Ver todas

Back

Exide anuncia nova instalação fotovoltaica em Portugal

17 Abril, 2019
1824 Visualizações

A Exide Technologies acaba de anunciar uma nova instalação fotovoltaica de 3,5MWp na sua fábrica em Castanheira.

O novo sistema terá mais de 9 mil painéis fotovoltaicos e será apoiado por um sistema de armazenamento de energia que utiliza a tecnologia de bateria de alto desempenho da GNB, permitindo que a energia gerada seja consumida conforme necessário. Será uma das maiores unidades de geração de autoconsumo com armazenamento na Europa.

A assinatura oficial do contrato ocorreu hoje nas instalações da Castanheira, seguida do início oficial do projecto. Stefan Stübing, Presidente EMEA e Vice-Presidente Executivo, esteve presente em nome da Exide, enquanto a EDP foi representada por Vera Pinto Pereira, membro do conselho executivo e CEO da EDP Comercial.

A introdução do BESS (Bateria para sistema de armazenamento de energia eléctrica) aumentará a dependência da Exide em energia renovável e fornecerá energia à noite e durante períodos de luz solar reduzida. O projecto faz parte de uma série de investimentos da Exide na sua fábrica da Castanheira, incluindo o recente início de uma nova linha de produção multimilionária da AGM Network.

Espera-se produzir mais de 5000MWh / ano, cobrindo uma parte considerável das necessidades energéticas totais da fábrica. O sistema também incluirá cerca de 70 inversores e um banco de baterias GNB Sonnenschein A600 para armazenamento de energia, fornecendo 500kWh de energia.

O projecto será liderado pela EDP, trabalhando em colaboração com a Exide para fornecer o componente de armazenamento de energia. “A nossa fábrica da Castanheira está tornar-se uma das mais avançadas do género em qualquer parte do mundo. Recentemente, realizamos um investimento significativo para aumentar a capacidade de energia da rede da instalação e hoje estamos a anunciar o nosso sistema de energia industrial de última geração “, disse Stefan Stübing, presidente da Exide EMEA e vice-presidente executivo. “Cada vez mais empresas contarão com energia de produção autónoma apoiada por uma BESS nos próximos anos, especialmente em sectores que requerem energia, como a fabricação. As empresas beneficiam de melhor visibilidade de custos, maior redução de custos e menor impacto ambiental. ”

“A EDP está empenhada em fornecer aos seus clientes soluções sustentáveis e eficientes. Este é o maior projecto de energia solar da EDP e vai permitir dar um passo importante para o mundo da tecnologia de armazenamento”, afirmou Vera Pinto Pereira, CEO da EDP.

PALAVRAS-CHAVE