Ver todas

Back

ETPZP: Formação base de qualidade

A Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal é atualmente um dos principais polos de formação e desenvolvimento da região, nomeadamente no setor da mecatrónica automóvel.

TEXTO NÁDIA CONCEIÇÃO

Com 29 anos de atividade, a ETPZP foi a primeira escola profissional na zona do Pinhal. Localizada em Pedrogão Grande, pretende consolidar-se como uma referência na qualificação técnica de profissionais de Mecatrónica Automóvel. A escola promove a formação com uma grande componente prática, o empreendedorismo dos seus alunos e o apoio ao longo do seu percurso formativo.

MECATRÓNICA AUTOMÓVEL

O curso profissional de Manutenção Industrial/Mecatrónica Automóvel foi iniciado recentemente na ETPZP, que tem agora a segunda turma prestes a iniciar o último ano de formação. “O curso tem tido uma excelente recetividade. Os alunos estão bastante satisfeitos e vão passando a palavra, são a melhor publicidade”, revela Liliana Santos, professora de Matemática e Coordenadora do Curso Profissional de Técnico de Manutenção Industrial/Mecatrónica Automóvel.

O curso, que tem a duração de três anos, integra dois blocos de estágio, no 2º e 3º ano. “Consideramos que os alunos têm de adquirir bases e experiência no primeiro ano, na oficina da escola, para estarem preparados para ir estagiar, explica Liliana Santos.

Neste sentido, Marta Marques, professora da disciplina de Organização Industrial – parte da componente técnica do curso – lembra que, apesar de os alunos terem a componente prática na escola em contexto de oficina, quando se encontram em ambiente de estágio, é algo completamente diferente e novo, e aí conseguem mais facilmente mostrar as suas qualidades profissionais e perceber se é realmente a carreira que pretendem seguir.

“Quando os alunos regressam do estágio, no início do 3º ano, recebemos o feedback das empresas a elogiar a sua responsabilidade, interesse e motivação”.

Num curso onde cerca de metade das horas de formação englobam a componente técnica, de cariz prático e onde se integra a disciplina de Práticas Oficinais, assim como o estágio curricular, os alunos têm outro importante fator de motivação: a possibilidade de levarem os seus veículos para fazerem reparações na oficina da escola, com a ajuda dos professores e dos colegas. Liliana Santos indica que, relativamente aos equipamentos disponíveis para a formação prática, “os principais equipamentos, que envolveram um esforço maior, já temos. Agora é preciso consolidar, e ir adicionando o que falta”.

Quanto à proveniência destes alunos, Marta Marques explica que a maioria dos jovens chega a este curso como primeira opção, depois da conclusão do 9º ano. “Há uns anos a realidade era diferente. Os alunos eram mais velhos, já tinham experimentado o ensino regular”.

Entre os formadores deste curso está um ex-aluno da ETPZP, que seguiu a formação de engenharia mecânica, um engenheiro civil e um engenheiro físico, profissionalizado em mecânica automóvel. “Em termos de formadores, estamos muito bem servidos, os alunos estão satisfeitos e a prova que está a correr bem é que, ao nível de estágio, o feedback tem sido muito bom. Portanto, é a confirmação de que os alunos estão a aprender com bons profissionais”, explica Liliana Santos.

ESTÁGIOS

Os estágios são realizados em topo o tipo de oficinas, marca e multimarca, distribuídas por toda a região centro do país. “Os alunos têm a oportunidade de propor o local para estagiar. Porque a nossa intenção é incutir-lhes responsabilidade. De acordo com o seu percurso escolar, a proposta pode ser ou não aceite”, explica Liliana Santos, que acompanha todos os alunos 35durante os períodos de estágio. “Este ano os alunos estiveram a estagiar em Castelo Branco, Leiria, Coimbra, Sertã, Figueiró e até Alfragide, em locais como, por exemplo, a BMW, a Volkswagen, a Audi, a Norauto, a Feu Vert e a Auto Júlio”.

A restante componente prática da formação é sempre dada nas oficinas da escola. “Há escolas onde os alunos têm parcerias com oficinas e têm a formação prática nesses locais. Isto por vezes é uma desvantagem, porque a oficina, ao efetuar trabalho para clientes, não dá tanta liberdade aos alunos para trabalharem nos veículos”, explica Liliana Santos. “Quando estamos em tecidos empresariais um pouco maiores, por vezes é interessante trabalhar em parceria direta com as empresas, porque estamos a formar exatamente o que a empresa quer, já com a ideia de integração profissional futura do aluno. Mas nesta região o nosso tecido empresarial não é significativo e por isso não se justifica”, acrescenta Marta Marques.

Liliana lembra a necessidade das oficinas em contratar novos funcionários, com formação recente, para acompanhar a evolução tecnológica dos veículos. Por este motivo, as oficinas dão grande relevo à qualidade da formação na ETPZP, e por isso, os alunos são muito frequentemente convidados a ficar a trabalhar nas oficinas depois de terminarem os estágios. “O feedback das oficinas tem sido muito positivo. Alguns alunos já chegaram a ter propostas iniciais de contratos de três anos”. A escola tem recebido feedback das oficinas da região, que têm grande necessidade de profissionais de chapa e pintura. “Seria um bom curso para abrir, mas requer um grande investimento e por isso de momento não será viável. A possibilidade seria abrir este curso em parceria com oficinas, que tenham essas valências, mas para já ainda estamos a analisar”.

FORMAÇÃO PARA EMPRESAS

A ETPZP está disponível para receber propostas ao nível da formação específica para empresas. Liliana Santos indica que já surgiu um pedido deste tipo à direção da escola, que neste momento está em análise por parte dos responsáveis.

Curso Profissional – Manutenção Industrial / Mecatrónica Automóvel
Duração: 3 anos letivos – 3100 horas
Componente prática: 1600 horas
Saídas profissionais:
>>Empresas de reparação automóvel;
>>Concessionários automóveis;
>>Empresas de fabrico automóvel;
>>Comércio de componentes de automóveis.
Prosseguimento de estudos:
>>Engenharia Mecânica.
>>Engenharia Eletrotécnica.

Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal
Pedrógão Grande
Liliana Santos
966 085 950
lilianasantos@etpzp.pt
www.etpzp.pt

PALAVRAS-CHAVE