A Euromaster, rede com mais de 80 oficinas em Portugal, especializadas em pneus e serviços de manutenção e reparaçao, lembra os profissionais das oficinas quais são as três principais falhas dos travões nos semirreboques.
A emrpesa lembra que a principal função do sistema de travagem de um semirreboque é ajudar a parar ou reduzir a velocidade do veículo em conjunto com a unidade de tração do camião que o reboca. Tratando-se de um sistema fundamental para a segurança rodoviária, a Euromaster, especialista no cuidado e manutenção integral dos veículos, identificou os três principais problemas dos travões dos semi-reboques que podem, por vezes, provocar avarias graves e dispendiosas que podem atingir os 2.000 euros.Assim, as principais avarias causadas pela falta de controlo do sistema de travagem de um semirreboque são as seguintes
1 – desgaste das pastilhas de travão: um controlo preventivo pode detetar um eventual desgaste das pastilhas de travão, que, para evitar problemas maiores, devem ser substituídas, com um custo médio de cerca de 120 euros. Em caso de desgaste excessivo das pastilhas, o resultado pode ser uma rutura do disco de travão ou mesmo do sistema de pinças, provocando uma avaria que pode custar entre 400 e 1000 euros.
2 – Sobreaquecimento devido ao desgaste dos discos: a substituição dos discos de travão de um semirreboque pode custar em média 400 euros. Se esta substituição não for efectuada, o desgaste excessivo pode conduzir a um sobreaquecimento com consequências graves, como a rutura do próprio disco, da pinça, das pastilhas e mesmo uma hipotética, mas não improvável, explosão do pneu, que pode provocar um acidente e, em muitos casos, um incêndio. Nestes casos extremos, o custo económico pode variar entre 1.200 e 1.800 euros, aos quais se deve acrescentar o eventual tempo de imobilização do veículo, algo que os transportadores querem evitar a todo o custo, pois cada dia que o seu veículo não se move é dinheiro que não ganham.
3 – Bloqueio da roda devido a gripagem da pinça de travão: a pinça é outro dos elementos que devem ser controlados num controlo preventivo devido aos possíveis danos que podem ser causados pelo seu mau estado. No caso de ser necessário repará-la, o custo da fatura é de cerca de 400 euros. Se a reparação não for feita a tempo, a roda pode bloquear devido à gripagem da pinça, o que, por sua vez, pode provocar a rutura do pneu e de todos os componentes do sistema de travagem, ou seja, as pastilhas, os discos e a pinça. O custo para o transportador? Entre 1.200 e 2.000 euros, para além das perdas económicas geradas pelo dia ou dias em que o veículo pode estar imobilizado, sem esquecer, evidentemente, os danos humanos que podem ser causados por um acidente mais do que provável.
A Euromaster explica ainda que, por vezes, os problemas acima mencionados podem ocorrer quando o camião e o semirreboque estão em movimento, o que leva à correspondente assistência na estrada que, dependendo da hora e do país em que ocorre, envolve um custo financeiro que pode variar entre 180 e 800 euros.
Por último, a Euromaster recorda aos transportadores que a rede dispõe dos meios técnicos e humanos necessários para efetuar estes controlos preventivos sem ter de retirar as rodas do veículo. Uma câmara endoscópica é utilizada para verificar o estado das pastilhas e dos discos dos travões. Se necessário, a roda é retirada do semirreboque e o resto dos componentes são verificados.