A Eni, a CNH Industrial e o Iveco Group estão a trabalhar em parceria para dinamizar iniciativas de desenvolvimento social em países de interesse comum nas áreas da agricultura, mobilidade sustentável e educação, contribuindo para as respetivas indústrias.
Concretamente, as partes irão concentrar-se no reforço da cadeia de valor no sector agrícola para promover a segurança alimentar, aumentar a eficiência da agricultura e o acesso dos agricultores ao mercado, nomeadamente através do desenvolvimento de soluções para uma logística mais sustentável e para a circulação de bens e de pessoas. Outro aspeto importante da parceria é a formação profissional para jovens adultos, estudantes e empreendedores, bem como a interação com as comunidades locais, através de uma abordagem baseada na escuta e no diálogo, e iniciativas adaptadas às necessidades locais específicas. A parceria permitirá a prestação de apoio social tangível através do investimento na criação de cursos de formação de elevada qualidade, alargando, assim, as oportunidades educativas para os jovens adultos com vista à sua entrada no mercado de trabalho.
“Este memorando de entendimento demonstra o papel fundamental do setor privado no financiamento do desenvolvimento, como salientado na Conferência das Nações Unidas de Adis Abeba, em 2015. Três empresas privadas e líderes de mercado estão a reunir a sua experiência e capacidades no desenvolvimento de projetos de cooperação, formação técnica e mecanização de modo a promover o acesso à educação e uma diversificação económica nas áreas relevantes, impulsionando a sustentabilidade na cadeia de abastecimento agrícola nos setores alimentar e energético”, afirmou Guido Brusco, Diretor Geral de Recursos Naturais da ENI.
“No ambiente operacional do presente, as iniciativas individuais nem sempre são suficientes para atingir, eficazmente, os objetivos de sustentabilidade definidos pela comunidade internacional. Na CNH Industrial queremos dar o nosso contributo para a identificação e desenvolvimento de soluções pioneiras e para o aumento das práticas agrícolas sustentáveis. Este é um setor que obtém a sua força da qualidade, produção, rastreabilidade e devido a ter laços próximos com a terra. É também profundamente impactado pelos desafios tecnológicos do nosso presente e futuro”, afirmou Carlo Lambro, Presidente da Marca New Holland Agriculture, uma marca da CNH Industrial. “A crise climática, a transição ecológica e a salvaguarda do ambiente são questões que exigem que empresas como a CNH Industrial liderem o caminho e demonstrem ser uma força motriz para enfrentar estes desafios. Graças a este acordo com a Eni e o Iveco Group, estamos confiantes de que podemos desenvolver, de forma eficiente e eficaz, as nossas atividades neste espaço de intervenção.”
“Novas soluções sustentáveis de transportes devem ajudar a alcançar metas de descarbonização e de proteção ambiental. Entretanto, é importante apoiar projetos de formação contínua que respondam aos novos desafios que toda a cadeia de produção enfrenta nos países onde operamos”, comentou Michele Ziosi, Vice-Presidente Sénior de Relações Institucionais & Sustentabilidade, Iveco Group. “O desafio da transição ecológica deve, também, trazer oportunidades para o crescimento económico e social. Vamos unir esforços com a Eni e a CNH Industrial para alavancar as experiências de cada um e prosseguir o nosso compromisso para com uma mobilidade acessível, inclusiva e sustentável.”
O Memorando de Entendimento não exclusivo irá resultar em oportunidades de colaboração genuína e inovadora para ajudar a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.