Dispõe do maior stock nacional de molas essencialmente para veículos comerciais e pesados, mas a oferta começa a estender-se a outra tipologia de produtos e acessórios sempre na área da suspensão.
Apesar de ter sido constituída apenas em 2007, toda a estrutura que existe desde então na Eurospring é detentora de um enorme conhecimento do setor das molas de suspensão para veículos comerciais e pesados, que remonta a outras empresas que já operavam no mesmo ramo. Localizada em Vila Chã de Ourique, no Cartaxo, a Eurospring possui um enorme armazém de molas e abraçadeiras aftermarket, que lhe permite ter uma capacidade de resposta neste tipo de produto que nenhuma outra empresa consegue, pelo menos segundo Nuno Jacinto, CEO da empresa, que argumenta que “90% dos pedidos são satisfeitos e entregues aos nossos clientes num prazo de 24 horas”.
Feitas as apresentações, na visita às instalações da Eurospring, onde se encontra todo o stock de molas e de outros produtos acessórios, facilmente se compreende a dimensão e especialização do negócio desta empresa. A gama de produtos em stock é muito vasta e abrangente, fruto de muitos anos de experiência e conhecimento, que agora se traduzem numa enorme mais-valia para quem faz reparação e manutenção de suspensões em veículos pesados. “Atualmente, estar neste negócio não é só identificar um código, é muitas vezes ajudar o cliente na resolução do seu problema”, garante Nuno Jacinto reforçando que o segredo do sucesso da empresa é “o trabalho de grande proximidade que desenvolvemos com os nossos clientes o qual nos permite dar uma resposta muito rápida a qualquer solicitação”.
Seja um veículo pesado mais recente, seja um com muitos mais anos, a Eurospring está preparada, segundo o seu responsável, para responder a todo o tipo de solicitações dos clientes, não só porque vende a mola completa, como a vende às peças avulsas (folhas, reforços, anilhas, casquilhos, silenblocks, batentes, cavilhas, brincos, bogies, abraçadeiras, separadores, parafusos de ponto, balanceiros, suportes mola, etc).
GAMA ALARGADA
Se durante alguns anos a aposta da Eurospring foi nas molas e abraçadeiras, atualmente, a empresa do Cartaxo aposta numa alargada gama de peças e componentes complementares a suspensão de um veículo pesados, potenciando assim as operações de reparação e ou manutenção nas oficinas dos seus clientes. “Sentimos que para além da mola e da abraçadeira nos faltava mais alguma coisa para que o cliente pudesse fazer o trabalho completo.
Ao termos os acessórios, que o cliente comprava noutro fornecedor, agora tem um único fornecedor, que lhe pode enviar tudo numa única encomenda, com ganhos de produtividade e rentabilidade”, esclarece Nuno Jacinto. Um dos mais recentes exemplos foi a introdução dos foles pneumáticos, explicando o CEO da Eurospring que “o objetivo não é entrar na guerra que existe no mercado para este tipo de produto, mas sim ter uma solução completa para o cliente, pois sabemos que quando se parte uma mola, o fole é sempre afetado. O que queremos é disponibilizar ao cliente rapidamente a solução completa para o trabalho que está a fazer, conseguindo que ele também seja mais rápido no serviço para o seu cliente”.
Dizendo que quer evoluir muito mais a sua gama de produtos, sendo que as molas continuaram a ser sempre o “core” do negócio, Nuno Jacinto assume que a Eurospring não o quererá fazer a qualquer custo, ou seja, nenhum novo produto é trabalhado e lançado para o mercado sem que exista um conhecimento detalhado sobre o mesmo.
Para além de ter uma unidade associada de produção de abraçadeiras em Portugal (que também o faz para o primeiro equipamento), ao nível das molas (visto que a produção tem-se vindo a reduzir no nosso país) a Eurospring trabalha com fábricas europeias. “Somos irrepreensíveis ao nível da qualidade das nossas molas. O nosso conhecimento técnico vem da indústria e, por outro lado, temos um departamento interno que se dedica precisamente a estudar e avaliar a qualidade do que vendemos”, garante Nuno Jacinto, que explica ainda que “temos internamente capacidade de desenho e desenvolvimento de produto, que depois pedimos aos nossos fornecedores que a produzam”. É muito larga a abrangência da gama de produtos, que não estão só disponível para todo o tipo de marcas europeias, mas também que inclui as marcas japonesas, em veículos pesados, comerciais e de caixa aberta (pick-up), sendo que recentemente introduziu também molas para reboques agrícolas. A oferta de molas e acessórios para semirreboques é também muito vasta.
