Garantida a inscrição de 39 empresas estrangeiras, a cerca de dois meses da abertura da 6.ª edição do expoMECÂNICA – Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto, na EXPONOR – Feira Internacional do Porto de 3 a 5 de maio, a organização admite já estar na rota de ultrapassagem do melhor registo de participação de expositores internacionais no evento (45, em 2018). E o mesmo poderá acontecer com o índice de visitação de profissionais espanhóis, que na última mostra alcançou as 1.700 entradas (10% do total), aproximadamente.
Os visitantes do país vizinho na exposição constituem a quase totalidade dos estrangeiros que marcam presença, e o mesmo acontece com os agentes económicos: 62% do total da comitiva empresarial internacional entretanto inscrita vem de Espanha (24 empresas). De Itália são 12 expositores, ao passo que Alemanha, Holanda e Polónia contam com um cada. Para já.
O acontecimento conta com o envolvimento de várias entidades externas, como a Asociación Autónoma de Empresarios de Talleres de Reparaciones de Vehículos de la Provincia de Pontevedra (ATRA), a Asociación Provincial Reparación de Vehículos de La Coruña (APTCOR), a Asociación Provincial de Talleres de Reparación de Vehículos de Ourense (ATAVE), a Asociación Provincial de Reparación y Venta de Automóviles y Recambios – Lugo (APREVAR) e a Câmara de Comércio Italiana em Portugal.
Algumas delas estão a organizar excursões de profissionais ao expoMECÂNICA, a exemplo de várias empresas expositoras, como a Bosch ou a ATEC, entre outras.
«Está a aumentar o número das empresas espanholas que consideram estratégica a presença na mais representativa montra do pós-venda automóvel português e que fazem questão de participar no expoMECÂNICA», afirmou José Manuel Costa, diretor-geral da KiKai.
Os esforços tendentes à crescente internacionalização do Salão não se ficam por aqui. A KiKai tem na forja o lançamento de um “Programa Comprador”, baseado no modelo tradicional de encontro de negócios, com pré-agendamento de reuniões através do website. E conta ter o projeto de pé na edição de 2020.
Em ano de grandes eventos na Europa dirigidos ao setor, os indicadores de crescimento do Salão luso assumem ainda mais relevância. A subida de 5% em número de expositores delineada pela Organização «esticar-se-á, muito provavelmente, aos 11%», revela José Manuel Costa. O que significa que a feira deverá chegar aos 250 expositores. Confirmados ao dia de hoje estão 241 (um aumento de 7% face à edição recordista, no ano passado).
O certame voltou a melhorar no patamar quantitativo e, igualmente, no qualitativo. É que, pelas contas dos organizadores, cerca de 66% dos 50 mais representativos operadores económicos nacionais do setor, em volume de negócios, estarão presentes, englobando os segmentos de Peças e Sistemas, Tecnologias de Informação e Gestão, Estações de Serviço e Lavagem, Reparação e Manutenção, e Acessórios e Customização.
As novidades do expoMECÂNICA não se ficam por aqui. Depois de conhecidos os traços gerais de grande parte das iniciativas paralelas à feira – tais como os Jogos Mecânicos (dinamizados pela DPAI-ACAP), a Oficina 4.0 (Create Business), o expoTALKS – Ciclo de Conferências (Schaeffler), o Demotec – Espaço de Demonstrações (CEPRA), o Plateau TV (Jornal das Oficinas), o 15.º Encontro Nacional da Reparação e Manutenção Automóvel (ANECRA); e, ainda, três workshops da Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN) -, os últimos dias assistiram à entrada de outras atividades para o programa.
Uma delas será a convenção anual da Create Business, que espera reunir cerca de 900 empresários e profissionais das redes de distribuição (de peças e equipamentos) e de oficinas, para abordar o futuro do setor.
Em agenda está igualmente a 8.ª Mostra de Modelismo Estático Automóvel, organizada pela Model Factory 43. A iniciativa evidenciará o que de mais significativo foi construído em Portugal em termos de modelismo-auto estático. «A exposição será ampla e muito diversificada, nas mais diversas escalas e temas. Abordará o desporto motorizado (e não só) tanto no panorama internacional como no nacional, sendo que, nesta vertente, os pilotos portugueses serão merecedores de uma grande visibilidade, quer em termos de rallies como de velocidade. Em destaque estarão alguns modelos nunca vistos publicamente», refere a Model Factory 43.
A Motrio (marca francesa fornecedora de peças), por sua vez, organizará uma exposição fotográfica evocativa, complementarmente ao espaço que ocupará no expoMECÂNICA.
Credenciamento
A Organização do expoMECÂNICA reforça a necessidade de os visitantes procurarem fazer o credenciamento prévio online: «Evita-se filas de espera, otimiza-se o tempo da visita (para o que verdadeiramente interessa) e garante-se antecipadamente o acesso mais facilitado a informação (dado que a feira voltará a ter o sistema de “smart badge” em funcionamento). No final, o visitante recebe informação dos stands visitados e os expositores com os dados dos visitantes que passaram pelo seus espaços», explica José Manuel Costa.
Aftermarket automóvel
Segundo o Observatório de Comércio de Peças e Acessórios da Associação Automóvel de Portugal, o setor português do aftermarket automóvel independente gerou 1.578 milhões de euros em 2016 (último ano de análise), no quarto ano consecutivo de crescimento do negócio, após o mínimo de 2012. Depois do «recorde na taxa de crescimento de 2017, com 8,4%, ela não deverá chegar aos 5% nos próximos anos, apesar de continuar positiva», prognostica Joaquim Candeias, presidente da Divisão de Peças e Acessórios Independentes da ACAP.
De acordo com a secretária-geral da Associação Nacional do Ramo Automóvel, Nelly Valkanova, e de acordo com os dados contabilizados sobre o pós-venda automóvel, existem em Portugal neste momento cerca de 10 mil empresas ligadas diretamente à reparação (entre oficinas oficiais da marca, multimarca independentes, multimarca em rede e oficinas especializadas em vidros, chapa, pintura e pneus).