A ETAP pretende formar técnicos especializados na área da mecatrónica automóvel de forma articulada com as necessidades do setor empresarial regional.
A Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal foi a primeira escola profissional de Portugal, tendo sido inaugurada em 1989. “Surgiu com o objetivo de responder às necessidades de formar jovens qualificados, a fim de suprir as carências de quadros intermédios sentidas na Região Centro. Pretende-se que a ETAP se assuma como a primeira empresa para os alunos”, explica Ângela Susano, do Departamento de Comunicação e Marketing da ETAP. “A par da aquisição de competências técnicas, a ETAP aposta, igualmente, que os seus alunos adquiram competências comportamentais que possam fazer a diferença no mundo laboral”.
MECATRÓNICA
Para o ramo automóvel, a escola disponibiliza o curso de Técnico de Mecatrónica Automóvel, procurado por jovens que pretendem um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho e cujo plano de estudos inclui três componentes de formação: sociocultural, científica e técnica. A componente de formação técnica inclui um estágio, estando mais de 50% das horas letivas ligadas à formação prática, nas instalações da escola, que conta com oficinas de mecânica e mecatrónica equipadas com todos os instrumentos de ensino e investigação necessários, explica Ângela Susano, que adianta: “O curso tem uma estrutura curricular organizada por módulos, o que permite maior flexibilidade e respeito pelos ritmos individuais de aprendizagem”.
ESTÁGIOS
Os estágios têm uma duração de 640 horas e são maioritariamente realizados em empresas e instituições nacionais do setor, ou em entidades internacionais, ao abrigo do programa ERASMUS +. A escola oferece estágios com bolsa de profissionalização, nos três anos de curso, tendo protocolos com várias entidades. Os concessionários das marcas automóveis têm sido os locais de eleição para os estágios dos alunos do curso de Mecatrónica Automóvel da ETAP, como por exemplo o Centro Porsche de Leiria, a Bomcar, a Lubrigaz e a Silva e Santos. “Os estágios são angariados pela ETAP. A estratégia da escola em relação aos locais de estágio tem permitido que um elevado número de alunos fiquem empregados após o término do estágio realizado no final do curso e que os níveis de empregabilidade sejam muito próximos dos 100%”, indica Ângela Susano.
FORMADORES
A ETAP tem apostado no reforço da sua equipa com profissionais que desempenham funções técnicas nas respetivas áreas de formação nas empresas da região. “Com tal aposta pretende-se, por um lado, que a transferência de conhecimentos seja mais rica, em sintonia com as boas e reais práticas utilizadas nas empresas, bem como em coerência com as tecnologias atualmente utilizadas. Por outro lado, pretende-se reforçar a ligação com o meio empresarial, criando canais privilegiados de comunicação com as empresas e um meio facilitador de acompanhamento de estagiários”.
FORMAÇÃO À MEDIDA
A escola dá a possibilidade, a oficinas ou empresas, da realização de ações de formação à medida. “A ETAP tem uma equipa de profissionais que desenvolve formação para empresas que pretendam desenvolver ou rentabilizar os seus recursos humanos, mediante levantamento de necessidades. A ETAP proporciona serviço de formação à medida, que consiste no desenvolvimento de raíz de um plano de formação 100% ajustado aos requisitos do cliente nos mais variados níveis. Enquanto entidade formadora, a ETAP está dispensada de Certificação por parte da DGERT, sendo entidade formadora reconhecida no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações, podendo ministrar formação em todas as áreas do Catálogo Nacional de Formação”. A formação pode ser ministrada nas instalações na ETAP ou noutros locais, nomeadamente nas instalações das empresas ou oficinas.
ETAP
O que diferencia a oferta formativa da ETAP?
Ângela Susano: A ETAP tem investido no estreitamento da ligação ao tecido empresarial, o que se tem repercutido na empregabilidade dos seus alunos e na oferta formativa, procurando proporcionar formação nas áreas onde as empresas denotam mais carência de técnicos especializados.
Qual o futuro da formação automóvel em Portugal?
Ângela Susano: A formação no setor irá, previsivelmente, assumir um papel de grande importância, fruto das enormes transformações que o setor tem vindo a ter. As limitações efetuadas aos veículos com motor a combustão e a introdução de novas motorizações, nomeadamente elétrica e a hidrogénio, bem como a valorização da componente eletrónica e informática dos veículos, vem lançar novos desafios na formação do setor.
Haverá novidades na oferta formativa da ETAP brevemente?
Ângela Susano: A ETAP tem estado atenta à transformação do setor e, por via disso, irá apresentar, brevemente, novidades na formaço dirigida aos profissionais desta área”.
ETAP
Pombal
236 200 810
info@etap.edu.pt
www.etap.edu.pt