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F2CAR: Certificar a confiança do cliente

28 Janeiro, 2022

A F2CAR é um stand e oficina de automóveis que visa transmitir ao cliente o máximo de confiança nos veículos que vende e nos serviços técnicos que realiza. É por isso que o stand e a oficina estão certificados.

Depois de 14 anos a trabalhar em grupos com as marcas Volkswagen e Ford, Paulo Carneiro lançou-se por sua conta e risco no negócio da venda de veículos usados, tendo criado a F2CAR em 2008, apenas com stand. Depois de umas más experiências com fornecedores oficinais, Paulo Carneiro não demorou um ano a abrir a sua primeira oficina. “Um bom vendedor, na minha opinião, só é bom vendedor quando vende um segundo carro ao cliente, o que quer dizer que nós fizemos um bom trabalho na venda e sobretudo no pós-venda”, começa por afirmar Paulo Carneiro explicando que “o pós-venda é tão ou mais importante que a venda. Um bom pós-venda vai refletir-se em muitas vendas”.

Quando a F2CAR apareceu no mercado uma forma de se diferenciar foi trabalhar o conceito de “garantia total” (em vez da tradicional motor e caixa) que acabou por catapultar a empresa, sustentada nos serviços pós-venda. “Fazíamos a revisão ao carro antes de ser entregue ao cliente, mas o mais importante era não perder o contacto com ele e isso só se conseguia com o serviço pós-venda”, explica o gerente da F2CAR. Isso levou que a F2CAR tivesse que em apenas alguns meses mudar de espaço oficinal, para um ano depois abrir umas segundas instalações oficinais, diversificando ainda mais os serviços. “Em 2011, já com a oficina certificada, esta situação permitiu-nos mudar o plano de garantia para o cliente, para um segundo ano, caso ele fizesse a manutenção do carro na nossa empresa, tal como fazem os concessionários”, refere Paulo Carneiro que diz que isso foi trazendo cada vez mais clientes e permitiu, por exemplo, nestes tempos de pandemia um bom desempenho ao nível das vendas. “Aprendi também que uma das coisas mais importantes é nunca dizer ao cliente não. Temos que ser sempre a solução para ele”, revela o mesmo responsável.

O crescimento do negócio oficinal foi grande ao longo dos anos, até porque os clientes que o stand trazia para a própria oficina eram cada vez mais. “Atualmente estimamos que cerca de 50% dos clientes do nosso pós-venda são clientes que já nos compraram carros. Muitos outros clientes chegam à F2CAR através do pós-venda”, revela Paulo Carneiro, sublinhando que os negócios potenciam-se um ao outro. Treze anos depois são 24 pessoas a trabalhar na F2CAR, a grande maioria no pós-venda, sendo que um dos momentos que o responsável da empresa sublinha como muito importante foi a certificação, em primeiro do espaço oficinal (foi a primeira Eco Oficina no norte) e anos mais tarde do stand.

O que também não foi esquecida foi a imagem dos diversos espaços. Quer o stand principal (assim como os outros), quer a oficina possuem uma decoração atrativa e com os espaços bem definidos, que envolvem o cliente. “Uma boa imagem transmite outra confiança ao cliente e até nos ajuda a resolver problemas sem que algo não corre bem”, diz Paulo Carneiro que assegura que os clientes valorizam muito essa situação. Trabalhando preferencialmente com peças originais na sua oficina, o patrão da F2CAR reconhece que “se a matéria prima for de qualidade é logo meio caminho para servir bem o cliente e poder dar-lhe as garantias que damos. Por exemplo, nos óleos só trabalhamos com Mobil e na unidade de colisão apenas com Glasurit. Queremos trabalhar qualidade”.

Parte da equipa da F2CAR é dedicada ao negócio da chapa e pintura, tendo também unidades em ambas as oficinas. “Para além do serviço interno, trabalhamos muito para clientes externos, como seguradoras e gestoras de frotas e por vezes o serviço é tanto que recorremos esporadicamente a parceiros”, afirma Paulo Carneiro. Em termos de conceito, a oficina principal faz serviços mais orientados para o fast-fit (servindo ainda de receção), enquanto a segunda unidade (localizada a 600 metros não está aberta ao público) é onde são feitos por natureza os serviços mais pesados e mais demorados.

Para a F2CAR as redes sociais são já um tema antigo e muito importante no desenvolvimento do seu negócio. “Já estávamos presentes nas redes sociais quando ainda ninguém apostava nisso. As redes sociais e as diversas plataformas de vendas em que estamos presentes continuam ainda hoje a ser muito importantes, mesmo na forma como comunicamos o nosso pós-venda”, diz Paulo Carneiro. Confiante quanto ao futuro, Paulo Carneiro diz que a “atitude” tem sido o principal foco para dinamizar os seus negócios e que oportunidades vão continuar a surgir, como é o caso dos carros eletrificados e da assistência a este tipo de carros, apesar da falta de mão-de-obra que existe no setor.

F2CAR
Porto
Paulo Carneiro
220 964 548
oficina@f2car.com
www.f2car.com

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 70 de julho de 2021. Consulte aqui a edição.

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