A Europeças recomenda, com a chegada da primavera, a verificação, por parte dos profissionais das oficinas, dos filtros de habitáculo dos veículos, e, se necessária, a sua substituição.
A Europeças lembra que a troca do filtro deve ser feita em três circunstâncias: sazonalmente, uma vez por ano, recomenda-se no início da primavera; e por quilometragem, a cada 15.000/20.000 km, se o veículo for conduzido em meios urbanos e de forma regular; e na revisão do automóvel, numa revisão mais aprofundada. A empresa explica que existem alguns sintomas visuais e sensoriais que ajudam a identificar a necessidade da troca:
· Mau cheiro no interior do veículo ao ligar o A/C;
· Sujidade na face interna do para-brisas;
· Para-brisas embaciado e o vapor é eliminado de forma lenta;
· Redução da quantidade de ar que entra no veículo.
Diferenças entre os tipos de filtros de habitáculo:
Filtro de pólen
É o tipo de filtro mais comum, apenas bloqueia pólen, poeiras e outros elementos que possam entrar pelas condutas de ar.
Filtro de habitáculo de carvão activo
Tem a mesma função que o filtro de pólen, mas com uma aparência mais escura por possuírem carvão activado, um material poroso que é usado para filtrar gases e líquidos, reduzindo odores.
Filtro de partículas do habitáculo (HEPA)
Tem o mesmo funcionamento dos filtros de pólen e de carvão activo, mas além de bloquear poeiras e maus cheiros diminuem a entrada de partículas mais pequenas (PM 2.5) que são prejudiciais à saúde. Dependendo da marca do filtro podem ainda ter um efeito anti-bacteriano e fungicida. Porém, podem não estar disponíveis para todos os veículos.