Um dos maiores eventos em Portugal do aftermarket em 2023 será o regresso da Expomecânica, no mês de abril. Os dados para já são animadores com 75% do espaço da 8.ª edição fechado, o que representa 160 expositores. A PÓS-VENDA será novamente um Media Partner ativo.
A edição 2023 da maior montra do aftermarket português, Expomecânica – Salão de Equipamentos, Serviços e Autopeças, já está em andamento e a carga é ainda mais pesada. Tudo porque, com os olhos postos de 14 a 16 de Abril, na EXPONOR – Feira Internacional do Porto, a exposição terá mais um pavilhão, fruto do crescente interesse pela feira e pelos excelentes resultados alcançados na edição de 2021.
Segundo a Kikai Eventos, organizadora do Salão, o novo crescimento reflete “o dinamismo do mercado português de acessórios, ferramentas e equipamentos e a aposta que a rede de negócios faz na sua principal feira”, de acordo com José Manuel Costa, director-geral.
A oitava edição do evento, agora com periodicidade bienal, será apresentada aos profissionais da indústria, com um total de quatro pavilhões, quando há dois anos atrás, havia apenas três.
Dentro de quatro meses, a Expomecânica abrirá as suas portas com um total de 24.000 metros quadrados de espaço de exposição, mais 8.000 m2 do que em 2021, com as mais recentes soluções para os segmentos de Peças e Sistemas, Reparação e Manutenção, Tecnologias de Informação e Gestão, Estações de Serviço e Limpeza, e, finalmente, Acessórios e Personalização.
A campanha comercial arrancou em meados de maio passado, mas, no papel, o desenho do acontecimento exibe atualmente 75% do espaço reservado. Graças a mais de 160 operadores económicos do pós-venda automóvel que já confirmaram a respetiva participação.
Empresas espanholas
A estratégia da Expomecânica é criar valor gradual para o próprio evento e para o mercado nacional de pós-venda automóvel. Mas os planos incluem uma internacionalização sustentada, especialmente no espaço ibérico.
“Ano após ano, a Expomecânica continua a surpreender pelo seu crescimento sustentável, como pela sua capacidade de atingir e captar novos expositores, de cada vez mais países, tornando a feira cada vez mais internacional. Além disso, é gratificante dizer que já temos inscritas as principais empresas do sector e abertos à chegada de novas e importantes empresas, sobretudo de Espanha”, diz Sónia Rodrigues, diretora comercial da Kikai.
“Devido ao número de empresas e associações espanholas que participaram na Expomecânica, especialmente nas últimas duas edições, podemos falar de um compromisso claro dos agentes sectoriais do país vizinho numa grande feira sectorial em Portugal”, diz José Manuel Costa.
Portanto, os esforços de organização também se voltaram para a fronteira, transcendendo mesmo a componente comercial, como os visitantes espanhóis, cujo número e quantidade têm vindo a crescer e que “olham para a Expomecânica como a feira referência do sector” em Portugal, argumenta Sónia Rodrigues.
Atividades paralelas com qualidade e foco na formação
As atividades paralelas do evento ainda estão longe de ser realizadas, mas certamente serão mantidas na mesma linha, com novidades na mistura, como tem sido o hábito nas últimas edições.
A configuração do evento 2023 mantém as habituais atividades, tais como o espaço de demonstração Demotec, a série de conferências ExpoTALKS, , o Encontro Nacional da ANECRA, ou ainda a exposição de miniaturas. Contudo, a Kikai promove a “participação dos principais agentes do mercado pós-venda” nas iniciativas para aumentar a sua qualidade, forma e conteúdo.
Ficha Técnica:
Expomecânica 2023 – 8.º Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto
Organização: KiKai Eventos
Data: de 14 a 16 de abril
Local: EXPONOR – Feira Internacional do Porto (Pavilhões 2, 3, 4 e 5)
Horário: das 10 às 20 horas, na sexta-feira e sábado e das 10 às 19 horas, no domingo