o que a torna um ótimo exemplo de economia circular.
Que estratégias planeiam implementar este ano, para se adaptarem aos desafios e oportunidades atuais do mercado?
Em abril, iremos alterar o design de toda a nossa gama VARTA. O nosso objetivo é atualizar a nossa imagem, que foi definida durante mais de uma década pelas nossas gamas VARTA Silver, Blue e Black Dynamic. Estas gamas foram baseadas numa especificação elétrica e agora queremos focar-nos numa diferenciação tecnológica que tornará mais fácil identificar e escolher um produto para uma aplicação específica. Queremos adaptar-nos ao crescimento natural das novas tecnologias AGM e EFB, facilitando a identificação de cada uma delas. Para além do design, aproveitaremos a oportunidade para introduzir algumas melhorias no design do produto que o tornarão mais eficiente, bem como para introduzir algumas novas baterias na nossa gama.