O português Vitor Pereira (JLS Transportes) termina em 3º lugar a competição internacional organizada pela Renault Trucks e que este ano teve lugar em Portugal.
No passado dia 7 de outubro, 37 condutores de 20 países disputaram em Lisboa a final internacional da competição de condução económica Optifuel Challenge 2015, organizada pela Renault Trucks. José Ramón Jano Gago, condutor e responsável da transportadora espanhola Janocargo, foi o vencedor desta terceira edição, à frente do lituano Vytautas Luotè, da Stella Nova e de Vitor Pereira, da portuguesa JLS. Os 37 condutores aceitaram o desafio de eco-condução e condução económica ao volante de um camião Renault Trucks T, eleito Camião Internacional do Ano 2015.
José Ramón Jano Gago, condutor e responsável da Janocargo, uma empresa de transportes espanhola, venceu o título de Melhor Eco-Condutor de 2015. “Não conduzo na minha empresa todos os dias”, explica. “Mas apesar de toda a minha preparação cuidadosa, estava muito nervoso, principalmente porque o percurso utilizado para os testes era extremamente técnico. Estou muito satisfeito com este resultado e penso que os meus condutores terão orgulho em mim”. José Ramón Jano Gago está diariamente atento ao custo-eficiência dos seus veículos: “Sempre que compro um novo veículo, eu próprio testo o seu desempenho relativamente ao consumo e certifico-me de que sejam dadas instruções de condução económica a todos os novos condutores integrados na empresa.” A frota da Janocargo é composta por 22 veículos, 17 dos quais são Renault Trucks. Para além disso, José Ramón Jano Gago recebeu recentemente quatro veículos Renault Trucks T. “Aprecio as qualidades técnicas destes veículos,” acrescenta. “Principalmente todas as tecnologias que possuem a bordo para reduzir ainda mais o consumo de combustível. Além disso, estou sempre muito atento ao conforto dos meus condutores e estou muito satisfeito com aquilo que os Renault Trucks T proporcionam nessa matéria.” José Ramón Jano Gago ganhou um vale de compras no valor de €8.000, que será utilizado numa loja à sua escolha. Ao mesmo tempo, a empresa Janocargo obtém um ano de aluguer de um Renault Trucks Optifuel, com serviço completo.
Vytautas Luotè, condutor lituano que representa a empresa Stella Nova, ficou classificado em segundo lugar. “Fiquei muito satisfeito com o meu resultado, uma vez que o percurso era muito técnico, com curvas, rotundas e uma superfície ondulada”. Eleito o melhor condutor de uma equipa de 18 – todos eles preparados em condução económica, Vytautas Luotè possui seis anos de experiência num Renault Magnum e, no último ano, tem conduzido um Renault Trucks T. “Aprecio as opções de segurança oferecidas pelo Renault Trucks T, o Optiroll e o Soft Cruise Control,” explica. “Também considero o isolamento da cabina absolutamente incrível, proporcionando-me diariamente um verdadeiro conforto na condução.”
A frota da empresa, de 12 camiões, é composta inteiramente por veículos Renault Trucks. A Stella Nova adquiriu recentemente 4 modelos Renault Trucks T High. Vytautas Luotè obteve um vale de compras de €2.000 para gastar numa loja à sua escolha, tendo ainda conseguido para a sua empresa €3.000 em vale para compras da Renault Trucks.
O terceiro lugar foi para o condutor português Vítor Pereira, pertencente à empresa de transportes portuguesa JLS. “Participei porque queria demonstrar aquilo de que era capaz no que diz respeito à condução e estou muito satisfeito com o meu resultado,” explica. “A instrução em condução económica é muito importante para a nossa empresa; cada um dos nossos 250 condutores tem sido submetido a esse treino.”
A empresa tem, neste momento, 5 Renault Trucks T na sua frota, que Vítor Pereira tanto aprecia conduzir: “Sinto-me particularmente confortável a utilizar o Optiroll e a cabina… é extraordinariamente agradável!” Vítor Pereira ganhou um vale de compras de €1.000 para utilizar numa loja à sua escolha bem como €2.000 em vale de compras da Renault Trucks para a empresa.
A competição englobava duas fases: na primeira, os finalistas tiveram de responder a um questionário concebido para testar os seus conhecimentos sobre condução económica. Posteriormente, tiveram de seguir um trajeto em estrada aberta, durante cerca de 40 minutos, ao volante de um camião Renault Trucks T Optifuel. Esta oferta combina um veículo que beneficia das últimas tecnologias com uma oferta de serviços dedicados: a instrução de condução Optifuel Training, desenvolvida pela Renault Trucks com o software de monitorização do modo de condução Optifuel Infomax, para monitorizar e analisar o desempenho dos condutores.
Esta fase de condução, que representa 90% do resultado final, avalia os condutores relativamente ao seu desempenho na condução, velocidade no trajeto e consumo de combustível. Todos estes dados são em seguida avaliados, em grande parte com base na informação fornecida pelo Optifuel Infomax. Terminada esta fase, cada finalista debateu a questão da poupança de combustível e da condução económica com um especialista da Renault Trucks, de modo a proporcionar uma perspetiva mais abrangente da sua abordagem à condução.
Números mais importantes da edição de 2015:
- 37 finalistas
- 20 países
- 214 empresas e 9.000 condutores participaram nas fases de seleção regional e nacional.
- 470 dias de competição
- 2.000 horas de condução
Lista de países que participaram nas finais nacionais do Optifuel Challenge 2015:
Alemanha, Bélgica, Bulgária, Eslováquia, Espanha, França, Grã-Bretanha, Hungria, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Marrocos, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Rússia, Suíça, Tunísia e Turquia.
Mais informações em www.renault-trucks.pt