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eVito da Mercedes-Benz Vans chega a Portugal em 2019

A divisão Mercedes-Benz Vans planeia equipar todos os seus modelos de veículos comerciais ligeiros com propulsão elétrica. Esta iniciativa irá começar com o modelo eVito de média dimensão, que está agora disponível para encomenda na Alemanha e com entregas previstas para o início do segundo semestre de 2018. Em Portugal, está previsto para entrega em 2019.

A Mercedes-Benz, líder no fabrico de comerciais ligeiros, apresentou a sua estratégia holística de implementação de cadeias cinemáticas elétricas durante o workshop eDrive@VANs em Berlim. O foco não estava apenas centrado no próprio comercial ligeiro elétrico, tendo sido também abordado o ecossistema tecnológico, concebido especificamente à medida das necessidades das atividades de negócio dos clientes. Uma estratégia holística baseada em cinco pilares fundamentais fornece uma solução inovadora de sistema integrado, que abrange toda a cadeia de valor da utilização do veículo comercial. Para cumprir este objetivo, a cocriação com o cliente desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do produto, integrando no processo de desenvolvimento o parceiro estratégico e os seus conhecimentos do setor. O novo eVito é o primeiro veículo de produção em série que foi desenvolvido utilizando esta abordagem estratégica.

“Estamos convencidos sobre a necessidade de instalação de cadeias cinemáticas elétricas nos nossos comerciais ligeiros, especialmente nas aplicações para os centros urbanos. Desta forma, a eletrificação dos modelos comerciais não é um fim em si mesmo, mas antes o seguimento dos mesmos princípios aplicados a um motor convencional no que diz respeito a rentabilidade. Com a nossa iniciativa eDrive@VANs, estamos a mostrar que, apenas as soluções abrangentes de mobilidade que incluam mais do que a própria cadeia cinemática, representam uma alternativa real para os clientes de veículos comerciais. O eVito é o ponto inicial que posteriormente será seguido pela nova geração do nosso Sprinter e pelo Citan”, afirma Volker Mornhinweg, Diretor da divisão Mercedes-Benz Vans.

Programa de lançamento para o eVito de média dimensão

A divisão Mercedes-Benz Vans planeia eletrificar todos os seus modelos comerciais ao longo dos próximos anos, sendo o eVito o modelo escolhido para o arranque da iniciativa. A exclusiva fase de pré-encomenda do comercial ligeiro de média dimensão já foi iniciada na Alemanha. O lançamento de mercado está previsto para o segundo semestre de 2018. As primeiras 1000 encomendas no microsite www.jetzt-elektroVAN.mercedes-benz.de também serão premiadas com um pack de serviço que inclui a Wallbox. O eVito será seguido pelo lançamento do eSprinter em 2019. O portfólio será complementado pelo Citan. A gama de modelos comerciais equipados com cadeia cinemática elétrica irá abranger todos os requisitos das pessoas ligadas ao transporte de bens.

A estratégia de mobilidade elétrica da Mercedes-Benz Vans é baseada em cinco pilares fundamentais – um ecossistema holístico, especialização no setor, rentabilidade, cocriação e transferência de tecnologia:

  • O ecossistema holístico 

Um modelo elétrico de tamanho único e não personalizável para comerciantes, serviços de correio e transporte de pessoas, não tem futuro a longo prazo. É por esta razão que a Mercedes-Benz Vans procura criar soluções integrais à medida com base no aconselhamento especializado. O diálogo entre clientes e especialistas da Mercedes-Benz Vans irá permitir a adaptação individual de conceitos de operação para cumprir as necessidades dos setores, do tamanho da frota, do perfil de condução e também dos pré-requisitos estruturais para criar uma infraestrutura de carregamento dedicada nas instalações da empresa. A utilização das soluções de conectividade específicas para veículos elétricos assim como do financiamento e dos conceitos de mobilidade, também serão tratados na fase prematura do planeamento. Este ecossistema inclui os seguintes elementos:

  • Infraestrutura de carregamento robusta e inteligente
  • Soluções de conectividade para a obtenção de informação sobre o estado de carga, autonomia da bateria e ótimo planeamento do percurso em tempo real
  • Consultadoria: App eVAN Ready e ferramenta TCO para a análise do comportamento de condução e dos custos gerais
  • Veículos de aluguer para os períodos de maior necessidade
  • Programa de formação de motoristas para frotas de veículos elétricos
  • Elevado nível de especialização no setor para a escolha do produto certo

A Mercedes-Benz Vans combina a experiência adquirida ao longo de duas décadas com uma abrangente especialização no setor, resultante das atividades diárias de vendas e de marketing. Ao começar com o modelo Vito e aplicar em 2019 a mesma estratégia ao Sprinter, a Mercedes-Benz Vans irá oferecer veículos elétricos versáteis e flexíveis, que durante o processo de compra podem ser adaptados ao nível da autonomia e do equipamento de gestão de carga, para adequar o veículo à utilização específica pretendida. O novo eVito irá incorporar esta versatilidade a partir do lançamento de mercado.

  • Foco centrado na rentabilidade e no custo total de propriedade (TCO)

No que diz respeito aos custos operacionais, o novo veículo oferece características idênticas ao do Vito a diesel. O maior preço de compra é compensado pelos menores custos de energia e de manutenção e também pela poupança fiscal. O rápido desenvolvimento da tecnologia das baterias promete que, no futuro, os veículos equipados com motor elétrico serão amortizados mais rapidamente do que os equipados com motores de combustão interna, e irão oferecer diversos benefícios comerciais e ambientais. Além disso, a abordagem holística e o fornecimento de um completo ecossistema eDrive, reduz significativamente os custos operacionais ao longo de todo o ciclo de vida comparativamente às soluções individuais e oferece aos clientes benefícios e valor comercial acrescentado.

