O curso de Tecnologia Automóvel da ESTGV foca-se na componente técnica e na experiência adquirida pelos alunos durante os estágios, por forma a prepará-los para os desafios do futuro.
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu é uma unidade orgânica de ensino e de investigação integrada no Instituto Politécnico de Viseu. “A ESTGV rege-se por padrões de qualidade que asseguram formação adequada às necessidades da comunidade em que se insere e, neste sentido, o departamento de EMGI (Engenharia Mecânica e Gestão Industrial) da ESTGV disponibiliza o Curso Técnico Superior Profissional em Tecnologia Automóvel e a licenciatura em Engenharia Mecânica, explica Paulo Vaz, Diretor do Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial da ESTGV. “A percentagem de componente prática do curso de Tecnologia Automóvel é de 74%, com 520 horas de aplicação e 600 horas de formação em contexto de trabalho”. O responsável indica que os alunos do CTeSP em Tecnologia Automóvel, “embora não sejam profissionais do setor, um número razoável de alunos já vem com experiência
de trabalho em oficinas do ramo automóvel. Estes alunos têm vontade de iniciar uma nova fase no seu percurso académico e embora um crescente número mostre vontade de ingressar mais tarde numa licenciatura, a maior parte pretende encontrar uma posição no mundo do trabalho”.
Meios técnicos
O espaço oficinal está equipado com os meio técnicos para as atividades de manutenção e reparação de veículos, com equipamentos próprios, e todas as operações típicas de uma oficina mecânica (torno, fresa, soldadura, etc.). Além disso, “através de um protocolo estabelecido com a empresa multinacional Bosch, existe um centro de diagnóstico e eletrónica auto totalmente equipado”, indica Paulo Vaz. Estágio Os alunos do curso de Tecnologia Automóvel terminam o curso com a realização de um estágio em oficinas de marca, especializadas ou multimarca.
“Os estágios realizam-se, essencialmente, em empresas da indústria automóvel, fabrico e montagem automóvel e produção de componentes e empresas da área de manutenção e assistência pós-venda para ramo automóvel. Alguns alunos também estagiam em indústrias do setor automóvel, quer na montagem automóvel quer na produção de componentes. Os nomes de algumas das empresas onde os estágios são realizados são: PSA, Tojaltec, Eberspaecher, Huf, F.Ramada, Gestamp, Novaris, AMSport, Lemos&irmãos, Finiclass, Gavis, Auto-Sertório, MAN e muitas mais. A escolha é feita por proposta do coordenador de estágios mediante a lista de empresas que têm protocolo com a ESTGV para o curso de Tecnologia Automóvel. Há ainda a possibilidade de sugestão, por parte dos alunos, sendo nestes casos, feita uma avaliação da empresa proposta”.
Com uma taxa de empregabilidade de 100%, a maioria dos alunos prossegue a sua carreira nas empresas onde estagiou ou segue para o Ensino Superior. “As saídas profissionais vão desde reparação geral, mecânica auto, pintura e eletrónica e diagnóstico, manutenção e produção industrial, etc.”, refere Paulo Vaz, que lembra que “este curso não é uma repetição dos cursos de nível quatro, de equivalência ao ensino secundário, é um curso de ensino superior politécnico e como tal um curso profissionalizante, que tem como objetivo final dotar os nossos diplomados de ferramentas e conhecimentos que os permitam construir uma carreira em evolução permanente. Nós queremos ser o seu melhor ponto de partida”.
Diferenciação
Para Paulo Vaz, Diretor do Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial da ESTGV, os aspetos que diferenciam a oferta formativa da ESTGV são:
– A qualidade do ensino ministrado, devido
à experiência e qualificação dos formadores;
– A extensão e abrangência das instalações
e recursos disponíveis;
– Uma ótima relação de parceria e proximidade com as empresas parceiras, o que permite o permanente ajuste à realidade empresarial e industrial da região;
– O acompanhamento das dinâmicas e alterações que estão a acontecer na Europa na área da formação do setor automóvel, estando a ESTGV envolvida, ao ser um dos parceiros Portugueses do projecto Europeu – Drives – Development and Research on Innovative Vocational Skills, que tem com objectivo definir as competências e aptidões requeridas no futuro do ramo automóvel na Europa na próxima década.
Paulo Vaz, Diretor do Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial da ESTGV
Como avalia a formação neste setor em Portugal?
Em Portugal, a oferta formativa é reconhecida pelos parceiros Europeus como de grande nível e assenta na promoção e valorização profissional do setor da reparação automóvel e serviços e indústrias conexas e que tem permitido a elevação dos níveis de qualificação de jovens e adultos, e a certificação profissional dos profissionais do setor automóvel.
Qual o futuro da formação no setor automóvel em Portugal?
O futuro da formação no setor automóvel em Portugal deverá acompanhar as tendências em curso em termos de digitalização, carros elétricos, evolução das baterias, desenho assistido por computador (CAD), automação dos processos de produção (manufatura inteligente e indústria 4.0) e a mobilidade inteligente, que trarão mudanças estruturais significativas para as empresas do setor automóvel e os requisitos de qualificação da mão de obra.
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Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 72 de setembro de 2021. Consulte aqui a edição.