Revista Pós-Venda
FormaçãoNotíciasEscola Profissional de Ourém: Dar respostas ao mercado
Escola Profissional de Ourém

Escola Profissional de Ourém: Dar respostas ao mercado

por

Com uma visão de “Escola Oficina”, a Escola Profissional de Ourém oferece cursos profissionais com elevada componente tecnológica e prática.

TEXTO NÁDIA CONCEIÇÃO

A Escola Profissional de Ourém foi fundada em 1990 e é atualmente detida pela Insignare – Associação de Ensino e Formação. Com uma filosofia de “Escola Oficina”, a EPO oferece cursos com grande componente tecnológica, nomeadamente o curso profissional de Mecatrónica Automóvel, “uma variante da Manutenção Industrial, que tem uma qualidade de formação reconhecida, pela facilidade com que os seus alunos integram o mercado de trabalho”, explica Carina João Oliveira, Directora-Executiva da Insignare.

“Para tal, tem contribuído o enriquecimento profissional do curso, facilitado pela escolha criteriosa dos locais de estágio por parte da escola, assim como pelo desenvolvimento de atividades diversificadas, a par com um ensino de carácter essencialmente prático”.

A faixa etária dos alunos que ingressam neste curso situa-se entre os 15 e os 18 anos de idade, e os docentes da EPO dividem-se entre quadros da escola e formadores contratados e certificados, “sempre com a preferência pelos que trabalham no setor, para melhor se fazer a ponte entre as competências desenvolvidas na escola e as exigidas a estes técnicos no mercado de trabalho”. São também convidados, com frequência, profissionais do setor para darem o seu contributo em conferências, para o enriquecimento das capacidades técnicas dos alunos. A Escola Profissional de Ourém recorre também a visitas de estudo a empresas nacionais ou regionais, por forma a facultar aos alunos exemplos específicos dos conhecimentos adquiridos durante a formação teórica.

Instalações

Com uma área de cerca de 180 m2, a oficina de mecatrónica automóvel está devidamente apetrechada: para além de dois automóveis exclusivos para formação, tem também um vasto conjunto de equipamentos, tais como maquetes de motores de injecção electrónica a diesel e a gasolina, painel de instrumentos de sistemas de iluminação automóvel, sistema para o estudo de ar condicionado, gruas, elevadores, macacos, kit´s de ferramentas, estetoscópio de mecânica, aparelhos de focar faróis, desmontar pneus, equilibrar rodas, sistemas de refrigeração e estroboscópio de led.

EPO

Estágios

A escola pretende que os alunos tenham o máximo de horas práticas possível. “Tentamos também dar o máximo que conseguimos de formação em contexto de trabalho, ou seja, seis meses de estágio ao longo dos três anos do curso. Uma grande 39mais-valia é também a possibilidade de realização de estágios no estrangeiro ao abrigo do Programa Erasmus+”. Em Portugal, os estágios são realizados em empresas do setor automóvel, essencialmente oficinas, mas também em centros de inspeção e empresas de retalho.
A taxa de empregabilidade dos cursos da Escola Profissional de Ourém situa-se, atualmente, nos 61,5%, sendo que 23% dos alunos prosseguem os seus estudos.

Futuro

Carina João Oliveira indica que está nos planos da EPO continuar a apostar nos cursos especializados nas áreas técnicas, num futuro próximo. “Estamos a dotar os nossos jovens de ferramentas de futuro e de conseguir também interligar isso com as necessidades do mercado nestas áreas. O “saber-fazer” das escolas profissionais constitui a rede forte de profissionais qualificados para as PME”, diz.

“Queremos apostar também na inovação e por isso estamos a trabalhar num Plano de Empreendedorismo e Inovação para os nossos alunos, que lhes complemente a formação que já oferecemos”, acrescenta. “Um mundo em mudança irá obrigar a trabalhadores valiosos, com grandes conhecimentos técnicos e capacidade de saber-fazer, aptos a resolver problemas dos seus clientes e de acompanhar as necessidades da empresa”.

Técnico de Manutenção Industrial – Variante Mecatrónica Automóvel

Saídas profissionais: Oficinas, centros de inspeção automóvel, empresas de retalho de automóveis novos e usados, etc.
Horário: 9h – 18h
Equivalência ao ensino secundário e certificação profissional de nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações.

Formação para empresas
A EPO está disponível para dar formação personalizada, à medida de um cliente específico?

“É uma das nossas matrizes, dar respostas ao mercado. A Insignare tem um departamento específico para esse tipo de necessidade personalizada, ao qual chamamos Departamento de Formação e Emprego, que pode desenvolver cursos à medida especifica de quem nos procura, mais vocacionado para a formação já na vida profissional ativa, sejam oficinas ou outras empresas”.

Escola Profissional de Ourém
Carina Oliveira
249 545 721
carina.oliveira@insignare.pt
www.insignare.pt/pt/1072/epo/

Nº de visitas: 118 ~ Visto Hoje: 1

Deixe uma resposta

Contactos

Rua do Sol, 8-A, Vila Fria, 2740-166 Porto Salvo

+351 21 806 89 49

geral@posvenda.pt

siga-nos

Voltar para Topo
Shares
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com