A ETAP voltou a dinamizar atividades relacionadas com os cursos da área automóvel durante o ano de 2023 e anunciou a criação de um centro de formação em repintura.
TEXTO NÁDIA CONCEIÇÃO
A Semana Aberta da Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal em junho de 2023 contou com a visita da REVISTA PÓS-VENDA. Pedro Hermeiro, Coordenador de Curso de Manutenção Industrial / Eletromecânica e Mecatrónica Automóvel na ETAP, explicou-nos que este evento decorre com o principal objetivo de abrir a escola a toda a comunidade educativa e também à região em que está inserida. Além disso, serve para dar a conhecer os cursos que ministra, entre eles o curso de Manutenção Industrial / Eletromecânica e o curso Mecatrónica Automóvel, assim como algumas das competências dos seus alunos. Pretende também aproximar a escola das empresas e de outras escolas do Distrito.
A ETAP dinamizou nas suas instalações, em 2023, várias atividades relacionadas com estes dois cursos, assim como uma área de exposição de empresas relacionadas com as áreas técnicas deste setor. A ETAP pretende formar técnicos especializados na área da mecatrónica automóvel e da manutenção industrial de forma articulada com as necessidades do setor empresarial regional e, neste sentido, Pedro Hermeiro explicou-nos que a escola “integra na sua estrutura acionista mais de 40 das principias Empresas da região de Pombal. Há uma perspetiva de, nos próximos anos, entrarem ainda mais empresas, com o objetivo de aproximar o nosso ensino profissional ao mercado de trabalho aqui da região. Para alavancar o ensino profissional, temos de estar ligados às empresas, pois são estas empresas que vão receber os nossos alunos”, explica o responsável, que acrescenta: “somos uma das escolas profissionais da região com melhores condições e, isso faz com que sejamos muito procurados pelos jovens da região”.
Mecatrónica Automóvel
No caso do curso de mecatrónica automóvel, “cerca de 30% dos alunos prosseguem para o ensino superior. Os restantes são integrados no mercado de trabalho, onde existe sempre colocação. Estes alunos fazem estágios nos três anos e, quando terminam, normalmenteficam a trabalhar na empresa onde realizaram o estágio. Além disso, é frequente, durante os estágios, uma determinada oficina pretender integrar imediatamente o aluno. Este é um sinal de que a nossa formação é de qualidade”.
A ETAP investiu, recentemente, na área da eletricidade e eletrónica, com novos osciloscópios, equipamentos de diagnóstico, com a aquisição de uma máquina KTS 590, entre outros equipamentos. “Adquirimos também todo o material necessário para podermos prestar uma formação de maior qualidade na área dos veículos eletrificados. Já temos todas as ferramentas para realizar este tipo de formações, isto porque as oficinas da região já nos pedem que os alunos tragam algum desse conhecimento”. Além disso, em breve, a escola terá “um centro tecnológico especializado. Vamos ter um investimento de quase dois milhões nas nossas instalações, o que irá ajudar-nos a melhorar as condições para alunos e professores, assim como as tecnologias disponíveis para formação. Desta forma, iremos alavancar ainda mais os cursos profissionais da ETAP”, indicou Pedro Hermeiro.
Repintura
Estando em permanente contacto com o mercado empresarial, a ETAP tem recebido vários pedidos de técnicos de repintura automóvel e, por isso, tem o projeto para implementar um centro de formação nesta área. “Os nossos alunos realizam estágios todos os anos, e as empresas têm vindo sempre a pedir-nos técnicos na área da repintura, onde existe uma grande falta de profissionais. E daí veio a necessidade de implementarmos um centro de formação em repintura automóvel”, explica Pedro Hermeiro, que defende que o interesse dos jovens por este setor de atividade depende do facto de o mercado ter de desmistificar a repintura, mostrando aos alunos as instalações e tecnologias, “cada vez mais digitais, o que irá, certamente, alavancar o interesse dos alunos. Este tipo de profissões, que são uma arte, serão cada vez mais valorizadas no futuro”. O contacto com as empresas tem trazido também frutos ao nível das parcerias, e a ETAP tem já algumas empresas que estão disponíveis para colaborar, com formadores da área da repintura automóvel.
Pesados
O curso de Manutenção Industrial / Eletromecânica é também dos mais procurados na ETAP. “Existem sempre, em todos os anos letivos, alguns alunos que preferem a componente de veículos pesados. Os camiões têm tanta ou mais tecnologia que os automóveis e existe, nesta região, muita procura por este tipo de profissionais, pela quantidade de empresas de transporte que estão sediadas nesta zona geográfica. Para os estágios dos nossos alunos, preferimos trabalhar com as marcas, devido ao método que impõem. Queremos que os alunos, quando acabem o curso, tenham método e rigor, além do conhecimento técnico. Porque, tendo o método, estão mais preparados para trabalhar em qualquer local”, conclui Pedro Hermeiro.
ETAP
Pombal
236 200 810
info@etap.edu.pt
www.etap.edu.pt
Artigo publicado na REVISTA PÓS-VENDA 93, de junho de 2023. Consulte aqui a edição.