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Euromaster recomenda verificação de componentes de travagem nos camiões

19 Setembro, 2023

A Euromaster recomenda verificação de pastilhas, discos e pinças de travão nos camiões, para evitar reparações dispendiosas para as frotas. 

A empresa indica que o custo das três principais avarias dos travões do semirreboque do camião pode atingir os 2000 euros, e que a sua rede está dotada de meios técnicos e humanos para controlo preventivo eficaz.

 De acordo com Raúl Moya, porta-voz da Euromaster, “é normal que os tratores tenham uma “luz de aviso” que nos avisa quando as pastilhas de travão estão gastas, mas num semirreboque tem de ser verificado manualmente, uma vez que, embora o sistema exista para estes veículos, não é comum instalá-lo”. 

A Euromaster explica que as principais avarias causadas pela falta de controlo do sistema de travagem de um semirreboque são as seguintes:

Desgaste das pastilhas de travão: uma verificação preventiva pode detetar um possível desgaste das pastilhas de travão, que, para evitar problemas maiores, devem ser substituídas. Sendo o investimento médio cerca de 120 euros. Em caso de desgaste excessivo das pastilhas, o resultado pode ser uma rutura do disco de travão ou mesmo do sistema de pinças de travão, provocando uma avaria que pode ter um custo muito elevado. 

Sobreaquecimento devido ao desgaste dos discos: a substituição dos discos de travão de um semirreboque pode custar em média, 400 euros. Se esta substituição não for efetuada, o desgaste excessivo pode levar a um sobreaquecimento com consequências graves, como a rutura do próprio disco, da pinça, das pastilhas e até a uma hipotética, mas não improvável, explosão do pneu, que pode provocar um acidente e, em muitos casos, um incêndio. 

Em casos extremos, o custo económico pode variar em média entre 1.200 e 1.800 euros, aos quais se deve acrescentar o eventual tempo de imobilização do veículo, algo que os transportadores querem evitar a todo o custo, pois cada dia que o seu veículo está parado é dinheiro que não ganham. 

Bloqueio da roda devido a “gripagem” da pinça de travão: a pinça é outro dos elementos que devem ser controlados num controlo preventivo devido aos possíveis danos que podem ser causados pelo seu mau estado. No caso de ser necessário repará-la, o custo da fatura é em média, cerca de 400 euros. Se a reparação não for feita a tempo, a roda pode bloquear devido à “gripagem” da pinça, o que pode provocar a rutura do pneu e de todos os componentes do sistema de travagem, ou seja, as pastilhas, os discos e a pinça.

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