CATÁLOGO ONLINE
Numa visita ao site da Eurospring, recém atualizado e modernizado, poderá descarregar os catálogos digitais da empresa, como também aceder ao catálogo online, onde poderá consultar as cerca de 5.000 referências que a empresa tem em stock e, até, pedir um orçamento. Identificar uma peça para a Eurospring é fácil, tendo em conta a enorme base de dados que tem disponível, sendo que parte da mesma está nesta plataforma online. “Damos um grande apoio ao nosso cliente que permite identificar qualquer peça. O catálogo online é uma ajuda importante, mas temos o nosso serviço técnico que ajuda a identificar qualquer peça e a certificar que é aquilo que o cliente procura”, explica Nuno Jacinto, que mesmo assim diz que “muitos dos nossos clientes já trabalham com as nossas referências e por isso é muito raro existir erros nos envios”.
INTERNACIONALIZAÇÃO
Tendo como cliente o profissional, sobretudo as oficinas de reparação e manutenção de veículos pesados, a Eurospring aposta também em chegar às oficinas próprias dos transportadores. Por outro lado, a empresa aposta também muito na exportação (30% do negócio da Eurospring), tendo mesmo uma filial em Madrid, estando a empresa numa fase de expansão de negócios para outros mercados internacionais, incluindo o africano, onde a empresa tem muita experiência sobre a tipologia de pesado que lá circula, sobretudo em Angola e África do Sul. “Para estes mercados queremos sobretudo dinamizar parcerias com operadores que já trabalhem direitamente esses mercados”, refere Nuno Jacinto, reforçando que o objetivo “é replicar nesses mercados o que já fazemos bem em Portugal, com as adaptações necessárias a cada um dos mercados. O facto de termos uma grande capacidade de stock e de trabalharmos multi produto, acabamos por ter vantagens muito competitivas para os parceiros que pretendam trabalhar connosco”.
A recente atualização dos preços do produtos, não reflete o aumento do preço das matérias-primas (sobretudo o aço) e a logística, que segundo o CEO da empresa teve aumentos substanciais, dizendo que “o facto de ter muito stock e poder de negociação junto dos nossos fornecedores possibilitou-nos minimizar, para os clientes, o aumento do custo que se verificou nos produtos e nos transportes.
MERCADO
Afirmando que a Eurospring está confortável na sua área de negócio, pois “ o nosso trabalho é reconhecido pelos nossos clientes”, Nuno Jacinto, acentua que a sua empresa “detém o principal stock em Portugal, quando se fala em molas e afins para o setor dos veículos pesados”. Afirmando que ainda existe potencial de crescimento, a Eurospring está preparada, segundo Nuno Jacinto “para esse crescimento, seja do ponto de vista do conhecimento, das instalações e dos produtos”.
Eurospring no digital
Uma das recentes novidades da Eurospring foi o investimento feito na renovação digital. Através do website da empresa (www.eurospring.pt) pode-se ficar a conhecer o seu historial, mas também a tipologia de produtos que comercializa, os mercados onde está presente a nível internacional e efetuar o donwload dos seus catálogos.
Porém, uma das mais-valias deste novo site é o facto de se poder ter acesso a um catálogo online, onde poderá consultar as cerca de 5.000 referências de produtos disponíveis, não só em molas, folhas de molas e abraçadeiras, mas também numa série de componentes e acessórios.
Eurospring
Cartaxo
Nuno Jacinto
243 750 010
info@eurospring.pt
www.eurospring.pt
Artigo publicado na Revista Pós-Venda Pesados n.º 35 de agosto/setembro de 2021. Consulte aqui a edição.