Ver todas

Back

Fábrica da Nokian Tyres na Roménia recebe certificação ISCC PLUS

12 Fevereiro, 2025

A Nokian Tyres anunciou que a sua fábrica em Oradea, Roménia, obteve a certificação International Sustainability and Carbon Certification (ISCC) PLUS, permitindo a utilização de matérias-primas sustentáveis certificadas nos seus pneus.

A empresa irá integrar estes materiais certificados nos seus novos produtos de referência, reforçando assim o seu compromisso com a sustentabilidade. Um dos objetivos estratégicos da Nokian Tyres é aumentar a percentagem de matérias-primas recicladas ou renováveis nos seus pneus para 50% até 2030. A substituição de matérias-primas de origem fóssil por alternativas recicladas e renováveis apoia a economia circular e reduz a pegada de carbono dos pneus, tornando-os mais sustentáveis.

“A Nokian Tyres pretende responder às exigências dos consumidores, desenvolvendo pneus onde a sustentabilidade é uma característica essencial, a par da segurança, do conforto de condução e da performance. Já utilizamos matérias-primas recicladas e renováveis, e a possibilidade de incorporar materiais certificados pelo ISCC PLUS acelera este processo, complementando a nossa investigação e inovação na área dos materiais,” afirma Teemu Soini, Vice-Presidente de Inovação & Desenvolvimento da Nokian Tyres.

A fábrica da Nokian Tyres na Roménia, inaugurada em setembro de 2024, é  a primeira unidade de produção de pneus a zero emissões de CO₂. Toda a energia utilizada provém de fontes sem emissões, como energia eólica, hídrica, biomassa e solar, ou de uma combinação destas. Além disso, o vapor necessário para a produção de pneus é gerado sem recurso a combustíveis fósseis. O ISCC é um sistema global de certificação de sustentabilidade que garante o cumprimento de elevados requisitos ecológicos e sociais, bem como a rastreabilidade em toda a cadeia de abastecimento. A fábrica da Nokian Tyres na Finlândia também obteve a certificação ISCC PLUS em 2024.

PALAVRAS-CHAVE