Ver todas

Back

Escola Profissional de Braga: Forte componente prática e ligação às empresas

9 Janeiro, 2026

O curso de Mecatrónica Automóvel da EPB prepara jovens para a profissão através do ensino de competências práticas e teóricas atualizadas.

Artigo publicado na edição n.º 121 da Revista Pós-Venda

Criada em 1989 com o apoio do Ministério da Educação e de instituições locais, como a Câmara Municipal de Braga, a Associação Industrial do Minho e a Associação Comercial de Braga, a EPB tem como missão principal qualificar jovens, promovendo a sua integração social, desenvolvimento pessoal e formação ética. “Com cerca de 500 alunos, a escola integra atualmente o grupo Rumos Education, beneficiando de sinergias nas áreas de gestão, marketing, recursos humanos, sistemas de informação e apoio jurídico, garantindo excelência pedagógica e institucional”, explicou à PÓS-VENDA José Esteves, Coordenador do curso de Mecatrónica Automóvel da EPB.

MECATRÓNICA AUTOMÓVEL – EPB:
EMPRESAS

➢ Duração: 3 anos (nível secundário profissional)
➢ Horário: 8h45 – 18h00, de segunda a sexta-feira
➢ Componente prática: 30% da carga letiva
➢ Formação prática: Oficinas equipadas com tecnologia moderna, com atualização de equipamentos no âmbito do PRR (elevadores, sistemas de travagem, alinhamento, manutenção AC, painéis didáticos eletrónicos)
➢ Estágios (FCT): 2.º e 3.º anos, em oficinas parceiras (Carclasse, M&Costas/VW/Audi, BMCar, Confiauto, StockCar, GSVI / DAF, MAN, Volkswagen, Ethos, NBS Motors/IVECO)
➢ Certificação: Ensino secundário + Qualificação profissional nível IV
➢ Saídas profissionais: Técnicos de mecânica e mecatrónica de veículos ligeiros e pesados, manutenção automóvel em oficinas e concessionários
➢ Taxa de empregabilidade: 83% integração no mercado de trabalho / 17% prosseguimento para Ensino Superior (2021/2024)

Embora a EPB não ofereça formação personalizada para empresas, está aberta a colaborações em projetos educativos ou atividades pontuais em parceria com o setor automóvel. Além da formação nas instalações da escola, os alunos participam em atividades externas, visitas a oficinas e projetos em colaboração com empresas, por forma a garantir o contacto direto com o mercado real.

Mecatrónica automóvel

Para o setor automóvel, a EPB oferece o curso profissional de Técnico de Mecatrónica Automóvel. “Este curso combina conhecimentos de mecânica tradicional com eletrónica e automação aplicados ao universo automóvel, incluindo veículos elétricos e híbridos. O objetivo é capacitar os alunos para diagnosticar, reparar e manter veículos modernos, refletindo as tendências atuais do mercado e promovendo inovação tecnológica. O curso é centrado em desenvolver competências técnicas atualizadas, com forte incidência na prática e inovação tecnológica. Com forte ligação a empresas, estágios garantidos e dupla certificação, forma técnicos capazes de responder aos desafios da indústria”, avança José Esteves. A equipa docente é multidisciplinar: professores da área sociocultural e científica, como matemática, português, inglês, física e química, e educação física, combinam-se com especialistas em mecânica, mecatrónica e eletrónica automóvel, todos certificados e com experiência prática na indústria. A componente prática do curso corresponde a cerca de 30% da carga letiva total. “Esta dimensão tem como objetivo proporcionar aos alunos a oportunidade de trabalhar em oficinas devidamente equipadas, recriando contextos reais de diagnóstico e intervenção em veículos”, explica o responsável da EPB.

Oficinas

A formação teórica e prática decorre principalmente nas instalações da escola, que dispõe de oficinas totalmente equipadas, com três oficinas dedicadas, em processo de modernização para acompanhar a evolução dos veículos a combustão, elétricos e híbridos”, explica José Esteves, que adianta que, no âmbito do plano anual de atividades do curso, é habitual a realização de atividades externas em colaboração com empresas do setor, como visitas a oficinas, feiras ou projetos em parceria. A EPB viu recentemente aprovado um novo Centro Tecnológico Especializado Industrial, que trará benefícios significativos ao curso de Mecatrónica Automóvel. Já foram adquiridos equipamentos modernos como elevadores para veículos, equipamento de alinhamento, manutenção de AC, sistemas de travagem, ferramentas específicas, painéis didáticos eletrónicos para estudo dos diferentes sistemas dos automóveis e outros recursos técnicos”.

Estágios

Os estágios são integralmente realizados nas oficinas parceiras, no 2.º e 3.º anos do curso. “A EPB mantém uma rede estável e confiável de parceiros, que inclui desde oficinas autorizadas por marcas internacionais a oficinas independentes na região de Braga. Entre os nomes destacados estão a Carclasse, M&Costas/VW/Audi, BMCar, Confiauto, StockCar, GSVI / DAF, MAN, Volkswagen, Ethos, NBS Motors/IVECO e outras oficinas conceituadas da região, que se comprometem com a formação e acompanhamento dos estagiários”, refere José Esteves, que explica ainda que a escolha dos locais de estágio é realizada com base nas preferências manifestadas pelos alunos, que apresentam as suas opções ao coordenador do curso a partir de uma lista de empresas parceiras. O coordenador analisa o perfil e as expectativas de cada aluno, e coordena com as necessidades e requisitos técnicos das entidades acolhedoras. Além disso, os alunos podem propor outras empresas não incluídas na lista, as quais são avaliadas para possível inclusão mediante assinatura de um protocolo de cooperação, caso a empresa aceite os termos e se reúnam as condições necessárias para a formação prática do aluno. “É importante referir que, todos os anos, recebemos mais solicitações de estágios por parte das empresas do que aqueles a que conseguimos dar resposta, já que o número de alunos em formação é inferior às necessidades expressas pelas entidades parceiras”.

Saídas profissionais

As saídas profissionais do curso de Mecatrónica Automóvel da EPB incluem funções em oficinas mecânicas, concessionários e empresas de manutenção automóvel, tanto de veículos ligeiros como pesados. “A taxa de empregabilidade dos diplomados do ciclo 2021/2024 é de 83%, enquanto 17% prosseguiram para o Ensino Superior, refletindo uma taxa global de sucesso de 100% considerando a metodologia EQAVET. Muitos alunos recebem ofertas de trabalho diretamente no final do estágio, comprovando a qualidade da formação e a satisfação das empresas parceiras”, conclui José Esteves.

PALAVRAS-CHAVE