O Curso Profissional de Mecatrónica Automóvel da Escola Profissional de Gaia pretende dotar os futuros profissionais de competências técnicas de diagnóstico, reparação de sistemas mecânicos, elétricos e eletrónicos, com foco na componente prática.
A Escola Profissional de Gaia disponibiliza equipamentos e tecnologias recentes, as- sim como espaços de apoio diversificados para os vários cursos profissionais que promove. Para o setor automóvel, a escola disponibi- liza atualmente os cursos profissionais de Mecatrónica Automóvel, Eletrónica, Automação e Computadores, Mecatrónica e Maquinação / Programação CNC, de nível IV da União Europeia. “A Escola Profissional de Gaia dispõe de instalações próprias criadas e destinadas exclusiva- mente ao processo de educação e formação dos nossos alunos, possuindo equipamentos e recursos materiais e humanos capazes de satisfazer as expectativas dos nossos stakeholders, ou seja, intervenientes inter- nos e externos, tais como os nossos alunos e respetivos Encarregados de Educação e respetivos parceiros empresariais, seja ao nível do processo de Formação em Contexto de Trabalho seja ao nível do in- gresso no mercado de trabalho”, explicou à REVISTA PÓS-VENDA Gina Fernandes, Diretora Pedagógica na Escola Profissional de Gaia.
“O Ensino Profissional, sendo uma modalidade do Ensino Secundário, é atualmente a preferência de cerca de 50% dos jovens que terminam o Ensino Básico. Esta modalidade de ensino apresenta-se cada vez mais como uma oportunidade de excelência para alcançar objetivos mais elevados, permitindo uma dupla certificação de nível IV do Quadro Nacional e Europeu de Qualificações e, paralelamente, a obtenção do 12.º ano de escolaridade, permitindo, por isso, o Prosseguimento de Estudos, seja ao nível do ingresso num Curso Técnico Superior Profissional, seja ao nível do ingresso num curso inerente ao ciclo de estudos superiores. A frequência de um Curso Profissional proporciona o desenvolvimento de competências pes- soais e sociais, facultando-lhes a oportunidade de adquirirem uma experiência profissional antes do término do Ensino Secundário, nomeadamente durante o estágio curricular”.
ESTÁGIOS
Os Cursos Profissionais organizam-se em quatro Componentes de Formação, verificando-se um volume de formação prática superior a 50%, totalizando mais de 1500 horas de formação técnica, nas quais se integram a Componente de Formação Tecnológica e a Formação em Contexto de Trabalho. O processo de edu- cação e formação desenvolvido na Escola Profissional de Gaia assenta numa forte articulação entre os diferentes parceiros com os quais foram celebrados diversos protocolos de colaboração e cooperação. “Para além disso, a celebração constante de protocolos entre a Escola e empresas e entidades parceiras propicia o desen- volvimento, a monitorização, a avaliação e melhoria contínua da eficiência e da eficácia da oferta educativa e formati- va da Escola Profissional de Gaia. As entidades acolhedoras da Formação em Contexto de Trabalho, ou seja, o estágio curricular que ocorre em contexto real de trabalho, são empresas com as quais a Escola Profissional de Gaia estabelece um Protocolo de Colaboração para o efeito, estando a distribuição dos alunos pelos diversos parceiros a cargo do Diretor de Curso, em articulação com o Diretor de Turma, baseando-se em critérios de seleção definidos para o fim a que se destinam”, indica Gina Fernandes.
FORMADORES
Os professores e formadores dos cursos profissionais ligados ao setor automóvel na Escola Profissional de Gaia são profissionais qualificados, dotados de habilitações e competências técnicas, tecnológicas e pedagógicas. Além disso, a equipa peda- gógica é constituída maioritariamente por profissionais a exercerem uma profissão regulamentada e diretamente relacionada com o curso profissional no qual ministram as disciplinas ou Unidades de Formação de Curta Duração que integram a Componente de Formação Tecnológica de cada curso. EMPREGABILIDADE Gina Fernandes explica que “os cursos de Mecatrónica Automóvel, Eletrónica e Computadores, Mecatrónica e Maquinação / Programação CNC inserem-se num qua- dro muito favorável à empregabilidade, chegando, por vezes, a atingir uma taxa máxima de 100%, uma vez que a componente de formação tecnológica incide nas áreas profissionais nas quais existe ainda muita falta de recursos humanos devida- mente qualificados. Os Cursos Profissionais ministrados na Escola Profissional de Gaia permitem em simultâneo o prossegui- mento de estudos de nível superior e o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão que requer o desempenho de tarefas altamente qualifi- cadas, nos quais se verifica uma alta taxa de empregabilidade”.
Escola Profissional de Gaia
Vila Nova de Gaia
223 747 160
epg@epg.p
Artigo publicado na REVISTA PÓS-VENDA 94, de julho de 2023. Consulte aqui a edição.