Ricardo Pinto, profissional com vasta experiência em gestão de projetos no setor automóvel (no Grupo Salvador Caetano) e na Direção de Curso de Mobilidade Híbrida, identifica os principais desafios da formação no pós-venda em Portugal, destacando a eletrificação, a digitalização e a valorização técnica.
Quais consideram ser os principais desafios da formação no pós-venda automóvel em Portugal atualmente?
Eletrificação/diagnóstico e conhecimento técnico abrangente; Formação técnica atrativa de pintura e carroçarias (área crítica); Digitalização de processos no decorrer das reparações.
O que é necessário fazer para que as oficinas e os técnicos invistam mais em formação
Maior estabilidade laboral (menos pressão l, melhores ordenados – crítico em Portugal nas áreas mecatronicas e pintura).
De que forma a formação regular influencia o desempenho dos técnicos e o serviço prestado pela oficina?
Maior eficiência (menor tempo gasto), logo maior rentabilização; Menor probabilidade de retrabalhos (maior satisfação por parte do Cliente); Principio nipónico da Toyota “fix it right”
Que indicadores, exemplos ou testemunhos podem dar, que mostrem o impacto positivo da formação na rentabilidade das oficinas?
Eficiência e Produtividade; Na área da pintura, redução substancial de erros de pintura (acertos de cor, repintura) e consumos.
Que competências técnicas e comportamentais, resultantes da formação, consideram mais importantes para as oficinas num futuro próximo?
Saber falar com o Cliente; Trabalhar em equipa vs. Liderança; Desenvolver raciocínio crítico.
Como se pode combater a escassez de técnicos qualificados nas oficinas? Que medidas poderiam e deveriam ser tomadas para combater esse escassez?
Programas definidos de carreira/progressão; Melhores ordenados; Menos sobrecarga laboral
A formação pode ser uma ferramenta importante na retenção de talento dentro das oficinas? De que forma?
Existindo técnicos qualificados, poder-se-á verter planos de carreira elencados ao nível de tecnicidade com progressão salarial correspondente.
Qual a formação que tem mais procura atualmente, quer na área técnica, quer não técnica (relacionada com o setor do pós-venda automóvel)?
Alta tensão/veículos eletrificados.