  • Cocriação com o cliente

A eletrificação da gama de modelos é acompanhada por uma mudança de paradigma no desenvolvimento – sendo a cocriação com o cliente o fator central. A Hermes e a Mercedes-Benz Vans firmaram um acordo de cooperação no início deste ano e irão entrar numa fase de testes em Hamburgo e em Estugarda no início de 2018. A frota de veículos elétricos que será utilizada na entrega de encomendas, será subsequentemente implementada noutras áreas urbanas e irá atingir um total de 1,500 modelos elétricos Vito e Sprinter até 2020. A cooperação estratégica também inclui um trabalho conjunto para gerar um conceito de infraestrutura de carregamento eficiente nos centros de logística da Hermes, e serviços informáticos para o ótimo controlo da frota de veículos elétricos. Além disso, todo o processo de distribuição será acelerado através de sistemas de carregamento automatizado dos espaços de carga que facilitam o carregamento e o descarregamento da carga.

A Mercedes-Benz Vans está a trabalhar com os seus clientes para dirigir o processo de inovação nas soluções de fim da cadeia de distribuição e não apenas nas soluções para o setor de transporte de correio e de entrega de encomendas. “Os resultados da cocriação com o cliente para soluções e fim da cadeia de distribuição podem ser transferidos para outros setores. Todos os clientes poderão beneficiar desta transferência de conhecimento e de tecnologia”, esclarece Mornhinweg

  • Transferência de conhecimento e de tecnologia do Grupo Daimler

A aplicação das promessas de marca fundamentais da Mercedes-Benz Vans é independente do tipo de cadeia cinemática – a ergonomia, a segurança do posto de trabalho, o conforto e a segurança em geral também não poderão ser comprometidas no futuro. O veículo também deve ser atrativo para os motoristas, que o utilizam diariamente. Para garantir estes atributos de referência, a Mercedes-Benz Vans baseia-se em comprovados conceitos de veículos, aperfeiçoando-os adicionalmente com uma cadeia cinemática totalmente elétrica desenvolvida internamente. Isto é conseguido através da utilização dos vastos recursos tecnológicos da Daimler AG. A adoção de elementos modulares com um elevado grau de maturidade, a partir do desenvolvimento de veículos ligeiros de passageiros, garante uma excelente qualidade. O Grupo está a investir fortemente na mobilidade elétrica e a utilizar sistematicamente as sinergias entre as divisões de veículos ligeiros de passageiros e de comerciais ligeiros. Deutsche Accumotive – uma subsidiária da Daimler sedeada em Kamenz, na proximidade de Dresden – fornece as baterias para o eVito. Os diferentes sistemas de carregamento de baterias e tamanhos das baterias estabelecem novas referências em economia e na relação custo/benefícios. Além do elevado investimento noutras áreas do Grupo, ao longo dos próximos anos a Mercedes-Benz Vans irá investir adicionalmente 150 milhões de euros na eletrificação do seu portfólio de veículos comerciais.

Autonomia

Com a instalação de uma bateria com uma capacidade de 41.4 kWh, a autonomia do novo eVito irá rondar os 150 km. Mesmo quando sujeito a condições desfavoráveis, como por exemplo, a baixa temperatura ambiente e totalmente carregado, terá uma autonomia de 100 km. Desta forma, o comercial ligeiro de média dimensão está configurado para ser utilizado no centro da cidade por empresas de distribuição, comerciantes e operadores de transporte públicos. A bateria pode ser totalmente carregada em cerca de seis horas. O motor produz uma potência de 84 kW e um binário máximo de até 300 N.m. No que diz respeito à velocidade máxima, o cliente poderá optar entre duas opções: uma velocidade máxima de 80 km/h preenche todos os requisitos no trânsito citadino e zonas urbanas e permite conservar energia e aumentar a autonomia. Se for necessária uma maior velocidade máxima, o cliente poderá selecionar uma velocidade máxima de até 120 km/h.

Inicialmente, será possível encomendar o eVito e selecionar uma das duas versões distâncias entre-eixos. A versão de distância entre-eixos longa tem um comprimento total de 5,140 mm, enquanto a versão extralonga mede 5,370 mm. O modelo elétrico demonstra a sua aptidão para uma utilização diárias e com um generoso espaço de carga. Pode acomodar uma máxima carga útil de 1,073 kg e um máximo volume de carga de 6.6 m3. A instalação da bateria por debaixo do veículo contribui para a utilização ilimitada de todo o espaço de carga. O peso bruto admissível do veículo é de 3,200 kg.

Estratéga adVANce

Com a futura iniciativa estratégica adVANce lançada no outono de 2016, a Mercedes-Benz Vans conduz a transição de um puro fabricante de veículos para um fornecedor de soluções de mobilidade abrangentes. A reorientação estratégica é também uma resposta aos principais desafios das tendências atuais – crescente urbanização com crescentes níveis de trânsito nas áreas urbanas, requisitos mais exigentes relativamente à qualidade do ar e a procura por uma mobilidade sustentável. Ao abrigo da estratégia adVANce, a marca Mercedes-Benz irá investir cerca de 500 milhões de euros até 2020 na integração de uma vasta gama de soluções de conectividade nos seus comerciais ligeiros, soluções inovadoras de hardware para o setor de comerciais ligeiros e novos conceitos de mobilidade.

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