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EPS-P: Sistema fiável

8 Outubro, 2018

A direção hidráulica tem tido uma utilização muito frequente nos últimos anos, tanto em automóveis de pequena dimensão, como em monovolmes e furgões. 

A direção hidráulica trata-se de uma bomba mecânica que funciona em conjunto com a correia. Esta bomba mecânica faz circular o óleo dentro da caixa de direção, o que faz com que o volante fique mais leve para o condutor. É um sistema bastante seguro e fiável, mas tem alguns defeitos: quanto menor servo-assistência é necessária, mais oferece; tem sempre um consumo mínimo de energia; e se o capot do carro for pequeno, pode ser difícil colocar uma bomba ligada à correia. Surge assim a necessidade uma bomba acionada de forma elétrica, que ofereça servo-assistência, um consumo de energia proporcional ao esforço necessário e que possa ser colocada em qualquer parte do capot.

PRINCIPAIS PROBLEMAS

Devido ao atrito entre os vários componentes internos, podem desgastar-se alguns componentes, tais como: as escovas, sendo assim necessária a sua substituição; algumas partes do eixo do rotor, que em alguns casos pode ser recuperado, enquanto noutros deve ser substituído; devido a problemas com as juntas, a bomba pode encher-se com óleo ou água. Neste caso, além de mudar as juntas, é necessário verificar se as partes eletrónicas não sofreram danos; Por problemas de produção ou esforço excessivo, podem existir problemas nos transistores ou mosfets, nos sensor de efeito Hall ou em algumas soldaduras nos componentes elétricos. Substituir essas peças por componentes usados não é recomendado, porque também estarão enferrujados.

REPARAÇÃO

Para a reparação dos sensores, a EMMETEC oferece cursos gratuitos e assistência telefónica, por Skype ou Team Viewer; um catálogo completo com esquemas em papel e online; manuais para as oficinas para cada aplicação, em Inglês e Espanhol.

Fornece ainda todas as peças necessárias à reparação: retentores, o-rings, juntas especiais, placas de pressão e rotores da bomba, depósitos de óleo, sensores de efeito Hall, mosfets, transistores, chips de controlo de motor, chips da centralina, relés, EEPROMs, amplificadores operacionais, comparadores de tensão, reguladores de tensão, resistências, condensadores, cuarzos, diodos, interruptores analógicos, escovas, motores completos ou rotores soltos.Fornece também ferramentas para substituição das peças, tais como chaves especiais, video-zoom; ferramentas para analisar o funcionamento das peças, tais como: analisadores automáticos de transistores, diodos, resistências, condensadores, indutâncias, multímetros, osciloscópios; banco de testes automático Vinci Z-25105 específico para EPS-P, que permite realizar programas de teste específicos para cada EPS-P, memorizar os programas, os testes e reproduzi-los de forma automática, sem necesidade de um operador.

PALAVRAS-CHAVE