Ver todas

Back

Fábricas UFI Filters produzem material filtrante para máscaras

23 Junho, 2020
448 Visualizações

Parte das fábricas da UFI Filters estão a dedicar-se, devido à pandemia, à produção de material filtrante para máscaras.

A produção de materiais de última geração será destinada à fabricação de máscaras e equipamentos de proteção individual. É a Itália, e nomeadamente, a fábrica de Marcaria, na província de Mântua, o coração do knowhow e da produção do meltblown UFI. Além disso, em Itália são estudados os meios filtrantes, os produtos e os novos projetos do UFI INNOVATION CENTRE em Ala di Trento, que colabora com as melhores Universidades italianas. Os materiais em TNT da UFI Filters foram reconhecidos e certificados pelo Politécnico de Milão, entre os melhores do mercado no desempenho de filtração.

As máscaras cirúrgicas da UFI Filters, denominadas Medical Mask, obtiveram a classe A nas três caraterísticas fundamentais: eficiência de filtração bacteriana, filtração de partículas e respirabilidade. De facto, são produzidas com meio meltblown numa única camada de 45 g/m2, uma espessura bem acima da média necessária para produtos capazes de garantir uma proteção adequada (o mínimo exigido é de 20 g/m2).

A eficiência da filtração bacteriana (BFE) das máscaras UFI, testada pelo Politécnico, é superior a 99%, com base na normativa EN 14683:2019; ótima é a capacidade de filtração de partículas (PFE) de 75%. Para além de proteger, as máscaras produzidas em meltblown da UFI Filters também oferecem a melhor respirabilidade, Δ P 35 (Pa/cm2)2 sempre conforme a EN14683: 2019.

O TNT meltblown da UFI Filters destina-se tanto à produção de máscaras de tipo cirúrgico, certificado como dispositivo médico, quanto a máscaras do tipo FFP2, UFI Mask Defender, dispositivos de proteção individual que, de acordo com a normativa UNI EN 149: 2009, têm uma eficiência de filtração > 95% a 0,6 mícrons. Estas últimas também são certificadas com base na norma GB 2626-2006, para produção na China.

A atual capacidade de produção da fábrica italiana da UFI Filters é de quase 3 milhões de m2 de meltblown por ano, com plano para duplicar a produção, ao longo de 2020. A partir daqui será coordenada a produção, em parte destinada à venda direta para fornecer outras empresas do sector, em parte destinada à montagem de máscaras da marca UFI de tipo cirúrgico, nos sítios industriais do Grupo UFI na Tunísia e na Índia. Cada uma das duas fábricas terá capacidade de 10 milhões de máscaras por ano.

PALAVRAS-CHAVE