Na edição de 2017 do IAA em Frankfurt, a Mann + Hummel comemora o lançamento mundial do primeiro coletor de admissão com um intercooler totalmente integrado. O sistema distribui uniformemente a temperatura e é capaz de suportar as cargas mais elevadas.
Um intercooler mais constante e uma redução das emissões de CO2 até 3% são as vantagens do intercooler indireto, que são convincentes para cada vez mais fabricantes de veículos. Em comparação com o intercooler direto, um volume de ar de carga reduzida e uma acumulação mais rápida de pressão de aumento melhoram a resposta do motor. A Mann + Hummel, especialista em filtragem, elevou a tecnologia a um nível superior. No 2017 Frankfurt Motor Show, a empresa irá celebrar a estreia mundial do primeiro coletor de admissão com um intercooler totalmente integrado.
Integração total versus conceito autónomo
O novo sistema aproveita todas as vantagens do arrefecimento por ar de carga indireta e requer um menor número de componentes em comparação com conceitos autónomos que funcionam com componentes separados para o intercooler e o coletor de admissão. Isso reduz o número de interfaces e os custos de para os fabricantes. Além disso, uma menor queda de pressão e o menor volume de ar de carga servem para melhorar a resposta do motor.
Unidade completa versus unidades montadas
Com a integração total, o cooler é completamente fechado pelos reservatórios do coletor de admissão. Isso dá ao sistema inteiro uma maior estabilidade em comparação com soluções montadas. O sistema permite uma excelente distribuição da temperatura com uma diferença de temperatura máxima de dois graus Kelvin sobre os seis cilindros. Neste processo, todo o sistema deve suportar altas diferenças de temperatura entre as entradas de ar e as saídas de ar de até 90 graus Kelvin.
Vedante com dois componentes
O vedante que consiste em dois componentes entre o refrigerador e as coberturas do coletor de admissão caracteriza-se por uma boa resistência a produtos químicos e a baixos níveis de fugas. É feito de uma estrutura de plástico na poliamida 6 particularmente forte com um componente de fibra de vidro a 35% (PA6 GF35) e uma vedação de elastómero em borracha fluorada que possui boa resistência à temperatura e aos meios de comunicação. Um ajuste de bloqueio positivo mantém a poliamida e o elastómero juntos.
Estabilidade máxima
As pressões de carga absolutas de até 2,7 bar colocam requisitos elevados nos componentes. Através de tecnologia de simulação moderna, protótipos e testes intensivos, os engenheiros da Mann + Hummel conseguiram aprimorar o design certo através do uso de peças de plástico com nervuras para garantir a estabilidade e, ao mesmo tempo, reduzir o peso.