Ver todas

Back

Expomecânica muito virada para a formação e informação

22 Fevereiro, 2017
985 Visualizações

A edição 2017 do Expomecânica vai apostar muito na formação e informação e a revista PÓS-VENDA terá um papel fundamental neste certame.

Espaços de demonstração lotados, conferências emolduradas de interessados e muitas outras iniciativas paralelas fazem da 4.ª edição do Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto (7-9 de abril) um exemplo único de oferta formativa gratuita em eventos do género em Portugal. Feira contará com mais de 150 empresas e entidades expositoras.

Se atendermos à quantidade e qualidade de formação que será oferecida ao longo dos três dias do expoMECÂNICA 2017 (de 7 a 9 de abril na EXPONOR – Feira Internacional do Porto), estaremos perante dados «inéditos», que fazem do 4.º Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto um «caso único, sem paralelo, ao nível da oferta formativa grátis em certames do género, em Portugal», segundo José Manuel Costa, diretor da Kikai Eventos, a entidade organizadora do acontecimento de referência para o tecido empresarial do aftermarket automóvel do nosso País (todos os pormenores em www.expomecanica.pt).

«Garantimos três dias non stop, com demostrações, workshops, conferências, palestras, entre outras iniciativas de formação, absolutamente preenchidos», salienta o mesmo responsável.

A afirmação é secundada por Paulo Pinto, delegado técnico e comercial em território luso da multinacional alemã Schaeffler (um dos principais fornecedores mundiais do setor automóvel, com cerca de 170 instalações fabris espalhadas por 50 países, e um volume global de negócios de mais de 13 mil milhões de euros, em 2016), que, edição após edição, conta com lotação esgotada no espaço de demonstração que dinamiza na exposição, o Demotec by Schaeffler. «Não tenho conhecimento de um investimento tão grande em formação como no expoMECÂNICA. Ao nível nacional, é a feira referência», refere.

Paulo Pinto realça ainda a importância que esta componente assume para os profissionais do setor. «É o local onde conseguem identificar novas tecnologias e experimentá-las na hora. Daqui levam ideias do que podem encontrar, mais tarde, nas oficinas mais bem equipadas».

E é, precisamente, o que vai acontecer este ano no espaço de Demotec. Numa das sessões, por exemplo, a Schaeffler vai proporcionar – numa estreia nacional – o primeiro contacto com o sistema de dupla embraiagem a seco da Renault. Os visitantes vão conhecer esta novidade no expoMECÂNICA e vão poder testá-la, tirar dúvidas e transpor a aplicabilidade para o seu local de trabalho.

Na mesma linha de atuação, e também com perspetivas de lotação esgotada, está o ciclo de palestras do expoTALKS by TecWash, que conta com o apoio editorial da revista especializada Pós-Venda. Ao crescente número de pedidos de informação sobre o programa e temas desta edição, Sónia Rodrigues, igualmente da Kikai Eventos, não hesita em prognosticar uma «forte adesão».

O Centro de Arbitragem do Setor Automóvel (CASA), por exemplo, é uma das entidades que aproveitará o auditório do maior salão português para profissionais do setor automóvel para realizar vários workshops. Estão previstos quatro, sobre temas relevantes para o setor (o temas das garantias é um deles), mas a instituição reserva para brevemente informação pormenorizada a propósito.

Integradas no expoTALKS estarão também duas ações (in)formativas da Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN), sobre segurança e higiene no trabalho em contexto oficinal, e as particularidades ambientais que delimitam atividade das oficinas. Ambas ocorrerão no sábado (das 11 às 12 horas) e no domingo (das 15 à 16 horas) e dão direito a certificado de formação.

Formação para executivos desloca módulo para o terreno…

Outra das iniciativas que fortalece ainda mais a oferta formativa desta edição é o Programa Avançado de Gestão para profissionais do pós-venda automóvel, que descentralizará um dos módulos para o Salão. A ação é promovida pela Divisão de Peças e Acessórios Independentes da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), em parceria com a Nova School of Business and Economics.

«A deslocalização de um módulo do curso para o expoMECÂNICA tem a ver com a necessidade de estar – mesmo – no terreno. Nós fazemos um curso de terreno. Com conceitos totalmente aplicados. Com docentes que estão no terreno. Diria que, enquanto não tirarmos da cabeça esta ideia de que a universidade e as empresas vivem em mundos opostos não conseguiremos ver o mundo de outra maneira. Este é um exemplo, apenas, de disponibilidade», sublinha José Crespo de Carvalho, coordenador académico da formação de executivos da Nova SBE.

A conferência da revista Pós-Venda, subordinada ao tema “Como rentabilizar a sua oficina”, tem igualmente a sua terceira ronda agendada para o expoMECÂNICA. Decorrerá a 8 de abril, no Auditório da AEP – Associação Empresarial de Portugal (entre as 14,30 e as 19 horas) e terá a preencher os painéis temas como: a importância dos softwares de gestão na melhoria da rentabilidade oficinal, a influência das redes sociais e plataformas tecnológicas na dinamização do negócio, a relação entre o processo de pintura e o incremento do lucro na oficina, e o desenvolvimento de competências nos recursos humanos (mecânicos) através da formação.

Trata-se de um momento importante e que garante um «programa de excelência para ajudar as oficinas no seu dia-a-dia, com ideias concretas, exemplos e casos práticos» isto «numa época de grandes desafios para os profissionais do setor». A publicação desenvolverá, aliás, outras iniciativas na feira, entre as quais o desafio “MecatrónicaOnline / Actia / Haynes Pro” (que distribuirá mais de seis mil euros em equipamento pelas oficinas que se candidatarem) e os prémios “Pós-Venda/ Expomecânica – Melhores Stands”.

O Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto recebe ainda o XIII Encontro Nacional da Reparação Automóvel, promovido pela Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA). A jornada de reflexão e debate juntará inúmeros protagonistas e operadores do setor, focados na “Inovação e Tecnologia na Reparação” – o tema do momento, que elevará os desafios em marcha à tribuna do Auditório da AEP, no dia 8, às 9,30 horas.

Formação e emprego costumam andar juntos e isso também se aplica no evento organizado pela KiKai na EXPONOR. A Bosch Portugal aproveitará a sua participação na feira para distribuir uma brochura de recrutamento, na expectativa de encontrar perfis adequados para futuras colaborações. Em caso de dúvida sobre as ofertas em causa, os interessados poderão dirigir-se ao espaço da Bosch e esclarecê-las junto dos colaboradores presentes no stand.

12 mil metros quadrados, mais de 150 expositores, 12 mil visitantes…

Por último, refira-se que a feira propriamente dita apresentar-se-á com o espaço expositivo lotado. O Pavilhão 6 da EXPONOR e as galerias adjacentes (12 mil metros quadrados) acolherão as novidades de mais de 150 expositores, que, pelas contas da organização, atrairão perto de 12 mil visitantes profissionais.

Para evitar, tanto quanto possível, as indesejadas filas de espera à entrada do expoMECÂNICA, a organização está a aconselhar o credenciamento prévio e on-line das visitas, tendo disponibilizado inclusive uma aplicação informática para (via smartphone) tornar a experiência mais fluída e informada.

Mais informações em www.expomecanica.pt

PALAVRAS-CHAVE