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Exide fornece dicas de manutenção das baterias para automóveis

30 Julho, 2020
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A Exide Technologies (www.exide.com), fabricante líder de baterias para o equipamento original e mercado de reposição, partilha dicas sobre como manter a bateria do seu veículo no clima actual. Para quem tem uma oficina, não se esqueça de partilhar esta informações com o seu cliente.

Os recentes bloqueios em toda a Europa levaram a uma redução nas viagens e a longos períodos de imobilização dos carros. Embora os níveis de actividade estejam a retomar a normalidade, lentamente em alguns países, continuaremos a ter rotinas de condução muito alteradas e viagens mais reduzidas tanto em quilometragem como duração.

As baterias sofrem com os longos períodos de inactividade do veículo. É muito provável que as baterias com mais de 4 anos comecem a demonstrar uma redução da capacidade; portanto, é mais provável que tenham problemas. As baterias mais antigas geralmente têm problemas subjacentes que não surgem até ao inverno, quando temperaturas mais baixas criam uma maior necessidade de energia para o arranque.

As baterias AGM e EFB podem suportar descargas mais profundas do que as baterias convencionais de chumbo inundadas. Estas são tipicamente aplicadas em veículos com start-stop e são projectadas para fornecer desempenho eléctrico muito mais forte. A sua manutenção, como qualquer bateria, requer cuidado e atenção. Podem surgir problemas de arranque se a bateria estiver em um estado de carga mais baixo, agora ou no inverno. A função start-stop pode parar de funcionar ou ser desactivada, levando ao aumento do consumo de combustível. Além disso, com longos períodos de inactividade do veículo, o sistema de gerenciamento de bateria pode estimar o estado da carga incorrectamente.

As baterias quando entram num estado de carga baixo podem causar sulfatação irreversível das placas, levando a uma redução irreversível da capacidade disponível. Isso pode ser evitado pela manutenção cuidadosa da bateria, como carregar e circular com o carro em estrada.

O carregamento é fundamental

Uma das soluções é carregar a bateria usando um carregador como o Exide 12/7 ou 12/15. Estes ajustam-se à tecnologia da bateria e actuam como carregador de manutenção quando a bateria estiver totalmente recarregada, mantendo-a no estado de carga adequado e preservando sua vida útil. Se as suas condições de estacionamento, não permitirem uma ligação com frequência ao carregador, recarregue pelo menos uma vez a cada 4-6 semanas quando o veículo estiver imobilizado.

 Faça percursos mais longos

Lembre-se de que ir uma vez por semana às compras, pode não ser suficiente para manter saudável a bateria do seu veículo. Idealmente precisa percorrer entre 15 e 20 km, em auto-estrada, para dar ao alternador a possibilidade de funcionar correctamente. Na realidade, uma distância curta pode não compensar a energia despendida no arranque do motor. Limitar o uso de dispositivos que consumam energia, como o ar condicionado ou o GPS, ajudará.

Neste período de serviço reduzido, lembre-se de que a maioria das oficinas continua a trabalhar de alguma forma. Eles poderão testar a bateria usando um equipamento de teste profissional como o EBT965P e possivelmente recarregá-la, se necessário. Se a tensão for menor que 12,5V, medida com a chave desligada nos terminais da bateria, você deve recarregar a bateria imediatamente.

Dicas para Manutenção da Bateria

  • A bateria precisa ser recarregada se o carro não for utilizado por longos períodos;
  • A bateria precisa ser recarregada se a tensão cair abaixo de 12,5v;
  • Viagens de longa distância em auto-estrada são essenciais para manter a bateria num estado saudável de carga.

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