No Fórum ACAP / DPAI, “O Próximo Aftermarket” Álvaro de la Cruz, diretor de comunicação da FIGIEFA, falou dos novos desafios que o setor do aftermarket vai enfrentar do ponto de vista legislativo.
Depois de uma apresentação da FIGIEFA, Álvaro de La Cruz, abordou os esforços que esta associação está a fazer para que exista uma lei europeia, comum a todos os países, que proteja a propriedade industrial relativa às peças visíveis.
O novo MBVER, que Álvaro de La Cruz considerou como a “peça legislativa mais importante do setor do aftermarket”, que estava para terminar em maio de 2023, foi prolongado “graças à ação da FIGIEFA” até 2028. Desta forma, o acesso ao comércio de peças sobressalentes, originais e de qualidade equivalente, o acesso à informação e o direito à assistência e reparação no mercado independente durante o período de garantia estão garantidos até 2028, mas “temos que começar a trabalhar para o pós 2028, pois cinco anos passarão muito rápido”, disse Álvaro de La Cruz.
O responsável da FIGIEFA falou ainda da digitalização e do acesso a dados. A FIGIEFA está a preparar uma proposta, em que “em que todos os pontos de acesso do veículo seja acessíveis para o aftertermarket, o acesso ao interface pessoa / máquina, proteger o acesso ao OBD, o acesso à informação inicial do veículo, a dados standardizados de todas as marcas, à transparência dos dados de todo o automóvel e ainda ao acesso a dados, funções e recursos do automóveis”.
Neste painel foram ainda abordados os temas da cibersegurança e da sustentabilidade no setor do aftermarket, bem como as iniciativas que a FIGIEFA está a ter para ajudar as empresas do setor nesta fase de transição para novas realidades.