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Escola Secundária Felismina Alcântara: Devidamente equipada

30 Janeiro, 2020

O Curso Profissional de Técnico de Mecatrónica Automóvel da ESFA tem uma grande componente prática, para melhor preparar os alunos para a vida profissional.

TEXTO NÁDIA CONCEIÇÃO

A Escola Secundária Felismina Alcântara é a escola sede do Agrupamento de Escolas de Mangualde. No caso do setor automóvel, disponibiliza o Curso Profissional de Técnico de Mecatrónica Automóvel – Área de formação do Catálogo Nacional de Qualificações: 525 – Construção e Reparação de Veículos a Motor. “Os nossos formadores pertencem ao quadro docente e têm vários anos de experiência neste tipo de ensino. Esporadicamente, a ESFA recorre à contratação de técnicos especializados, para colmatar necessidades pontuais”, indica Júlio Costa, Coordenador de C.P.T. Mecatrónica Automóvel. Segundo o responsável, o que destaca a ESFA das restantes escolas com este curso “é a capacidade de proporcionarmos aos formandos uma componente prática constante ao longo do curso, num ambiente oficinal adequado”. A percentagem de componente prática do Curso Profissional de Técnico de Mecatrónica Automóvel situa-se nos 37%, repartidos pelos três anos de formação, incluindo o estágio. Os alunos que procuram o Curso Profissional de Técnico de Mecatrónica Automóvel têm entre 15 e 18 anos, com o 9.º ano de escolaridade ou equivalente. “São jovens que procuram um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho. Muitos não excluem a hipótese de, mais tarde, prosseguirem estudos superiores”.

MEIOS TÉCNICOS
A formação é quase na íntegra desenvolvida na ESFA. Pontualmente, é deslocada para instalações de empresas com quem a escola tem parcerias. A escola tem um pavilhão oficinal de mecanotecnia onde, para além das ferramentas manuais usadas pelo técnico de mecatrónica, existe um elevador de colunas com capacidade de 2500 Kg, uma fossa auto, macacos hidráulicos, macaco de fossa, grua hidráulica, equipamento pneumático diverso, equipamento de soldadura MMA, MIG, TIG e oxiacetilénica, equipamento para diagnóstico e reparação de sistemas de carga e arranque, equipamento de teste de compressão dos cilindros dos motores a gasolina e a diesel, equipamento de análise de gases de escape e equipamento de diagnóstico automóvel via OBDII, entre outros. A escola possui um gabinete para testes de motores de combustão interna, com o respetivo sistema de ventilação forçada do ar ambiente. Possui ainda equipamento com capacidade para retificar cabeças de motor e retificação de sedes de válvulas, além de tornos mecânicos e fresadoras. “Para treino dos formandos, a ESFA disponibiliza também vários veículos: um Peugeot 205 transformado, um Fiat Punto de injeção monoponto a gasolina, um Citroën Xsara injeção multiponto a gasolina e tomada OBDII e um furgão Citroën Berlingo diesel common rail, para além de motores a gasolina e a diesel e caixas de velocidade manuais”.

ESTÁGIO
Os alunos do curso profissional de técnico de mecatrónica automóvel cumprem 630 horas de formação em contexto de trabalho, repartidas pelo 11.º e 12.º ano, em empresas com quem a ESFA estabelece parcerias. “Muitos dos alunos acabam por ficar a trabalhar nessas empresas. A grande maioria dos estágios é feita em pequenas oficinas da zona onde se insere a escola. “Alguns alunos já passaram pela Scania Portugal, pela ACMan, pela Auto Sertório e pela AnaliDiesel, em Viseu, e também pela Patinter e pela TLI, em Mangualde; ”. A distribuição dos alunos pelas entidades de acolhimento para o estágio obedece ao perfil de cada aluno, mas também ao local de residência.

FORMAÇÃO A EMPRESAS
A ESFA tem capacidade para dar formação à medida de um cliente específico, tal como indica Júlio Costa: “Estamos sempre disponíveis para estabelecer protocolos com entidades que tenham interesse. A escola possui um regulamento próprio sobre a utilização das suas instalações técnicas e equipamentos, mediante aluguer”.

Qual o futuro da formação no setor automóvel em Portugal?
Júlio Costa – Coordenador de C.P.T. Mecatrónica Automóvel
“O paradigma da motorização automóvel está a mudar. Qual será a próxima fonte de energia que, sem comprometer a autonomia do automóvel, será mais amiga do ambiente? O futuro da formação passa por formar técnicos mecatrónicos para as tecnologias que se aproximam, esse é o desafio”.

Curso Técnico de Mecatrónica Automóvel
Duração 3 anos. Formação sociocultural 1000 horas, científica 500 horas, técnica 1100 horas + 630 horas de estágio.
Regime Diurno
Certificação Diploma de conclusão do ensino secundário e Certificado de Qualificação Profissional de Técnico Intermédio, nível 4.

ESFA
Mangualde
Júlio Costa
232 620 110
diretor@esfa.pt
www.escolasdemangualde.pt

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 44, de maio de 2019. Consulte aqui a edição.

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